OBJETO DO CONHECIMENTO: Três concepções de liberdade: libertarismo, determinismo e dialética
HABILIDADES: • Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica.
• Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade
ATIVIDADES: continuação plana de aula anterior.
Pesquise cada resultado do teste: determinismo, libertarismo e dialética,
1-A partir da pesquisa realizada, responda em que situação as concepções se completam e em que situação elas são contrárias.
2- Leia os textos 1 e 2 reflita e explique a ocorrência da palavra liberdade e o contexto em que é utilizada.
TEXTO 1: Segundo Sartre, o ser humano está condenado a ser livre. A liberdade que exercemos cotidianamente é o que nos conforma e nos revela. Cada um de nós, como seres humanos, somos fruto da liberdade que exercemos cotidianamente quando escolhemos as ações que praticamos. Dessa forma, a liberdade não é uma conquista, mas é a própria condição da existência humana.
TEXTO 2: Segundo o relatório Desenvolvimento Humano, de 2004, para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a liberdade cultural pode ser compreendida a partir da capacidade de cada pessoa decidir pela sua identidade e poder ser quem é sem perder o respeito, sem ser ameaçada, punida ou excluída de outras escolhas. Poder praticar abertamente a sua religião, falar a sua língua, comemorar eventos e realizar festas de acordo com a sua herança étnica ou religiosa, sem que suas práticas signifiquem exclusão ou perda de oportunidades na vida social e econômica, pode parecer algo prosaico, mas não é.
Leia os trechos propostos.
3-O que Sartre entende por liberdade?
4- O que é liberdade cultural, segundo o texto 2?
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog
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