segunda-feira, 6 de julho de 2020

História 6º Ano EF B- Povos da Américas (pré-colombianos)


Professora: Ivani Santos Oliveira

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Povos da Américas (pré-colombianos); os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais.


Na aula passada estudamos sobre os povos da Europa, antes da chegada de Cristóvão Colombo. Nessa aula vamos conhecer sobre algumas sociedades, que já habitavam no Brasil, muito antes da chegada dos portugueses, protagonizada por Pedro Alvares Cabral em 1500.
Contextualizando
A herança cultural indígena brasileira

Na gênese do povo brasileiro, há de se destacar a influência da cultura e costumes herdados dos povos indígenas pré-colombianos, tais como: língua, folclore, costumes, culinária, entre outros.

Ao se analisar os processos históricos, observa-se a relevância dos códigos escritos para a preservação da memória; no entanto, os povos indígenas, que já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção da tradição oral.

Nesta perspectiva, os relatos orais contados de geração em geração pelos indígenas brasileiros, também se constituíram em objeto de estudo, e nesse sentido, sabemos mais sobre os principais povos da atualidade: Guarani, Ticuna, Caingangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e Potiguara.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

Justificativa
Chamamos de tecnologia o estudo de todos os objetos criados pelos grupos humanos visando à sua melhor adaptação no tempo e espaço em que vivem. É através da fabricação dos objetos que os grupos humanos interagem com o seu meio ambiente, utilizando-se dele e imprimindo-lhe a sua marca.


Análise de Cultura Material










                                    


Mulher Tikuna processando alimento dentro do vaso de cerâmica

                           



Cesta Tikuna

Atividade 1-Agora responda as questões, com base nas informações a cima:

a)       Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da chegada de Pedro Alvares Cabral? Justifique sua resposta.

b)      Na imagem 1 a mulher Tikuna está utilizando um vaso para armazenar alimentos, você considera que esse objeto foi uma tecnologia para   índios em sua época? Justifique sua resposta.



Você sabia?
Cultura material é nome dado aos elementos materiais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo, sendo, portanto, composta pelos elementos concretos, como é o caso de obras de arte, ferramentas, objetos, adornos e construções.
Exemplo:


Boneca karajá

A boneca Ritxókó e patrimônio material brasileiro, (boneca de cerâmica no dialeto feminino Iný) essa arte simboliza a identidade cultural do povo indígena Karajá.


Ao aprofundar nossos saberes, constatamos que nem sempre os códigos de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias a fim de relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade.


Atividade -2
a) Faça uma pesquisa no Google usando o link abaixo para conhecer a história da boneca Karajá. Anote em seu caderno, todas as informações que você achou interessante.


Questão avaliativa
2- Lei o texto “A herança cultural indígena brasileira” e responda à questão:

a)     Quais fontes históricas as sociedades indígenas já produziam antes da chegada de Pedro Alvares Cabral. De exemplos?







Obs;

Envio das atividades:  06/07/2020 
Entrega das atividades – 13/07/2020

Bom estudo!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário