GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
E.E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA- CARMELINA (MILA)
NOME DO ALUNO-
Período: 21-08-2020 Data para retorno- 04-09-2020
CONTEÚDO: QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL
BRASILEIRA?
ATIVIDADES
Leia os textos a
seguir:
Texto 1- O esfacelamento do mundo feudal consistiu em
um longo processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo
substituídas pelo trabalho em domicílio, a partir do campo, produzindo para as
indústrias em desenvolvimento nas cidades. Assim, durante o século XIV, foram
desenvolvidas as indústrias rurais em domicílio, como forma de aumentar a
produção. Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos camponeses
e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas indústrias representaram
uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura e permitiram a
acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de formar mão de obra
para o trabalho industrial nas cidades. Elaborado especialmente para o São
Paulo faz escola.
Texto 2- Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos
campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em
todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não
tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o
trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca
de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de
trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade,
em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os
trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os
trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um
novo emprego. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.
ATIVIDADE
Conforme os textos
acima, a mudança no mundo do trabalho com configuração social pautada nos
moldes capitalista, fez-se solo fértil para pensadores como Marx, Weber e
Durkheim dedicarem esforços para analisá-lo e compreendê-lo. Mediante suas
teorias, percebemos que cada um se aprofunda em determinado tema. Marx aborda a
divisão social que culmina entre patrões e empregados nas sociedades
capitalistas; Weber traz à luz da discussão, o deslocamento do trabalho como
castigo ou tortura para o lugar daquilo que oferece reconhecimento e
benefícios; já Durkheim, aponta a relação interdependente que há entre as
pessoas quanto à divisão social do trabalho, ou seja, o que as mantêm
solidarizadas umas com as outras. Verificadas as particularidades de cada
autor, somados aos novos conhecimentos sobre o trabalho, produza um texto
argumentativo.
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através
do whattsap / Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário