quinta-feira, 15 de outubro de 2020

História 2ª Série EM - A Revolução Industrial Inglesa

 Aula exibida no CMSP - 16/09/2020



Habilidade:

  • Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador.
Objetivo: 
  • Apresentar as principais características da Revolução Industrial Inglesa, bem como seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A Revolução Industrial

Significou um novo modo de produzir e circular mercadorias, pois a produção em larga escala e em maior velocidade elevou o consumo de industrializados em toda a Europa e, posteriormente, em todo o mundo. Este novo modelo de produção iniciou-se na Inglaterra do século XVIII e foi impulsionado pela invenção e pelo aprimoramento da máquina a vapor, aplicada na produção de têxteis e, também, de outros produtos. A mesma tecnologia foi empregada, ainda, nos meios de transporte, o que favoreceu as exportações.

Por que a Inglaterra?
  • Acúmulo de capitais (Dinastia Tudor);
  • Agricultura capitalista (cercamentos);
  • Mão de obra barata (êxodo rural);
  • Minas de carvão mineral e ferro (matéria-prima);
  • Puritanismo (trabalho e lucro);
  • Revolução Gloriosa (liberalismo).
Artesanato
  • Trabalho manual;
  • O trabalhador dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.
Manufatura
  • Mão de obra especializada;
  • O trabalhador não dispões dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro;
  • O trabalhador acompanha o processo produtivo.
A máquina a vapor de James Watt

Na máquina a vapor, o fluido de trabalho é o vapor de água sob alta pressão e alta temperatura. O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no princípio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e na energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.

Maquinofatura
  • Mão de obra não requer qualificação, pois o trabalhador será um mero operador, alijado do processo de produção;
  • O trabalhador não dispõe dos meios de produção e da matéria-prima;
  • O trabalhador não controla a qualidade, a quantidade, as vendas e o lucro.




Condições de vida e trabalho
  • Insalubridade nas fábricas e nas moradias dos trabalhadores;
  • Jornada de 14 à 18 horas, com tarefas de esforço repetitivo;
  • Exploração do trabalho da mulher e da criança;
  • Criminalização de quaisquer movimentos de trabalhadores;
  • Ausência de leis trabalhistas;
  • Poluição e falta de saneamento.
A luta dos trabalhadores
  • Sabotagem (do francês, sabot, que significa "tamanco"): os operários enfiavam seus tamancos nas engrenagens das máquinas, parando a produção;
  • Greves, manifestações e protestos;
  • Ludismo: destruição das máquinas, sob a alegação de que estas eram responsáveis pelo desemprego e pela exploração do trabalho.
Reações do Parlamento Inglês
  • Proibiu as Trade Unions (associações de trabalhadores) e greves;
  • Massacre de Peterloo (1819): em protesto por melhores condições de vida e trabalho, cerca de 60 mil ingleses se reuniram em Manchester. O movimento foi duramente reprimido, resultando em cerca de 11 manifestantes mortos e centenas de feridos;
  • Em 1824, o Parlamento reconheceu as Trade Unions.
O Cartismo

Em 1838, os trabalhadores entregaram ao Parlamento um abaixo-assinado com mais de um milhão de assinaturas e um documento intitulado "A Carta do Povo", no qual os trabalhadores exigiam:
  • Sufrágio universal masculino;
  • Voto secreto;
  • Representação operária no Parlamento;
  • Igualdade de direitos eleitorais;
  • Remuneração no Parlamento.
Conquistas dos trabalhadores
  • 1833: Limite de idade e jornada para crianças (mínimo de 10 anos e 48 horas semanais);
  • 1842: Proibição do trabalho infantil nas minas;
  • 1846: Supressão de impostos sobre cereais;
  • 1847: Jornada máxima de 10 horas/dia;
  • 1919: Jornada máxima de 8 horas/dia.
  • O Cartismo foi derrotado no Parlamento, mas favoreceu a criação de algumas leis trabalhistas que conferiram direitos, inéditos até então, aos trabalhadores ingleses.
ATIVIDADES

1- Observe o gráfico e responda:
Qual posição a Inglaterra assumiu na produção manufatureira mundial ao longo do período apresentado?


2- O que justificava o emprego de crianças nas fábricas e nas minas no contexto da Revolução Industrial?


Nenhum comentário:

Postar um comentário