sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
 

6ºAno- EF

Disciplina: Arte

Professora: Nereide

Conteúdo: Fatores do Movimento dançado.

Estudo Intensivo Retomada de Habilidade: Recuperação.     

 Observação                                                                                                                                                     Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP.                  Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.

    

Começando por você

a    a)Você sabe o que é Kinesfera?

      b)Quais são os níveis de movimentos que você conhece?

          c)Relacione um dos níveis da dança com movimentos do cotidiano.

d    Em dança qual o significado do termo ”deslocamento"

Atividade I

Leitura

Rudolf Laban


Rudolf Laban foi um dançarino coreógrafo e artista húngaro que viveu também na Suíça,  Alemanha, Inglaterra e na França. Na primeira década do século XX, iniciou seus estudos em arte, começando em artes visuais e arquitetura, depois em dança e teatro. Sua proposta é baseada em movimentos do cotidiano, considerados simples, que são executados automaticamente, transportados para a dança de forma estudada e pensada para serem transformados em material artístico. Por meio de seus estudos e notações, desenvolveu-se a Corêutica e a Eucinética,

Componentes do movimento em si.

A corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados.

A corêutica relaciona-se com o espaço eu o corpo desenvolve na dança.

Estão dispostos neste estudo os planos ou níveis da dança, os deslocamentos no espaço e as direções para as quais o corpo se projeta ao dançar. Influenciado pelas mudanças tecnológicas do século XX, Laban procurou entender o funcionamento do corpo com a mesma precisão que se conhece uma máquina. Esse estudo não pretendia defender a ideia de que o corpo é igual à máquina, pelo contrário, visava mostrar o quanto o ser humano é diferente dela, e como a movimentação humana pode ser criativa.

                                                  Fonte: CMSP e livro Arte em Interação.


Atividade II

Verificação da leitura

 

      a)Como Laban procurou entender o funcionamento do corpo humano.

      b)De acordo com o texto defina os termos

 Corêutica:

-Eucinética:

Questões de aprofundamento


Responda as questões, se necessário realize uma pesquisa.

a) “Deslocamento,” cite quatro formas de como pode ser feito?

b) Quais são os fatores do movimento?

c) Estabeleça as principais diferenças entre o balé clássico e a dança contemporânea.

Para responder a próxima questão assista a videoaula acessando:

https://youtu.be/-jU3i-gkWrM

a)  d)  Qual apresentação você achou mais interessante? Justifique sua resposta.

b)    e) Quais direções referentes ao deslocamento você observou?

Nas apresentações?

Atividade III

Para finalizar

Sua produção: 

 Realize desenhos um video de uma coreografia com os níveis médio, alto e com os  fatores do movimento relacionando com danças folclóricas.

 

                              Bom estudo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário