quinta-feira, 9 de julho de 2020

História 9º Ano EF - A Segunda Guerra Mundial e a Carta dos Direitos Humanos

Aula exibida no CMSP - 01/07/2020



Habilidades:

  • Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o holocausto;
  • Relacionar a Carta dos Diretos Humanos ao processo de afirmação dos Direitos Humanos e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Objetivos:

  • Analisar o processo histórico que favoreceu a ascensão dos regimes totalitários fascismo e nazismo e compreender os aspectos políticos e sociais que regem a Carta dos Direitos Humanos;
  • Relacionar a construção dos regimes totalitários com o extermínio dos judeus, o Holocausto;
  • Compreender os aspectos políticos que regem a carta dos Direitos Humanos.
Registre suas considerações sobre o tema, as atividades e pesquisas propostas


A Segunda Guerra Mundial
A década de 30 do século XX foi marcada pela radicalização do nacionalismo exaltado, característicos dos regimes nazista e fascista, e pelo crescente espírito militarista. A Liga das Nações encontrava-se cada vez mais desacreditada em suas promessas pacifistas. No continente europeu, a paz era mantida em condições precárias. Todo esse processo levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

Adolf Hitler, em 1934, apesar dos impedimentos determinados pelo Tratado de Versalhes, iniciou a restruturação do exército da Alemanha, a fim de viabilizar a expansão territorial do país. Em 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e os Sudetos, região da atual República Tcheca, e, em 1939, invadiu a Polônia, despertando reações da França e da Inglaterra, o que motivou o início da Segunda Guerra Mundial. Itália, Japão e Alemanha formaram a aliança militar conhecida como Eixo, obtendo vitórias consideráveis de 1940 a 1942.

Apenas em 1941, os norte-americanos passaram a participar do conflito, após o ataque dos japoneses à sua base militar de Pearl Harbour, no Pacífico. O país se juntou a França, Inglaterra e União Soviética - os chamados Aliados.


ATIVIDADES AVALIATIVAS

1- O que foi a 2ª Guerra Mundial?
2- Qual a relação do Tratado de Versalhes com a 2ª Guerra Mundial?
3- Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno: 
Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor. 
Firmado há 100 anos, acordo entre nações buscou impedir hegemonia econômica da Alemanha, segundo docente da USP. 

 Segundo o professor Everaldo de Oliveira Andrade, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o tratado foi assinado em uma situação peculiar, na derrota dos grandes impérios do centro – Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. “Na verdade, o Tratado de Versalhes é parte de um conjunto de tratados. É o mais conhecido, mas houve outros tratados com outros países derrotados que impuseram uma série de dificuldades para que esses países se recuperassem rapidamente dos efeitos da Primeira Guerra Mundial”, afirma. 

 (...) O nazismo expressa uma tensão interna da sociedade alemã. É uma reação da pequena burguesia contra a possibilidade de uma revolução socialista na Alemanha. Representa uma reação exacerbada e radical da burguesia e do capital alemão contra o risco iminente de uma insurreição operária em um momento de crise econômica e social profunda na Alemanha, na década de 1930, pós-crise de 1929, que foi agravada, sim, se levarmos em consideração outros fatores, pelo Tratado de Versalhes.” 

Porém, na opinião do professor, não há um fio de ligação direto entre o tratado e o nazismo, mesmo porque em outros países há fenômenos que ocorreram antes até da crise de 1929 como o fascismo italiano, em 1922, e logo a seguir, como a Falange Espanhola 36 (1933-1934) e outros movimentos de extrema direita que se desenvolveram em outros países. “O nazismo tem esse componente de tentar ser uma resposta, e é uma situação de desespero de um setor da sociedade alemã que busca uma solução mágica, que acaba levando à tragédia da Segunda Guerra Mundial”, comenta, acrescentando que a Segunda Guerra Mundial é uma continuidade das tensões que não foram resolvidas na Primeira Guerra Mundial. 
Fonte: COSTA, C. Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor. Jornal da USP, 2019. 

a) Qual é o nome do autor e a data em que foi escrito o documento? Onde ele foi publicado? Podemos inferir as razões da elaboração do tratado? Explique. 
b) O texto apresenta uma situação peculiar, vivenciada por grandes impérios. Quais são esses impérios? 
c) Qual é o assunto central apresentando na fonte acima? Explique. 
d) Qual é a opinião do especialista no texto sobre o Tratado de Versalhes e a questão do nazismo? Eles realmente estariam relacionados? Explique. 
e) A partir do texto é possível inferir quais os motivos que levaram ao surgimento do nazismo? Explique. 

4- Leia a fonte abaixo e responda as questões.

Os Vagões foram abertos e rampas de madeira colocadas na altura do assoalho para as pessoas descerem. Fomos recebidos pelos nazistas acompanhados de fuzis, apitos e cães de guarda. Se o fim daquela insuportável viagem representou um alívio, o pior ainda estaria por vir. “Alle runter! Alle runter!” (Desçam todos! Desçam todos!), eles gritavam. Foi a nossa saudação de boasvindas. Quem não obedecia, apanhava. Muitas pessoas desceram cambaleando e outros foram arrastadas já sem vida de dentro dos vagões. Os prisioneiros do campo subiam e recolhiam os pertences dos novos companheiros e até penicos eram requisitados pelos nazistas. Imediatamente veio ordem de separação: “Direita! Esquerda!”. Crianças abaixo de 12 anos e velhos acima 60 eram separados à esquerda. (...) A seguir, rasparam nossos cabelos e todos os pelos do corpo. Sobre a pele raspada e irritada, esfregaram creolina. Ardia como carne viva. Por último, fomos empurrados para a sala de banho. (..) Ao chegar minha vez, estendi o braço. E uma numeração foi tatuada na parte externa do meu antebraço. Morria Andor Stern e nascia “83892” (...).

Fonte: PIERIN, Gabriel Davi. Uma estrada na escuridão: a incrível história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto. Editora: Ateliê de Palavras, 2015. 

a) Considerando a narrativa, qual é o contexto a que se refere este fragmento? 
b) Escreva sobre o que mais lhe chamou a atenção no fragmento. 
c) Na fonte apresentada é possível reconhecer a organização dos campos de concentração? Explique a metodologia utilizada pelos nazistas para a implementação deles.
d) Faça uma PESQUISA e escreva sobre o Holocausto, sobre as ideias em que se baseavam os nazistas para a sua elaboração e as práticas de extermínio utilizadas nos campos de concentração.
Saiba mais:
Conheça a casa de Anne Frank.
O Diário de Anne Frank.

5- Leia o texto, analise-o e responda as atividades abaixo em seu caderno:
O Brasil enviou por volta de 25 mil soldados para lutar na 2ª Guerra Mundial. Eles foram chamados de “pracinhas”. O termo surgiu da expressão “sentar praça” (alistar-se nas Forças Armadas), referindo-se ao soldado sem patentes na hierarquia militar enviado para lutar junto aos Aliados na Campanha da Itália. Cerca de 1.500 brasileiros foram mortos na 2ª Guerra Mundial. 


a) Pesquise sobre a participação dos brasileiros na 2ª Guerra Mundial. 
b) O Brasil foi pressionado pela Alemanha e pelos Estados Unidos para participar deste conflito. Por quê? 
c) O Brasil embarcou para a 2ª Guerra Mundial em 1944.
Em que país os pracinhas brasileiros lutaram?
d) Qual foi o grupo que o presidente Getúlio Vargas apoiou na 2ª Guerra Mundial? Por que ele tomou esta decisão? 
e) Explique o motivo pelo qual o símbolo do brasão da Força Expedicionária Brasileira era uma cobra fumando.
SAIBA MAIS - 

6- Leia o fragmento abaixo e pesquise sobre o ataque atômico no Japão para responder as questões propostas.
Em agosto de 1945, foram lançadas duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Conhecidas como Little Boy e Fat Man, o poder de destruição dessas armas tomou proporções devastadoras, matando quase 200 mil pessoas. 
Fonte: Elaborado Especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a) Quem realizou o ataque? 
b) Quem eram os aliados dos japoneses na 2ª Guerra Mundial? 
c) Qual foi o principal motivo para o ataque ao Japão? 
d) Qual a consequência deste ataque no final da 2ª Guerra Mundial, para o Japão e seus aliados? Explique.

7- Qual é o objetivo da ONU?

8- O que é Carta dos Direitos Humanos?


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