ATIVIDADE
8º A - PORTUGUÊS - 20/07
ANÁLISE
DE TEXTO NARRATIVO
Blecaute
“Sabia que a luz elétrica, no Brasil, existe
apenas de uns 100 anos pra cá?” Essa foi a pergunta que meu professor de violão
clássico me fez no meio de um blecaute demorado – culpa
de um gerador queimado por algum raio – que fez com que a aula tomasse
outro andamento, totalmente improvisado, mas não menos proveitoso.
Não. Eu nunca tinha pensado nisso. Assim como
as crianças do século XXI não sabem o que é viver sem computador, eu também já
nasci dependendo da luz elétrica para tudo o que faço. Não me imagino sem o
banho quentinho, o refrigerante gelado, o computador, o abajur e tantos outros
vícios de conforto que nem percebemos que só existem por causa da eletricidade.
É certo que, em tempos de racionamento,
lembramos o tempo todo de reduzir seu consumo, mas, ficar totalmente sem ela,
jamais. Duvido que algum torcedor fanático deixe de acompanhar o Brasileirão no
rádio ou na televisão. Duvido também que no friozinho matinal alguém se atreva
a tomar um banho gelado. E eu, confesso, não deixo de ligar meu secador de
cabelo nem de usar a internet, e me recuso a sair com a roupa amarrotada... A
energia elétrica, realmente, é essencial.
Mas, além dos benefícios da luz, a pergunta do
meu professor me fez pensar em como as pessoas de 100 anos atrás viviam. Aposto
que o que parece impossível para nós elas tiravam de letra. A paciência e o
tempo eram muito maiores. E o romantismo também.
Para se mandar uma carta, era preciso escrever
à mão, levar ao correio, esperar, esperar, esperar até o destinatário receber,
resolver responder, ir ao correio, esperar outro tanto e, aí sim, descobrir o
que ele pensou do que você quis dizer. Hoje em dia, o assunto já estaria
ultrapassado depois de toda essa espera. E a falta de paciência e o excesso de
ansiedade não mais permitem esse luxo. Agora tudo é feito por e-mail, e, assim
que ele é enviado, já queremos receber a resposta.
Para se enxergar à noite, era necessário usar
velas e lampiões. As pessoas se recolhiam mais cedo, conversavam mais e
passeavam sob a luz da lua, sem medo da violência, que deve ter nascido na
mesma época da eletricidade.
Para se ouvir música, só se fosse ao vivo.
Serenatas, saraus, bandas na praça...Talvez por isso as pessoas de antigamente
tinham mais aptidão musical. Desde cedo eram incentivadas a “fabricar a
música”, ao contrário de hoje, em que já a encontramos pronta em qualquer
estação de rádio.
Tudo é costume. Até alguns anos atrás, eu
vivia perfeitamente sem computador e celular. Agora, se passo um dia sem, me
sinto assim. As pessoas começaram a usar e se esqueceram da tranquilidade de
uma noite realmente escura.
Quando a luz finalmente voltou, minha aula já
tinha acabado. Reacostumar com a claridade foi bem mais difícil do que me adaptar
à falta dela. Os olhos arderam, as pessoas deixaram de ser espontâneas, o
romantismo das velas sumiu.
Talvez esses 100 anos de claridade noturna não
tenham sido tão pouco assim, já que foram suficientes para esquecermos o bem
que a ausência dela faz. O melhor é usar a desculpa do racionamento, apagar
todas as luzes e mudar o andamento da vida, antes que um clarão mais forte
ofusque, irreversivelmente, a nossa visão. E nos faça esquecer que o improviso
de uma vela pode iluminar bem mais...
PAULA PIMENTA
1. O
texto acima é do gênero:
a) notícia
b) crônica
c) conto
d) artigo de opinião
2. Quem narra o texto, também é personagem da
história. Identifique a passagem que comprova isso:
a) “E eu, confesso, não deixo de ligar meu secador de cabelo nem de usar
a internet [...]”
b) “Para se mandar uma carta, era preciso escrever à mão [...]”
c) “As pessoas começaram a usar e se esqueceram da tranquilidade de uma
noite [...]”
d) “Os olhos arderam, as pessoas deixaram de ser espontâneas, o
romantismo das velas sumiu.”
3. Aponte o fato que motivou a narrativa:
a) a pergunta feita pelo professor de violão clássico sobre a
eletricidade.
b) o blecaute demorado na aula de música.
c) a comodidade proporcionada pela eletricidade.
d) o retorno da luz na aula de música.
4. A
autora do texto expõe uma opinião no fragmento:
a) “[...] culpa de um gerador queimado por algum raio [...]”
b) “Assim como as crianças do século XXI não sabem o que é viver sem
computador [...]”
c) “A energia elétrica, realmente, é essencial.”
d) “Para se enxergar à noite, era necessário usar velas e lampiões.”
5 . “Talvez
por isso as pessoas de antigamente tinham mais aptidão musical”. A que a autora
do texto se refere?
_______________________________________________________________
6. No
trecho “[...] mas, ficar totalmente
sem ela, jamais.”, o pronome “ela” substitui:
a) “a eletricidade”
b) “a televisão”
c) “a internet”
d) “a roupa amarrotada”
7. Reescreva
os verbos que compõem este segmento:
“As pessoas se recolhiam mais
cedo, conversavam mais e passeavam sob a luz da lua [...]”
______________________________________________________________
No contexto acima, eles indicam:
a) fatos raros na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade.
b) fatos hipotéticos na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade.
c) fatos prováveis na vida das pessoas em um tempo sem
eletricidade.
d) fatos contínuos na vida das pessoas em um tempo sem eletricidade.
8. Assinale a frase em que a
locução destacada exprime a ideia de tempo:
a) “Assim como as crianças do século XXI não sabem o que é viver
sem computador [...]”
b) “[...] que só existem por causa da eletricidade.”
c) “Agora tudo é feito por e-mail, e, assim que ele é enviado
[...]”
d) “[...] não tenham sido tão pouco assim, já que foram
suficientes para esquecermos o bem [...]”
9. No fragmento inicial, as aspas destacam:
a) a pergunta que motivou a escrita do texto.
b) a parte mais importante do texto.
c) uma fala que não pertence à narradora do texto.
d) um questionamento feito pela narradora do texto.
10. Pode-se concluir que a autora escreveu o texto
acima para:
a) criticar o leitor.
b) informar o leitor.
c) emocionar o leitor.
d) fazer o leitor refletir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário