quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Arte 7º Ano EF - Elementos da dança clássica e moderna

 Arte - Ensino Fund.- 7º ano A e B: Elementos da dança clássica e moderna

Aula apresentada no CMSP - 03 / 08 / 2020.
Profª: Nereide


                                                                                                    
EF07AR14  
Habilidades:
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva
Objetos de Conhecimento:
Processos de Criação.
                                                                                                                                Elementos das danças clássica e moderna -coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.                                                                                                                                                
Relembrando a aula passada
Kinesfera- É todo espaço que o corpo pode alcançar sem se deslocar, ( exemplos, movimentos rápidos, lentos, pequenos, grandes, altos e baixos).
Níveis – Alto, médio e baixo.
Direção – Os movimentos da dança podem ser feitos em diversas direções, e referem-se ao trajeto do corpo o espaço a ser ocupado.
Saltos – Os saltos e pulos na dança são movimentos que deixam o corpo suspenso no ar por alguns momentos, perdendo o contato com o chão, sem nenhum suporte.

Começando por você 

                                                                           
a) Para você qual a importância do figurino na dança? Justifique sua resposta.
 -------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                       
b) O figurino é relevante para se contar uma história em uma apresentação?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
 ATIVIDADE I
 Apreciação
Observe o figurino dos dançarinos abaixo.
                                                               Löie Fuller em Fire dance,1895.

             Fim do primeiro ato de Giselle, Itália 1986


                                                               
                                                                   Merce Cunnngham-Dance Company,Bípede,1999.
    
                                                           
                                                     Doris Humphrey dançando para o Gjon Mili´s Studio 1939


ATIVIDADE II
 Questões de aprofundamento       
a)   Através do figurino podemos identificar o estilo da dança, a época se é uma história que se passa no passado ou presente? Justifique sua resposta?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
b) Quais são níveis espaciais são utizados nas imagens acima? Alto, médio, baixo?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
c)Você considera importante a presença da trilha sonora nas apresentações de dança? Justifique.
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE III
Apreciação de vídeos
Para responder as questões a seguir acesse os vídeos abaixo:
1. TV Cultura. Clássicos - 30 anos de "O Quebra Nozes" da cia Cisne Negro. 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2019.

 2.Portal MUD. ACERVO - Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990. 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2019.  

Depois da apreciação responda.

a)   Como você percebe os elementos coreografia, figurino, trilha sonora, cenário e iluminação nos vídeos? Você identifica semelhanças e diferenças? Descreva.
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
b)   Como são estruturadas as coreografias? Os bailarinos dançam em grupos ou sozinhos? Exploram níveis baixos, médios e altos? Utilizam movimentos do cotidiano? Como é a movimentação cênica, ficam de frente para a plateia ou variam essa movimentação?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
c)   Quais estilos musicais são utilizados? Quais características das trilhas sonoras instrumentalização musical e/ou sonoridades estão mais evidentes?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------
d)   E o cenário e a iluminação? Como são apresentados?  
-------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
e)   Qual dos trabalhos apreciados mais chamou sua atenção?
-------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------

Anote suas dúvidas e deixe suas considerações.

                                                         💗💙Bom estudo!💗💙
















                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário