terça-feira, 16 de junho de 2020

Projeto de Vida 2º Ano EM - O que é ser um estudante protagonista?

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: O que é ser um estudante protagonista?
Você irá refletir e escrever sobre:
O que é ser protagonista?
Qual a importância de ser um estudante protagonista.
Competências em foco:
Organização: Ter habilidades organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para planejamento e execução de planos para objetivos de longo prazo.
Assertividade: Ser capaz de falar o que acredita, expressar suas opiniões, necessidades e sentimentos, mobilizar as pessoas; conseguir ser preciso e firme, saber expressar suas ideias, defender uma posição e confrontar outros se necessário; coragem.
Foco: Ser capaz de focar a atenção e se concentrar na tarefa e evitar distrações, mesmo quando realiza tarefas repetitivas.

·         Você viu quais as competências que você exercitará nesta atividade? Fique atento a elas, pois no final você irá avaliar como você as desenvolveu.
·         Então, para começar essa atividade pense: O que significa protagonismo juvenil?
·         Pensou? Agora é hora de ler e refletir sobre o texto “O que é ser um (a) estudante protagonista?”.
·         Após terminar a leitura pegue um caderno ou uma folha e registre exemplos para as seguintes situações:

Situação 1:
Estudante coadjuvante

Situação 2:
Estudante Protagonista

Situação 3: Como superar a situação 1 e atingir a situação 2?

1.  Como foi realizar a atividade? O que aprendeu com ela? Pensou sobre as competências desenvolvidas?
2.  Você concluiu a primeira atividade. Temos certeza que pode aprender ou entender melhor o que é ser protagonista e ainda desenvolver competências fundamentais para se sair bem na escola e na vida? Que tal compartilhar o seu exercício com outros colegas na rede?

O que é ser um estudante protagonista?

Uma boa forma de entendermos o conceito de protagonismo juvenil é pensarmos no sentido que a palavra tem no teatro: protagonista é o ator ou a atriz principal. Outros participantes são os coadjuvantes, ficam com papéis secundários na trama. À frente da ação que se desenvolve na peça estão os(as) protagonistas. A palavra protagonista nasce da fusão de duas palavras gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a), o(a) principal; e agoniste, que significa lutador(a). O (A) protagonista, portanto, é aquele(a) que está à frente, que “assume as rédeas” de determinada ação.
Uma vez entendido o sentido, vamos tentar responder à pergunta: Por que essa escola quer formar um(a) jovem protagonista?
Já nas ações regulares da escola, assumir-se como um(a) estudante protagonista significa participar das aulas; envolver-se com a programação de atividades; querer aprender e ir além; procurar os(as) professores(as) quando se tem dúvida; aprender a fazer boas pesquisas nos livros e na Internet; desenvolver liderança, superar a timidez ou outros entraves que atrapalham a aprendizagem; colaborar com os(as) colegas e ajudá-los(las); enfim, afastar-se de atitudes passivas e desenvolver competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio dos(as) professores(as) e da equipe de gestão da escola.
Para terminar este texto, há ainda um ponto muito importante que não pode ficar de fora: é preciso que a escola faça sua parte. Cada jovem deve se esforçar para ser um(a) estudante protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira do(a) jovem nessa busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino participativas, proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa, incentivar a postura crítica e possibilitar que os(as) alunos(as) empreendam ações de pesquisa e de aplicação dos conhecimentos em situações da escola, da comunidade e da vida cotidiana.
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Nenhum comentário:

Postar um comentário