quinta-feira, 9 de julho de 2020

História 8º Ano EF - Os processos de Independência nas Américas IV

Aula exibida no CMSP - 01/07/2020



Habilidade:

  • Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Objetivo:

  • Refletir acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Processo de Independência nas Américas
A Independência do Brasil compartilha com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808.

Esses processos de independência dos países da América Latina são influenciados pelo clima político e intelectual do movimento Iluminista que ocorria na Europa e alcançou as classes mais ricas das colônias.
  • Europa enfraquecida com a chamada "Era das Revoluções".
  • Colônias sentiram que seria a hora certa para lutar pela sua independência.
  • Espanha tomada pelo Exército francês de Napoleão, que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França se tornasse a maior potência europeia.

Processo de Independência na América Espanhola
Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola forma os dois que tinham interesses opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.

Grupos Sociais
Chapetones
Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial; ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis à Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.
Criollos
Eram filhos de espanhóis nascidos na América, que cuidavam da produção mercantil; os brancos, descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os proprietários de grandes terras.
Os povos indígenas
Submetidos à mita e à encomienda ("troca" de instrução cristã), especialmente a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços.


Simón Bolívar
Pertencia ao grupo dos criollos, e que por sua vez estava muito descontente com as condições impostas ao seu grupo. Bolívar nasceu na Venezuela, seus antepassados chegaram à Venezuela em 1548. Apesar de ter vivido boa parte de sua vida na Espanha e na França, ele era considerado criollo e, portanto, sem os privilégios dos chapetones.

ATIVIDADES

1- Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que motivaram a Revolução Francesa influenciaram os movimentos pela independência nas colônias europeias na América. Observe e analise o mapa para responder às questões abaixo:

a) Após a leitura e análise do mapa, qual foi o primeiro país a se tornar independente? E qual foi o último? Quantos anos há de diferença entre eles?
b) Compare os mapas da América Espanhola e Portuguesa no período colonial com o das Independências na América. Quais transformações ocorreram na configuração política após a independência? Explique.

2- Leia as fontes e responda as questões.


Fonte 1. Carta da Jamaica [1] 
Os americanos no sistema espanhol, que está em vigor, eu quero com mais força do que nunca, eles não ocupam outro lugar na sociedade do que a dos próprios empregados para o trabalho, e quando mais do que simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco[2] das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade, os entraves entre as províncias e províncias americanas, para que não tratem, ajustem nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil[3] (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; nos prados solitários para criar gado; nos desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente (...). 
Kingston, 6 de setembro de 1815 
Simón Bolívar 
[1] Algumas alterações na tradução não constam na versão do caderno do aluno. 
[2] Espécie de monopólio praticado na época. 
[3] Fruto da anileira, usado como corante de tecidos na época.


Fonte 2. Carta para o General Juan José Flores 
Barranquilla, 9 de novembro de 1830. 

A S. Ex.ª General Juan José Flores 
Meu caro General: 
V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados. 1º) A América é ingovernável para nós. 2º) Aquele que serve a uma revolução ara no mar. 3º) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar. 4º) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças. 5º) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar. 6º) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América. 
Simón Bolívar.

a) Quem é o autor das duas fontes e em que datas elas foram escritas?
b) Na fonte 1, o autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na América. Qual é este motivo? Explique.
c) Pesquise a atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de independência da América Espanhola: os chapetones e os criollos. Explique quem são e quais as suas características.
d) O autor da fonte 1 se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta afirmação. A que grupo social ele pertencia?
e) Quais os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a independência da América Espanhola?
f) Realizando a leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.


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