EE Diógenes Ribeiro de Lima
Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br
7º Ano EF-
Disciplina: Arte
Professora: Nereide
Conteúdo: Fatores do movimento dançado.
● EF07AR11-
● Habilidades:
● Experimentar e analisar os
fatores de movimento (tempo, peso, fluência, espaço) como elementos que,
combinados geram as ações corporais e o movimento dançado.
● Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem. ● Fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço)
Observação Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP. Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.
Começando por você:
a). Você
sabe o que é Kinesfera?
b).Quais são os níveis de movimentos que você conhece?
c).Relacione um dos níveis da dança com movimentos do cotidiano.
Atividade I
Leitura
Rudolf Laban
Rudolf
Laban foi um dançarino coreógrafo e artista húngaro que viveu também na
Suíça, Alemanha, Inglaterra e na França.
Na primeira década do século XX, iniciou seus estudos em arte, começando em
artes visuais e arquitetura, depois em dança e teatro. Sua proposta é baseada
em movimentos do cotidiano, considerados simples, que são executados
automaticamente, transportados para a dança de forma estudada e pensada para
serem transformados em material artístico. Por meio de seus estudos e
notações, desenvolveu-se a Corêutica
e a Eucinética, Componentes
do movimento em si. A corêutica estuda a relação do
corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. A corêutica relaciona-se com o
espaço eu o corpo desenvolve na dança. Estão
dispostos neste estudo os planos ou níveis
da dança, os deslocamentos no espaço e as direções para as quais o
corpo se projeta ao dançar. Influenciado pelas mudanças tecnológicas do
século XX, Laban procurou entender o funcionamento do corpo com a mesma
precisão que se conhece uma máquina. Esse estudo não pretendia defender a
ideia de que o corpo é igual à máquina, pelo contrário, visava mostrar o
quanto o ser humano é diferente dela, e como a movimentação humana pode ser
criativa. Fonte:
CMSP e livro- Arte em Interação. |
Atividade II
Questões de
aprofundamento
Responda as
questões, se necessário realize uma pesquisa.
a).Na dança o que se entende pelo termo “deslocamento” cite quatro formas de como pode ser feito?
b).Quais são os fatores do movimento?
c).Quais são as principais diferenças entre o balé clássico e a dança contemporânea.
e).Escreva o nome de duas companhias de dança contemporânea?
Para responder a próxima questão assista a videoaula
acessando:
f).Qual apresentação você achou mais interessante? Justifique sua resposta.
Atividade III
Para finalizar
Sua produção:
Transforme seus sentimentos em uma coreografia e crie seus
movimentos com os níveis médio e alto, e os deslocamentos que você
considerar mais adequados a sua produção. Faça um vídeo, ou elabore desenhos
registrando sua produção no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário