sexta-feira, 30 de outubro de 2020

  

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

6º Ano - EF

Turma  -  A

Disciplina: História

Professora: Nereide

Conteúdo: Grécia Antiga                                                                                Estudo intensivo Retomada de Habilidade: Recuperação

 -EF06HI10 

 Habilidades:                                                                                                    -Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

 -Objeto de conhecimento

 Analisar os aspectos culturais da Grécia Antiga e seu legado para os dias atuais, sintetizando o significado das olímpiadas gregas, os aspectos economicos das polis e mitologia.

 

Observação     

 Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP. Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.

Começando por você

·        a)..Ao observar sua cidade, como é o traçado das ruas e como se distribuem as construções?

 

·         b).Sua cidade é grande ou pequena? Você sabe o número de habitantes? Caso não saiba, pesquise e registre posteriormente em seu caderno.

-Atividade I

Leitura de texto e apreciação de imagem.  

                                    A pólis grega

A partir do século VIII a. E.C., têm início a constituição das chamadas pólis, ou cidades - Estados. A Grécia não tinha um único governo, mas inúmeras cidades-estados, independentes e com regimes políticos diferentes e tendo em comum a língua e a religião. As cidades eram comunidades político-religiosas, e tinham o comércio e a agricultura como suas principais atividades econômicas. No centro das cidades, ficava a ágora, um espaço reservado para discussão política onde decisões de interesse da população eram tomadas; também no centro estavam os templos que serviam de espaço para celebrações e cultos aos deuses. A acrópole (cidade alta) Ficava na parte mais alta da cidade, o que representava uma vantagem para a defesa de ataques inimigos. Os aristocratas, donos de grandes propriedades agrícolas, detinham o poder. Entre as cidades mais importantes estavam Atenas.
O poder. Entre as cidades mais importantes estavam Atenas e Esparta. Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio Currículo Paulista.

Leia o texto e observe as imagens abaixo:

                              O festival da deusa Atena

 

Abaixo ilustração da acrópole de Atenas, com a procissão para o festival de Atena. O tesouro era guardado nos templos e o povo orava junto ao altar erguido ao ar livre.

Cada cidade- Estado tinha um deus patrono e, anualmente o povo realizava um festival em honra do seu deus. Em Atenas o festival de Atena começava em agosto com uma corrida de cavalos que ia das muralhas até a acrópole. O vencedor carregando uma tocha acendia o fogo sagrado no altar. No dia seguinte ao amanhecer a cidade toda seguia para a acrópole. A procissão iniciava-se com meninas carregando taças e queimadores de incenso. Depois, cem bois brancos eram conduzidos para o sacrifício. Vinham atrás os aguadeiros e os músicos. Em seguida uma carruagem enfeitada levava uma túnica nova toda bordada, para a estátua de Atena. Os sacerdotes, as autoridades públicas e massa de cidadãos fechava a procissão. Os bois eram abatidos e a carne, assada. Enquanto a deusa Atena apreciava o cheiro todos festejavam. Durante dois dias, os atenienses celebravam o acontecimento com jogos cânticos, danças e competições de poesia.                                                                        

 Livro: Povos do Passado



        Imagem 1
    Acrópole de Atenas
1.Templo de Atena. 
2Propileu  (pórtico de acesso ao alto da colina).
3. Pinacoteca (galeria de arte). 
4Estátua de Atena, deusa da sabedoria.                                                                5Erecteu (primeiro santuário de Atena).                                                                6Partenon (templo em honra de Atena).

Você saberia responder:      

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   De quem seria a estátua no alto da Acrópole?

    Imagem 2

Na imagem 2 observa-se ruína da parte alta da cidade (a acrópole) de Atenas e acima ilustração baseada em pesquisa sobre o cotidiano do Pirineu, principal porto de Atenas e o mais movimentado de toda a Grécia.

Leia o texto a seguir:

                 Elementos indispensáveis a existência cidade

 

  Aristóteles: os elementos indispensáveis a existência da cidade. Dentro do possível, a cidade deve se comunicar, ao mesmo tempo, do interior do país ao mar, em sua totalidade territorial. Para sua localização, é recomendável que a cidade esteja num lugar íngreme, levando em conta algumas considerações. (...) Um lugar escarpado é favorável para a atividade política e militar. Tendo em vista os trabalhos de guerra, a cidade deve oferecer uma saída fácil, assim como dificultar o acesso e seu ataque (...). Quanto às fortificações, a solução não deve ser adotada em todas as formas de constituição: uma cidadela convém para a oligarquia ou monarquia, uma região plana a uma democracia, já a aristocracia não escolherá nenhum dos dois, mas um grande número de praças fortes.                                                                              Aristóteles. Política. Capítulo VII: Os elementos indispensáveis a existência da cidade.

 


. Descreva como seria sua cidade ideal?

 Pense, como seria:  o espaço para lazer, espaço cultural, religioso, político, praças, ruas, área comercial, entre outros que com sua criatividade e imaginação vai acrescentar pode até fazer um desenho do seu texto descritivo para ilustrar a sua cidade ideal.


Sobre a mitologia grega o que você sabe? Certamente já ouviu sobre o minotauro, a medusa personagem muito presente nos jogos, além das palavras de origem grega, tem muito mais da cultura grega presente na contemporaneidade filmes, comidas, arquitetura entre outros.

ATIVIDADE- II

Análise de imagem

Observe as imagens abaixo:

Imagem 1


                     Vaso de cerâmica c. 480 a.C. :Livro sociedade e cidadania-Alfredo Boulos Junior

Depois de apreciar as imagens 1 responda 

  . Quem está amarrado no mastro, e a figura que flutua com asas e cabeça humana? O que a imagem quer nos contar?

  . A imagem 1 representa um dos muitos mitos gregos. Qual é esse mito?

Leia o texto a seguir

 

  A esfinge era um monstro, alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma: “ Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?

Como nenhum dos homens conseguiu decifrar tal enigma a esfinge os devorava.

Isso ocorreu até que Édipo, filho de Laio, enfrentou a esfinge e conseguiu decifrar seu enigma.

 

ESFINGE. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brsilescola.com/mitologia/esfinge.htm.  Acesso em: 16 abr.2015.


E você, consegue resolver esse enigma?



 Bom estudo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário