sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Física 2ª Série Atividades














































 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO   Luz :  Altura e imagem

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  13/11/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:   Reconhecer  imagem através da sua altura utilizando os cálculos

.

HABILIDADES :  Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas .


 

                Atividades

1)

Altura da imagem formada no papel vegetal

.

Altura aproximada da vela acesa

 

Profundidade da câmara escura

 

 

2 ) Vamos voltar à tabela da atividade “1” e, utilizando a relação de proporcionalidade presente no texto, calcule a distância da vela até a câmara escura .


3)    Ao observar uma árvore com a câmara escura, Carlos obteve uma imagem de 12 cm. Se a câmara tem 30 cm de comprimento e estava afastada 5 m da árvore, qual é a altura da árvore?

 

 

 Utilizando a fórmula, teremos: i= 12 cm, di= 30 cm e d0 = 5 m =  500 cm.

 

   


 

  

Avaliação : Envio de Atividades e interação com professor  

 

 

 

 

 

  

 

 

 


















































GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física  

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO .  Luz :  Fontes e característica Física 

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP 

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  06/11/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas 

 

Observação:  Essa aula segue mesmo conteúdo e habilidade  por causa do feriado dia 30/11 não foi postado portando será postada hoje 06/11/2020.

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:  Identificar imagens projetada   no experimento.

.

HABILIDADES :  Associar as características de obtenção de imagens a propriedades físicas da luz para explicar, reproduzir, variar ou controlar a qualidade das imagens produzidas .


FAÇA VOCÊ MESMO: Com a ajuda do seu professor, realize a atividade experimental “A câmara escura”.

 

 

Materiais:

Figura 1: Cartolina e luta
Figura 2: Papel vegetal
Figura 3: Frente e fundo







Avaliação : Interação com o professor  e envio das atividades .


 






















































 

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EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO .  Luz :  Fontes e característica Física

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  23/10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Questões de som no cotidiano contemporâneo

.

 

HABILIDADES : Identificar objetos , sistema e fenomos que produzem , ampliam ou produzem  imagens no cotidiano.

 

 






 

 

   Avaliação : Interação com o professor  e envio das atividades .                      






































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E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO .  Altura e intensidade do som

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  09/10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Leitura e interpretação reconhecendo  frequência e intensidade através da  ondas

 

HABILIDADES:

Caracterizar ondas mecânicas (por meio dos  conceitos de amplitude,  comprimento de

onda, frequência, velocidade de  propagação e ressonância )

 

ATIVIDADES:

 




 






                    Avaliação : Interação com o professor  e envio das atividades      

 













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E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOr :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:  Experimento entre as propriedades do som.

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  02/10/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Compreender as principais  característica  do som  através do experimento.

 

HABILIDADES:

 Comprimentos de ondas , frequência  Amplitude.

 

ATIVIDADES:

Realizar o experimento

Gravar um vídeo e enviar para o professor.

 

Experimento

 

 















































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Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:   Característica do som

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período:  25/09/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Compreender as principais  característica  do som .

 

HABILIDADES:

Caracterizar ondas mecânicas por meios de amplitudes , comprimentos de ondas , frequência .

ATIVIDADES:

Assistir aula no centro  de mídias (Característica do som)

Responder  as questões :

 




AVALIAÇÃO:

Interação com o professor .

Envio das Atividades.











GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

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EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

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Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  Física

TURMA: 2ª ano A

PROFESSOROR :  Creberson  Fernandes Maciel

CONTEÚDO:   Característica do som

 

 

 

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( x  ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  x ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 18/09 a 25/09/2020

 

Horas/ aulas: 2 aulas

 

               

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
Compreender as principais  característica  do som .
Relacionar os conhecimentos científicos  com o seu cotidiano

 

HABILIDADES:
Caracterizar ondas mecânicas  por meios de amplitudes , comprimentos de ondas , frequência , velocidade de propagação  e ressonância  a partir de exemplos musicais  e de sons cotidiano.
 

ATIVIDADES:

          1) O que é música para você?
2)    Que estilo de música vocês curtem?
3)    Você toca algum instrumento músical ou conhecem alguém que toca?
4)    Qual a maneira de diferenciar um instrumnento do outro?
5)    O que é  timbre ?
6)    Qual a diferença da frequência com o timbre?

AVALIAÇÃO:
Interação com o professor .
Envio das Atividades .

 




Assistir aula e fazer atividades do CMSP



















Bom dia aluno!!!
Atividades da apostila    
Apostila 3º Bimestre
.
                                                       
O que é o som?Como é possível perceber um som produzido a certadistancia? Como você acha que o som “viaja” desde sua fonteate nossas orelhas? Para entender o que ocorre, imagine umviolão. Quando uma de suas cordas e tangida, sua vibraçãofaz com que as moléculas de ar a seu redor também vibrem,criando regiões cuja pressão passa a variar de acordo comessa vibração. Como o ar e um meio elástico, essas variaçõesde pressão se propagarão a partir da corda vibrante e serãotransmitidas de molécula em molécula, criando o quechamamos de onda sonora, que chega as nossas orelhas. Pornecessitar de um meio elástico para se propagar, as ondas sonoras são chamadas de ondas mecânicas. Para compreender o que caracteriza uma onda sonora, analise a figura ao lado.

     




Após realizar a leitura e analise da figura, responda as questões a seguir:1. Como podemos definir o som?
2. E possível ouvir algum som na lua? Justifique sua resposta.
3. O que representam os pontos pretos mais espaçados? E os menos espaçados?
4. Observe o gráfico   abaixo do alto-falante. Qual e a grandeza que esta sendo representada no eixo vertical? E no eixo horizontal?
 







21/08/2020
Essas atividades  vocês estragaram na  semana do retorno , depois da semana do saco cheio

Assistam as aulas no  CMSP 
Façam anotaçoes e as atividades 







14/08 até 21/08/2020 
Atenção alunos !
Essa atividades esta  referente a vídeo aula do  centro de mídias
Apostila pag 39 a 40
Duvidas entrar em contato. (15)996645285




Escola Diógenes Ribeiro de Lima 
Professor : Creberson Fernandes Maciel

Disciplina  : Física 
 Serie: 2ºano A


Roteiro de estudos 
Datas :07/08 a 14/08/2020

Unidade Temática  
As ondas  nossas de cada dia

Objetivo de conhecimento
Compreender  o que são ondas e sons
Características  das ondas simulador  

Habilidades  
Reconhecer a presença  constante  das ondas sonoras no dia a dia , identificando objetos, fenômenos e
Sistemas que produzem sons.


Avaliação
Interação com o professor
Assistir aulas  no CMPS
Resolver os exercícios do centro de mídias
Exercícios proposto.










Atividades
1) Sobre as ondas sonoras, é correto afirmar que não se propagam:
a) na atmosfera.
b) na água.
c) no vácuo.
d) nos meios metálicos.

2)  Marque a alternativa correta a respeito da velocidade de propagação das ondas sonoras.
a) O som pode propagar-se apenas em meios gasosos.
b) Em meios líquidos, a velocidade do som é maior do que em meios sólidos.
c) A velocidade de propagação do som no aço é maior do que na água.
d) A velocidade de propagação do som na água é maior do que no aço.
e) O som, assim como as ondas eletromagnéticas, pode ser propagado no vácuo.

3) Marque a alternativa que responde corretamente o fato de a frequência das ondas não ser alterada na ocorrência da refração.
a) A única mudança que ocorre na refração é da velocidade das ondas.
b) Caso a frequência fosse alterada, a onda sofreria colapso e seria completamente anulada.
c) A frequência de todas as ondas é a mesma, por isso, essa grandeza não pode ser alterada na refração.
d) A frequência depende somente da fonte que produz as oscilações. Essa grandeza só será alterada caso a própria fonte aumente ou diminua sua frequência.
e) Todas as alternativas estão incorretas.







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