Aula exibida no CMSP - 09/09/2020
Habilidade:
- Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
Objetivos:
- Compreender os aspectos políticos e econômicos construídos a partir da Guerra Fria.
- Dialogar e analisar os desdobramentos e os conflitos advindos da polarização ideológica na Guerra Fria na Europa, na Ásia e no Oriente Médio.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
O mundo bipolarizado
A cortina de ferra foi uma linha imaginária que separava o lado ocidental (Otan) do lado oriental europeu (Pacto de Varsóvia). Essa separação geopolítica durou até 1991.
ATIVIDADES
1- Conforme o mapa, o mundo pós-guerra foi dividido em duas áreas de influência política e econômica. Associe o nome da superpotência ao seu respectivo sistema econômico e político, identificando as áreas de influência.
"A revolução húngara (1956) foi um levante popular realizado por estudantes, operários e escritores contra a política do império soviético. Para eles, a ideologia comunista, em sua essência filosófica, tinha o objetivo de emancipar o homem de um regime que fende a sociedade entre pobre e ricos. Esses jovens, juntamente de uma massa de críticos ao regime, acreditavam que a figura de um império, cujas políticas eram autoritárias, havia fugido da proposta inicial da filosofia comunista".
De acordo com os jovens revolucionários, quais foram as razões para a crítica e a luta contra o comunismo soviético?
3- Quais os fatos históricos ocorreram durante à Guerra Fria na Ásia e no Oriente Médio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário