quarta-feira, 15 de julho de 2020

História 6º Ano EF B - A pólis grega e sua religiosidade


O objetivo dessa aula é entender o papel da religião na política da época e da pólis.


Olhem a imagem. Observem que a Acrópole de Atenas não era muito diferente de uma cidade comum. Ribeira tem alguns mercados, lojas, restaurantes, bares, banco e algumas igrejas diferentes. Agora note a principal diferença: O Templo de Atena Principal, o Panteão, ficava no topo e é a construção mais grandiosa. Também há uma estátua, um templo menor e um pórtico (tipo de pátio) que levava ao Panteão. O que isso significa? Que o valor que eles davam a religião, no que conhecemos hoje como mitologia grega, era tão grande que a religião era a matriz de todas as decisões políticas da Grécia. Atena é o nome grego de Minerva, a deusa da sabedoria, filha de Zeus, o deus máximo.
Leia o texto abaixo e perceba isso por você mesmo(a).


Texto - O Senado e o Tribunal de Atenas
“O senado de Atenas [...] executava-se um ato religioso no início de cada sessão. Todo senador ao entrar aproximava-se do altar e pronunciava uma oração. Julgamentos só eram feitos na cidade [...] nos dias que a religião indicava como favoráveis. Em Atenas, a sessão do tribunal tinha lugar próximo a um altar e começava por um sacrifício[...]”.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga: estudos sobre o culto, o direito e as instituições da Grécia e de Roma. São Paulo/Bauru-EDIPRO, 4ª ed. 2009.​ ​p.135.

Mais sobre a Acrópole




















A Acrópole é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo e Patrimônio Natural da UNESCO. A posição da cidade, que é no alto, tem tanto valor simbólico (elevar e enobrecer os valores humanos) como estratégico, pois doa alto podia ser melhor defendida – e aí você pode ver o orgulho próprio. Era na Acrópole que se construíam as estruturas mais nobres, tais os templos, e era conhecida como lugar sagrado.

Atividades
1 - Leia o texto e responda a pergunta.

Sobre o Parthenon, o templo dedicado a Atena, há um detalhe bem curioso, que servirá para estudos futuros: o termo Parthenon em grego significa “quarto da mulher solteira”. Mas muitos e muitos anos depois, no tempo do Império Bizantino – que eram romanos fortemente vinculados a Igreja Católica ao mesmo tempo em que valorizavam o poder de Roma – pegaram o Parthenon e a converteram numa igreja cristã em homenagem a Virgem Maria. Sabe como chamam a santa em grego? Parthena Maria! Mas quando olhamos a Bíblia, é descrito que Maria já era casada com José quando se achou grávida por intermédio do Espírito Santo (Mateus 1:18 e 19). Não era nenhuma “mulher solteira”. Porque então deram o nome de Parthena Maria? Porque como o templo original era Pantheon, acharam mais “chique” dar o nome grego do templo grego ao nome da santa, até porque a Grécia é o país da sabedoria. Por aí vocês podem ver o quanto a religião pode ser preconceituosa.

Abra esse site http://www.epmcelp.edu.mz/index.php/na-ponta-da-lingua/1415-a-osmose-social e veja sobre “osmose social”. Também veja nesse site https://pt.wikipedia.org/wiki/Etnog%C3%AAnese sobre “etnogênese”. Agora responda: qual é o perigo de escolhermos uma coisa para nós praticarmos só porque pode parecer “mais bonito” ou “porque todo mundo faz”?

2 – Baixe o aplicativo para celular Acrópoles 3D nesse site https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rendernet.acropolis&hl=pt_BR. Viaje por esse fantástico mundo e diga o que achou mais interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário