quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Filosofia 1ª Série EM - Introdução à Filosofia Política


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSORA: Carmelina ( Mila) 
NOME DO ALUNO-
Período- 21-08-2020                                           Data para entrega- 04-09-2020
CONTEÚDO: TEMA: “INTRODUÇÃO À FILOSOFIA POLÍTICA”
ATIVIDADES:
 Reflexão
Você, certamente, já ouviu em diferentes meios e por diferentes pessoas, sobre as deficiências e problemas do Estado brasileiro. Agora, pense: quais problemas do Estado brasileiro são mais aflitivos para você? Por quê? E as virtudes? O que você identifica como positivo?
 Estado de Direito: originado a partir do reconhecimento dos direitos naturais, contempla a ordem jurídica em que as leis são criadas pelo Estado (e não podem ser violadas nem por ele). Estado Democrático de Direito: remete ao fundamento da liberdade e igualdade política em que as leis são criadas pelo povo (direta e indiretamente) e para o povo. Nesse contexto, o “democrático” marca a diferença entre o Estado de Direito e o Estado Democrático de Direito.
 Leia atentamente:
 A Constituição Federal de 1988 tem como fundamento o princípio de que todo poder emana do povo. Essa base coloca o Brasil na categoria de Estado democrático de direito. Assim, o Estado brasileiro apresenta-se como soberania popular democrática e constitucional. Ou seja, possui uma constituição derivada da vontade do povo e que apresenta um sistema de garantia dos direitos humanos.
1-     Justifique, em folha avulsa, o texto em destaque com trechos extraídos da Constituição Brasileira de 1988.
2-     A partir das atividades realizadas, escreva um comentário sobre o Estado Democrático de Direito. Tendo como referência o comentário, escolha um acontecimento (real ou fictício) e redija um conto em que o Estado Democrático de Direito apareça como tema central.
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário