ESCOLA
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro
de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
Disciplina:
Projeto de Vida
Professora:
Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade:
O que é ser um estudante protagonista?
Você
irá refletir e escrever sobre:
O que é ser protagonista?
Qual a importância de ser um estudante protagonista.
Competências em foco:
❖Organização:
Ter
habilidades organizacionais e atenção meticulosa a detalhes importantes para
planejamento e execução de planos para objetivos de longo prazo.
❖Assertividade:
Ser capaz
de falar o que acredita, expressar suas opiniões, necessidades e sentimentos,
mobilizar as pessoas; conseguir ser preciso e firme, saber expressar suas
ideias, defender uma posição e confrontar outros se necessário; coragem.
❖Foco: Ser capaz de focar a atenção e se
concentrar na tarefa e evitar distrações, mesmo quando realiza tarefas
repetitivas.
·
Você viu
quais as competências que você exercitará nesta atividade? Fique atento a elas,
pois no final você irá avaliar como você as desenvolveu.
·
Então, para
começar essa atividade pense: O que significa protagonismo juvenil?
·
Pensou?
Agora é hora de ler e refletir sobre o texto “O que é ser um (a) estudante
protagonista?”.
·
Após
terminar a leitura pegue um caderno ou uma folha e registre exemplos para as
seguintes situações:
|
|
|
1. Como foi realizar a atividade? O que aprendeu
com ela? Pensou sobre as competências desenvolvidas?
2. Você concluiu a primeira atividade. Temos
certeza que pode aprender ou entender melhor o que é ser protagonista e ainda
desenvolver competências fundamentais para se sair bem na escola e na vida? Que
tal compartilhar o seu exercício com outros colegas na rede?
O que é ser um estudante protagonista?
Uma boa forma de entendermos o
conceito de protagonismo juvenil é pensarmos no sentido que a palavra tem no
teatro: protagonista é o ator ou a atriz principal. Outros participantes são os
coadjuvantes, ficam com papéis secundários na trama. À frente da ação que se
desenvolve na peça estão os(as) protagonistas. A palavra protagonista nasce da
fusão de duas palavras gregas: proto, que significa o(a) primeiro(a),
o(a) principal; e agoniste, que significa lutador(a). O (A)
protagonista, portanto, é aquele(a) que está à frente, que “assume as rédeas”
de determinada ação.
Uma vez entendido o sentido,
vamos tentar responder à pergunta: Por que essa escola quer formar um(a) jovem
protagonista?
Já nas ações regulares da
escola, assumir-se como um(a) estudante protagonista significa participar das
aulas; envolver-se com a programação de atividades; querer aprender e ir além;
procurar os(as) professores(as) quando se tem dúvida; aprender a fazer boas
pesquisas nos livros e na Internet; desenvolver liderança, superar a timidez ou
outros entraves que atrapalham a aprendizagem; colaborar com os(as) colegas e
ajudá-los(las); enfim, afastar-se de atitudes passivas e desenvolver
competências para aprender mais e melhor, contando com o apoio dos(as)
professores(as) e da equipe de gestão da escola.
Para terminar este texto, há ainda
um ponto muito importante que não pode ficar de fora: é preciso que a escola
faça sua parte. Cada jovem deve se esforçar para ser um(a) estudante
protagonista, e a escola, por sua vez, deve ser parceira do(a) jovem nessa
busca. Ela precisa abrir espaço a práticas de ensino participativas,
proporcionar oportunidades de aprendizagem colaborativa, incentivar a postura
crítica e possibilitar que os(as) alunos(as) empreendam ações de pesquisa e de
aplicação dos conhecimentos em situações da escola, da comunidade e da vida
cotidiana.
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.
Nenhum comentário:
Postar um comentário