sexta-feira, 30 de outubro de 2020

 

           EE Diógenes Ribeiro de Lima

                      Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

7º Ano EF-

 Disciplina: Arte

 Professora: Nereide 

Conteúdo: Fatores do movimento dançado.


 Estudo intensivo Retomada de Habilidade: Recuperação.

EF07AR11-

Habilidades: 

 Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência, espaço) como elementos que, combinados geram as ações corporais e o movimento dançado.

● Objetos de Conhecimento:  Elementos da Linguagem.                                 ● Fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço)


                                                                                                                                                            Observação                                                                                                                                        Assista às aulas apresentadas pelos professores de Arte do CMSP. Registre os exercícios, realize as atividades do caderno do aluno, anote suas dúvidas para posterior esclarecimento.


Começando por você:

     a). Você sabe o que é Kinesfera?

     b).Quais são os níveis de movimentos que você conhece?

    c).Relacione um dos níveis da dança com movimentos do cotidiano.

Atividade I

Leitura

Rudolf Laban



Rudolf Laban foi um dançarino coreógrafo e artista húngaro que viveu também na Suíça,  Alemanha, Inglaterra e na França. Na primeira década do século XX, iniciou seus estudos em arte, começando em artes visuais e arquitetura, depois em dança e teatro. Sua proposta é baseada em movimentos do cotidiano, considerados simples, que são executados automaticamente, transportados para a dança de forma estudada e pensada para serem transformados em material artístico. Por meio de seus estudos e notações, desenvolveu-se a Corêutica e a Eucinética,

Componentes do movimento em si.

A corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados.

A corêutica relaciona-se com o espaço eu o corpo desenvolve na dança.

Estão dispostos neste estudo os planos ou níveis  da dança, os deslocamentos no espaço e as direções para as quais o corpo se projeta ao dançar. Influenciado pelas mudanças tecnológicas do século XX, Laban procurou entender o funcionamento do corpo com a mesma precisão que se conhece uma máquina. Esse estudo não pretendia defender a ideia de que o corpo é igual à máquina, pelo contrário, visava mostrar o quanto o ser humano é diferente dela, e como a movimentação humana pode ser criativa.

                                                         Fonte: CMSP e livro- Arte em Interação.


Atividade II

Questões de aprofundamento 


Responda as questões, se necessário realize uma pesquisa.

a).Na dança o que se entende pelo termo “deslocamento” cite quatro formas de como pode ser feito?

b).Quais são os fatores do movimento?

c).Quais são as principais diferenças entre o balé clássico e a dança contemporânea.

e).Escreva o nome de duas companhias de dança contemporânea?

Para responder a próxima questão assista a videoaula acessando:

https://youtu.be/ohteycTfcAY

f).Qual apresentação você achou mais interessante? Justifique sua resposta.


Atividade III

Para finalizar

Sua produção:

Transforme seus sentimentos em uma coreografia e crie seus movimentos com os níveis médio e alto, e os deslocamentos que você considerar mais adequados a sua produção. Faça um vídeo, ou elabore desenhos registrando sua produção no caderno. 


Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário