segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Ciências 9º Ano EF - Extinção e poluição

 9º ANO A e B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: EXTINÇÃO E POLUIÇÃO

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 28/09 do CMSP


ATIVIDADE 2

Responda e resolva todas as atividades do chat da aula acima

ATIVIDADE 3: A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES

Leia o texto a seguir:

Extinção de Espécies – Causas e Consequências

Extinção pode ser definida como o desaparecimento de todos os indivíduos de uma espécie no planeta. Quando não existe mais nenhum indivíduo pertencente àquela espécie na Terra, podemos dizer que é uma espécie extinta, como por exemplo os dinossauros. 

A extinção de uma espécie pode ocorrer por vários motivos, como a destruição do habitat, competição, doenças, caça, mudanças ambientais e catástrofes ambientais.

Normalmente, o processo de extinção é lento quando ocorre sem a interferência humana. Com isso, em geral, há tempo suficiente para que as relações entre as espécies se reorganizem. Vejamos um exemplo. Imagine as árvores da Mata Atlântica. Suas folhas servem de alimento à insetos que, por sua vez, são fonte de alimento para ratos e estes para corujas. Suponha que uma doença atinja os ratos. Se todos eles morrerem, essa espécie estará extinta neste local. É possível que alguns deles sejam resistentes à doença e sobrevivam. Nesse caso, embora não ocorra a extinção, a população de roedores ficará reduzida. Na falta dos ratos da Mata Atlântica, a quantidade de insetos tende a crescer. Entretanto, essa situação não deve durar muito tempo. Isso acontece em parte, porque a disponibilidade de folhas é limitada e, por outro lado, porque outras espécies, como pássaros insetívoros, podem ocupar o lugar dos ratos que morrem. Os ratos sobreviventes continuam reproduzindo-se e servem de alimento às corujas. Desse modo, rapidamente se estabelece um novo equilíbrio, fazendo com que a quantidade de indivíduos das espécies citadas, embora seja diferente da quantidade inicial, volte a atingir um novo equilíbrio.

Se o ambiente citado anteriormente, sofresse uma ação humana intensa, como, por exemplo, o desmatamento de uma grande área, o que poderia acontecer? Indivíduos, de muitas espécies, morreriam e várias delas poderiam se extinguir neste local. Nesse caso, falamos de extinção em massa. Ela ocorre quando muitas espécies desaparecem, num curto espaço de tempo, desestruturando profundamente o equilíbrio existente no ambiente.

Elaborado especialmente para o SP faz Escola.

ATIVIDADE 4

Após a leitura do texto, responda as questões abaixo em seu caderno:

1. Qual é a definição do termo “extinção”?

2. Qual a diferença entre a extinção, que normalmente ocorre na natureza, e a extinção em massa?

3. Segundo o texto, ações humanas podem estar relacionadas à redução de biodiversidade? Cite um exemplo prático.

4. Por que a perda acelerada do número de espécies pode modificar profundamente os ambientes?


*Fotografe e envie as atividades pelo whatsapp





Nenhum comentário:

Postar um comentário