EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
6ºAno- EF
Disciplina: Arte
Professora: Nereide
Conteúdo: Fatores do Movimento dançado.
Estudo Intensivo Retomada de Habilidade: Recuperação.
Observação Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP. Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.
Começando por você
a a)Você sabe o que é Kinesfera?
b)Quais são os níveis de movimentos que você conhece?
c)Relacione um dos níveis da dança com movimentos do cotidiano.
d Em
dança qual o significado do termo ”deslocamento"
Atividade I
Leitura
Rudolf Laban
Rudolf
Laban foi um dançarino coreógrafo e artista húngaro que viveu também na
Suíça, Alemanha, Inglaterra e na
França. Na primeira década do século XX, iniciou seus estudos em arte,
começando em artes visuais e arquitetura, depois em dança e teatro. Sua proposta
é baseada em movimentos do cotidiano, considerados simples, que são
executados automaticamente, transportados para a dança de forma estudada e
pensada para serem transformados em material artístico. Por meio de seus
estudos e notações, desenvolveu-se a Corêutica
e a Eucinética, Componentes
do movimento em si. A corêutica estuda a relação do
corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. A corêutica relaciona-se com o
espaço eu o corpo desenvolve na dança. Estão
dispostos neste estudo os planos ou níveis da dança, os deslocamentos no
espaço e as direções para as quais o corpo se projeta ao dançar. Influenciado
pelas mudanças tecnológicas do século XX, Laban procurou entender o
funcionamento do corpo com a mesma precisão que se conhece uma máquina. Esse
estudo não pretendia defender a ideia de que o corpo é igual à máquina, pelo
contrário, visava mostrar o quanto o ser humano é diferente dela, e como a
movimentação humana pode ser criativa. Fonte: CMSP e
livro Arte em Interação. |
Atividade II
Verificação da leitura
a)Como Laban procurou entender o funcionamento do corpo humano.
b)De acordo com o texto defina os termos
Corêutica:
-Eucinética:
Questões de aprofundamento
Responda as questões, se necessário realize uma
pesquisa.
a) “Deslocamento,” cite quatro formas de como pode ser
feito?
b) Quais são os fatores do movimento?
c) Estabeleça as principais diferenças entre o balé
clássico e a dança contemporânea.
Para responder a próxima questão assista a videoaula
acessando:
a) d) Qual
apresentação você achou mais interessante? Justifique sua resposta.
b) e) Quais
direções referentes ao deslocamento você observou?
Nas apresentações?
Atividade III
Para finalizar
Sua produção:
Realize desenhos um video de uma coreografia com os níveis médio, alto e com os fatores do
movimento relacionando com danças folclóricas.
Bom estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário