E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA: Biologia |
TURMA: 2º termo
EJA |
||
PROFESSOROR: Valdeir Bitencourt Marques de
Oliveira |
|||
CONTEÚDO: Citologia
– Revisão de Conteúdo – Células e suas divisões |
TDIC: (x) GRUPOS DE WHATSAPP (x) BLOGG |
||
Período: (14/12 – 18/12) |
|
||
Horas/ aulas: 02 aulas |
|
||
OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Organização celular como característica fundamental de
todas as formas vivas; Crescendo e dividindo para restaurar e ou proliferar
HABILIDADES: Relacionar as funções vitais das
células a seus respectivos componentes.
ATIVIDADES:
Assistir
vídeo aula de revisão de Conteúdo: https://share.icloud.com/photos/0bCXYBqTYmvwKDCtjsXE40kkQ, Pesquisa; Atividade
de registro;
QUESTÕES:
1) Imagine que você está examinando três tipos de
células ao microscópio eletrônico: uma bactéria, uma célula da folha de uma
planta e uma célula do fígado de um animal.
Que características permitiriam que você identificasse
cada um desses três tipos de célula?
RESPOSTA:
2) Como o estudo das células pode nos ajudar a
prevenir e combater doenças?
RESPOSTA:
3) Como a membrana plasmática colabora para manter
constante a composição da célula?
RESPOSTA:
4) Transcreva a mensagem TAGGTACCTGCTTAACGTAGTC do
código do DNA para o código do RNA.
RESPOSTA:
5) Um dos animais mais famosos de todos os tempos é
a ovelha Dolly, que foi obtida em um processo conhecido como clonagem
reprodutiva, no qual é realizada a fusão de duas células. Um estudante quis
saber se essa ovelha tinha pai. Responda ao estudante explicando, com suas
palavras, como a ovelha Dolly foi gerada.
RESPOSTA:
6) Em nosso corpo encontramos dois tipos de
células: células diplóides e células haploides. O termo diplo significa duplo e
o termo haplo significa metade. Sabendo disso, responda: qual é a principal
diferença entre células diploides e haploides?
RESPOSTA:
7) Diferencie os processos de divisão de células
eucariotas, mitose e meiose, relativamente ao número de cromossomos em cada
célula no final do processo e à ocorrência nos organismos.
RESPOSTA:
AVALIAÇÃO: Participação do
aluno, respondendo no caderno e registrando com foto/arquivo enviados via grupo
de WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário