Aula exibida no CMSP - 16/09/2020
Habilidade:
- Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador.
Objetivo:
- Apresentar as principais características da Revolução Industrial Inglesa, bem como seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
A Revolução Industrial
Significou um novo modo de produzir e circular mercadorias, pois a produção em larga escala e em maior velocidade elevou o consumo de industrializados em toda a Europa e, posteriormente, em todo o mundo. Este novo modelo de produção iniciou-se na Inglaterra do século XVIII e foi impulsionado pela invenção e pelo aprimoramento da máquina a vapor, aplicada na produção de têxteis e, também, de outros produtos. A mesma tecnologia foi empregada, ainda, nos meios de transporte, o que favoreceu as exportações.
Por que a Inglaterra?
- Acúmulo de capitais (Dinastia Tudor);
- Agricultura capitalista (cercamentos);
- Mão de obra barata (êxodo rural);
- Minas de carvão mineral e ferro (matéria-prima);
- Puritanismo (trabalho e lucro);
- Revolução Gloriosa (liberalismo).
Artesanato
- Trabalho manual;
- O trabalhador dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
- O trabalhador controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.
Manufatura
- Mão de obra especializada;
- O trabalhador não dispões dos meios de produção e da matéria-prima;
- O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro;
- O trabalhador acompanha o processo produtivo.
A máquina a vapor de James Watt
Na máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e na energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.
Maquinofatura
- Mão de obra não requer qualificação, pois o trabalhador será um mero operador, alijado do processo de produção;
- O trabalhador não dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
- O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.
Condições de vida e trabalho
- Insalubridade nas fábricas e nas moradias dos trabalhadores;
- Jornada de 14 à 18 horas, com tarefas de esforço repetitivo;
- Exploração do trabalho da mulher e da criança;
- Criminalização de quaisquer movimentos de trabalhadores;
- Ausência de leis trabalhistas;
- Poluição e falta de saneamento.
A luta dos trabalhadores
- Sabotagem (do francês, sabot, que significa "tamanco"): os operários enfiavam seus tamancos nas engrenagens das máquinas, parando a produção;
- Greves, manifestações e protestos;
- Ludismo: destruição das máquinas, sob a alegação de que estas eram responsáveis pelo desemprego e pela exploração do trabalho.
Reações do Parlamento Inglês
- Proibiu as Trade Unions (associações de trabalhadores) e greves;
- Massacre de Peterloo (1819): em protesto por melhores condições de vida e trabalho, cerca de 60 mil ingleses se reuniram em Manchester. O movimento foi duramente reprimido, resultando em cerca de 11 manifestantes mortos e centenas de feridos;
- Em 1824, o Parlamento reconheceu as Trade Unions.
O Cartismo
Em 1838, os trabalhadores entregaram ao Parlamento um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas e um documento intitulado "A Carta do Povo", no qual os trabalhadores exigiam:
- Sufrágio universal masculino;
- Voto secreto;
- Representação operária no Parlamento;
- Igualdade de direitos eleitorais;
- Remuneração no Parlamento.
Conquistas dos trabalhadores
- 1833: Limite de idade e jornada para crianças (mínimo de 10 anos e 48 horas semanais);
- 1842: Proibição do trabalho infantil nas minas;
- 1846: Supressão de impostos sobre cereais;
- 1847: Jornada máxima de 10 horas/dia;
- 1919: Jornada máxima de 8 horas/dia.
- O Cartismo foi derrotado no Parlamento, mas favoreceu a criação de algumas leis trabalhistas que conferiram direitos, inéditos até então, aos trabalhadores ingleses.
ATIVIDADES
1- Observe o gráfico e responda:
Qual posição a Inglaterra assumiu na produção manufatureira mundial ao longo do período apresentado?
2- O que justificava o emprego de crianças nas fábricas e nas minas no contexto da Revolução Industrial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário