domingo, 7 de março de 2021

8º Ano História - O Iluminismo

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 8º ano A/B

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

 

Situação de Aprendizagem 1

O Iluminismo

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período: 1 a  5 de março de 2021

ENTREGA: até dia  08/02

Horas/ aulas: 4

Quatro aulas







Habilidades: 

EF08HI01 -Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo

 

Objetos de conhecimento.

Identificar aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e verificar as permanências desses sistemas na atualidade;

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O ILUMINISMO  - LIBERALISMO ( CADERNO DO ALUNO PÁGINA 235)

Nesta Situação de Aprendizagem, você terá contato com algumas das ideias defendidas pelos pensadores iluministas, que questionavam as bases do Antigo Regime, e identificar os desdobramentos destas ideias no presente.

ATIVIDADE 1

1.1 Observe a imagem, leia o fragmento de texto e a seguir responda aos questionamentos no caderno:

 Praça dos Três Poderes – Brasília.

Os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) têm suas origens no século XVII, na Europa, com o surgimento de um movimento que ficou conhecido como Iluminismo, cujas ideias influenciaram diversos movimentos sociais e políticos no mundo, entre eles: a Revolução Francesa, os movimentos de Independência na América Latina e no Brasil e a Independência das Treze Colônias da América do Norte.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material

a) A Praça dos Três Poderes está localizada na capital federal, em Brasília, fundada em 1960, e é um importante patrimônio cultural brasileiro.

Pesquise porque essa praça recebeu esse nome e o que os Três Poderes representam para o cenário político nacional.

 

1.2 Os dois artigos abaixo possuem a diferença de 159 anos entre si. A partir dessa afirmação e da análise dos textos, responda no caderno ao que se pede.

“Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar se na utilidade comum.” Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, Artigo 1º. Fonte: Tradução livre, feita especialmente para este Material.                                                                                Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, Artigo 1º. Fonte: Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação.                                      Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2020.

a) Existem semelhanças e diferenças entre os dois artigos? Descreva a semelhança e diferenças:

 

 

1.3 Leia o texto e responda. “A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum”.  


                          Biblioteca: Declaração Dos Direitos da Mulher e da Cidadã, 1791. Fonte: Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentosanteriores-à-criação-da-Sociedade-das-Nações-até-1919/declaracaodos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html. Acesso em: 02 set. 2019.

Marie Gouze (1748-1793) adotou o nome de Olympe de Gouges para assinar seus panfletos e petições em uma grande variedade de frentes de luta. Lutou para a extirpação da escravidão e, em 1791, propôs a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã para igualar se à do homem, aprovada pela Assembleia Nacional. A autora foi guilhotinada em 1793, sob a acusação de ser contrarrevolucionária, uma “mulher desnaturada”, após ter tido embates com Robespierre por se opor à execução de Luís XVI.

 Fonte: Elaborado especialmente para este Material. Retrato de Olympes de Gouges (1748-1793), pintor Alexander Kucharski, Alexandre Couaski. Fonte: Commons Wikimedia. https://commons.wikimedia.org/ wiki/File:Olympe_de_Gouges. png. Acesso em: 17 ago. 2020.

Análise e identifique no fragmento o desejo das mulheres. Qual  o papel da mulher na sociedade do período.

 

 

2.1 Leia o texto abaixo e responda ao que se pede em seu caderno.



O pensamento iluminista e a enciclopédia O pensamento iluminista utilizou como meio de divulgação a Enciclopédia, cujo primeiro volume foi publicado em 1751, uma obra de 35 volumes editada entre 1751 e 1780. Organizada inicialmente por Denis Diderot (1719-1784) e Jean Rond D’Alembert (1717-1783), com a cooperação de Charles Louis de Secondat Montesquieu (1689-1755), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (1694-1778), essa obra influenciou o pensamento ocidental. Segundo suas ideias, os homens nascem e são naturalmente iguais e livres; a vida em sociedade deve ser regida por leis, reguladoras da vida social e definidoras dos limites do indivíduo; e, assim, deve haver na sociedade igualdade de direitos e oportunidades. Com o objetivo de contestar os costumes da sociedade europeia do Antigo Regime, as ideias desses filósofos desencadearam uma série de mudanças que impactaram o seu mundo e o nosso cotidiano. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a) De que forma adquirimos os conhecimentos e as informações atualmente?  Você sabe o que é uma Enciclopédia?

 

 b) Segundo o texto, quem organizou inicialmente a Enciclopédia?  Quando foi publicado seu primeiro volume?

 

 

c) Qual foi a importância da Enciclopédia para o Iluminismo?

 

Atividades no google : https://forms.gle/HoWmMgbAxxVQHWBN9

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