segunda-feira, 21 de setembro de 2020

História 8º Ano EF - Brasil: Movimentos de Contestação ao Poder

 Aula exibida no CMSP - 19/08/2020



Habilidade:

  • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
  • Analisar as diversidades política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado durante o período regencial do Brasil.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A Revolta dos Malês

Província da Bahia, 25 de janeiro de 1833.
  • Escravos de origem muçulmana lutam por liberdade;
  • Salvador contava com cerca de 65.500 habitantes, dos quais 40 % eram escravos;
  • Na época, negros, mestiços e afrodescendentes representavam 78% da população, enquanto os brancos não passavam de 22%;
  • Entre a população escrava, 63% era nascida na África.
A Revolta dos Carrancas

Minas Gerais, 13 de maio de 1833.
  • A região de Carrancas em Minas Gerais possuía alta concentração de trabalho escravo;
  • Entre os 4053 residentes da freguesia, 62,5% (2494) eram escravizados e 38,5% (1559) livre. Além disso, s área possuía várias características relacionadas ao suprimento interno de alimentos;
  • A Revolta de Carrancas destacou todos os problemas dos negros, homens livres e escravos.
A Balaiada

Maranhão, 13 de dezembro de 1838.

A revolta foi liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, devido ao sentimento de opressão que sentiam em relação aos prefeitos, cargo criado por uma administração conservadora do presidente da província Camargo.

De um lado, grandes proprietários de terra e de escravos, autoridades provinciais e comerciantes; de outro. os balaios (vaqueiros, artesãos, lavradores, escravos, mestiços, mulatos, sertanejos, índios e negros), sem direito à cidadania e nem ao acesso à propriedade da terra. Buscaram, então, o fim de novas arbitrariedades instituídas pelas oligarquias regionais que haviam subido ao poder após a proclamação da independência, além do fim de recrutamentos violentos.
ATIVIDADES

1- Qual era o objetivo central da Revolta dos Malês?

2- Quais impactos a Revolta dos Malês causou na sociedade escravocrata da época?

3- A Revolta dos Malês não aconteceu conforme o planejado. Qual ou quais foi(am) a(s) consequência(s) para os negros escravizados revoltosos?

4- Por qual razão o conflito no Maranhão ganhou o nome de Balaiada?


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