Professora: Ivani Santos Oliveira
OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Povos da Américas (pré-colombianos); os
povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos
culturais e sociais.
Na aula passada estudamos sobre os
povos da Europa, antes da chegada de
Cristóvão Colombo. Nessa aula vamos conhecer sobre algumas sociedades, que já
habitavam no Brasil, muito antes da chegada dos portugueses, protagonizada por Pedro Alvares Cabral em 1500.
Contextualizando
A
herança cultural indígena brasileira
Na
gênese do povo brasileiro, há de se destacar a influência da cultura e costumes
herdados dos povos indígenas pré-colombianos, tais como: língua, folclore, costumes, culinária, entre outros.
Ao se analisar os processos
históricos, observa-se a relevância dos códigos escritos para a preservação da
memória; no entanto, os povos indígenas, que já habitavam o território
brasileiro antes da chegada dos europeus e africanos, valeram-se da pintura rupestre, da produção de esculturas e da manutenção
da tradição oral.
Nesta perspectiva, os relatos orais contados de geração em geração
pelos indígenas brasileiros, também se constituíram em objeto de estudo, e
nesse sentido, sabemos mais sobre os principais povos da atualidade: Guarani, Ticuna,
Caingangue, Karajá, Pataxó, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante e
Potiguara.
Fonte: Elaborado especialmente para o
Material de Apoio ao Currículo Paulista
Justificativa
Chamamos de tecnologia o estudo de todos os objetos criados pelos
grupos humanos visando à sua melhor adaptação no tempo e espaço em que vivem.
É através da fabricação dos objetos
que os grupos humanos interagem com o seu meio ambiente, utilizando-se dele e
imprimindo-lhe a sua marca.
Análise de Cultura Material
Mulher Tikuna processando
alimento dentro do vaso de cerâmica
Cesta Tikuna
Atividade 1-Agora responda as questões, com
base nas informações a cima:
a)
Os povos indígenas possuíam tecnologias antes da
chegada de Pedro Alvares Cabral? Justifique sua resposta.
b)
Na imagem 1 a mulher Tikuna está utilizando um
vaso para armazenar alimentos, você considera que esse objeto foi uma
tecnologia para índios em sua época?
Justifique sua resposta.
Você sabia?
Cultura material é nome dado aos elementos materiais produzidos pelos seres humanos
ao longo do tempo, sendo, portanto, composta pelos elementos concretos, como é
o caso de obras de arte, ferramentas, objetos, adornos e
construções.
Exemplo:
Boneca karajá
A boneca Ritxókó e patrimônio material brasileiro, (boneca de cerâmica
no dialeto feminino Iný) essa arte simboliza a identidade cultural do povo
indígena Karajá.
Ao
aprofundar nossos saberes, constatamos que nem
sempre os códigos de linguagens possuíam símbolos definidos, e para manter a
memória e a tradição, as famílias utilizavam a contação de histórias a fim de
relembrar e relatar os fatos marcantes da vida em comunidade.
Atividade -2
a) Faça uma pesquisa no Google usando o link abaixo para conhecer a história da boneca
Karajá. Anote em seu
caderno, todas as informações que você achou interessante.
Questão avaliativa
2- Lei o texto “A herança cultural indígena brasileira” e
responda à questão:
a) Quais fontes históricas as sociedades indígenas já produziam antes da
chegada de Pedro Alvares Cabral. De exemplos?
Obs;
Envio das
atividades: 06/07/2020
Entrega das atividades – 13/07/2020
Bom estudo!
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