domingo, 5 de julho de 2020

História - Ensino Fundamental : 7º ano - Consequências da conquista da América pelos europeus e a Resistência dos Povos Nativos

Aula apresentada no CMSP - 26/06/2020

PROFª: Nereide







  -EF07H109

 -Habilidade: Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.

 -Atitude Historiadora:

 .Identificação
 .Comparação
 .Contextualização
 .Interpretação
 .Análise.

 -Objetivo: Compreender como se desenvolveram as relações de poder a partir da conquista da América espanhola e portuguesa.
.Realizar uma análise dos diferentes impactos da conquista europeia no continente americano.
.Identificar as principais formas de resistência à dominação dos conquistadores.                                                                                               


       Realize a atividade com atenção, escreva tudo que for importante e deixe suas considerações.



.Observação importante procure seguir corretamente as instruções de como proceder neste momento de afastamento social, de acordo com os órgãos de saúde, no que diz respeito ao estudo remoto, assim como em sociedade convivemos com regras, no mundo virtual elas também estão presentes. Adotar uma postura consciente, reflexiva de forma solidária, colaborativa no compartilhamento e troca de informações contribui para a construção de uma identidade cidadã. Leia os textos com atenção, se necessário mais de uma vez, identificar: o tempo, espaço, contexto, do(s) acontecimento(s) grifar palavras desconhecidas, ideia central palavras chaves, se o texto for acompanhado de imagens analisar criteriosamente os elementos presentes relacionando-os com o texto se possível realizar pesquisas para saber mais sobre o assunto. As atividades devem ser realizadas para serem vistadas no retorno presencial, desta forma, é importante que você tenha esses registros no caderno ou em portfólio.

Para começar responda:

a)   .O que você sabe sobre os povos que viviam no Brasil antes da chegada dos europeus.
b) .Você já visitou uma aldeia indígena?
c)   . O local de moradia define o que é ser indígena?



1.   Leia o texto a seguir.

No dia 12 de maio chegamos às províncias de Machiparo, que é um grande senhor, e de muita gente, e confina com outro senhor, de igual importância, chamado Omaga. Os dois são amigos e se juntam para fazer guerra a outros senhores que estão terra adentro e os vêm diariamente atacar em suas casas. Este Machiparo está assentado em uma lomba sobre o rio e possui muitas e grandíssimas povoações que reúnem cinquenta mil homens, entre os trinta e setenta anos, porque os mais jovens não vão à guerra. [...]
     Material disponibilizado em licença aberta do tipo Creative Commons Atribuição não comercial – Atribuição não comercial (CC BY NC 4.0 International). Permitida a criação de obra derivada com fins não comerciais, – Atribuição não comercial desde que seja atribuído crédito autoral e as criações sejam licenciadas sob os mesmos parâmetros.
      
v   [...] tanto durou para sairmos das terras desse grande senhor Machiparo, e que, no parecer de todos, teria mais de oitenta léguas, todas povoadas, que não havia de povoado a povoado um tiro de balhesta, e as mais distantes, não se afastavam mais de meia légua, e houve aldeias que se estendiam por mais de cinco léguas sem separação de uma casa para outra, o que era coisa maravilhosa de ver. Como íamos de passagem e fugindo, não tivemos oportunidade de saber o que havia terra adentro. Mas segundo a sua disposição e aspecto, deve ser a mais povoada que já se viu. [...]
LEITÃO, C. de Melo. Descobrimentos do Rio das Amazonas. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional,194
     
     Grossario:
    
     Balhesta: um tipo de arma.
     Confina: fronteira.
     Lomba: monte ou colina.


     a). A partir da descrição de Carvajal, podemos concluir que a Amazônia era uma região muito ou pouco densamente povoada.
b) Qual é o contexto?
c). No texto de Carvajal, os indígenas aparecem como um grupo único? Se há mais de um grupo, qual a relação entre eles?
d). Qual a postura do narrador europeu diante dos indígenas?  
   
     2. Realize uma pesquisa em livros ou na internet, para analisar os aspectos demográficos e o padrão de mortalidade da população indígena no Brasil, concluindo em suas pesquisas que as condições de saúde da população indígena são precárias em relação aos demais, devido às mudanças intensas em suas relações com a terra, urbanização, a incorporação de novos hábitos culturais, alimentação industrializada, a diminuição das atividades físicas, as doenças a diminuição das atividades físicas, as doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, diabetes e hipertensão. Os homens indígenas vêm apresentando doenças do aparelho respiratório, e entre as mulheres as doenças infecciosas vem se destacando como causas externas. Estes e outros fatores são alguns dos motivos da queda da população indígena no Brasil.
Para saber mais:
FUNAI - Apresenta quem são os povos indígenas no território do
Brasil e demografia. Disponível em:

<http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem-sao>.Acesso em 20 mar. 2020.


Para se informar sobre a distribuição da população autodeclarada indígena no território brasileiro, com base nos resultados censitários. Acesse:
<https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html>. Acesso em 20 mar. 2020                             



3. Escolha um dos temas a seguir e desenvolva sua pesquisa com auxílio da internet ou de livros:

a). A partir da descrição de Carvajal, podemos concluir que a Amazônia era uma região muito ou pouco densamente povoada.
b). Qual é o contexto?
c). No texto de Carvajal, os indígenas aparecem como um grupo único? Se há mais de um grupo, qual a relação entre eles?
d). Qual a postura do narrador europeu diante dos indígenas? 
    
Escravidão Indígena na América Portuguesa
Escravidão Indígena na América Espanhola
Resistência Indígena na América Portuguesa
Resistência Indígena na América Espanhola


4. Atividade de complementação

Leitura

                             Mito tupi-guarani



Muitos povos em diferentes épocas e locais formularam explicações sobre a origem do mundo e dos seres humanos. O mito a seguir é tupi-garani. 

O Criador cujo coração é o sol, tataravô desse sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a mãe Terra.
Chamou sete anciões e disse: "gostaria que criassem ali uma humanidade". Os anciões navegaram em uma canoa que era uma cobra de fogo pelo céu, e a cobra-canoa levou-os até a Terra.
Logo eles ali depositaram os desenhos-sementes de tudo o que viria a existir.
Então eles criaram o primeiro ser humano e disseram: "você é o guardião da roça". Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciões se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso pai antepassado, o que viria a ser o sol. E logo os anciões fizeram surgir das águas do grande rio Nanderykei-cy, a nossa mãe antepassada. Depois que eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol outro na Lua. São nossos tataravôs.
  JECUPÉ, kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Peirópolis, 1998.p.65 (série educação para a paz).         
   
                BOM ESTUDO!





                

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