quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ARTE- 1º SERIE A

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: ARTES

TURMA: 1º SERIE A

PROFESSOROR (A): ADRIANA BUENO DE CAMARGO

CONTEÚDO: A intervenção e seu registro como documentação.

 

 

 

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

(   ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X  ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: (envio/entrega pelos alunos)

Ex. 08/06 – 15/06

Horas/ aulas: 2 AULAS

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
HABILIDADES: Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.
ATIVIDADE 01- 19/10 a 26/10 
TEMA – ARTE CONTEMPORANEA - HELIO OITICICA

ATIVIDADES:

Para iniciar esta investigação, responder a esse questionamento e ampliar o conhecimento dos estudantes, apresente alguns vídeos indicados a seguir, e propicie um momento de apreciação e reflexão sobre a obra de Hélio Oiticica – brasileiro, artista plástico, pintor, escultor, performático e revolucionário no mundo da Arte. 13 Passe o vídeo do “Programa - Ciência e Letras - Hélio Oiticica”, em seguida leia com os estudantes uma frase do artista, citada no início do programa. Propicie um momento de conversa e reflexão sobre a importância de documentar, registrar e preservar arte. Finalize esta parte da atividade solicitando que respondam, no caderno, as questões indicadas.

·         https://www.youtube.com/watch?v=cj6RlziPiZ4

LEIA COM ATENÇÃO:

Hélio Oiticica (Rio de Janeiro26 de julho de 1937 — Rio de Janeiro, 22 de março de 1980) foi um pintorescultorartista plástico e performático de aspirações anarquistas. É considerado um dos maiores artistas da história da arte brasileira. [1] [2]

Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte como tradicionalmente definido pelas artes plásticas até então, em diálogo com a Teoria do não-objeto de Ferreira Gullar. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse ao “exercício experimental da liberdade”, como articulado por Mário Pedrosa. Nesse sentido, o objeto foi uma passagem do entendimento de arte contemplativa para a arte que afeta comportamentos, que tem uma dimensão ética, social e política, como explicitado no texto "A Declaração de Princípios Básicos da Nova Vanguarda", publicado em 1967 no catálogo da exposição Nova Objetividade Brasileira ocorrida no MAM-RJ

RESPONDA:

1- Você sabe o que é arte contemporânea? Para sua melhor compreensão veja o vídeo : https://youtu.be/PHuzNub_8Nw

2-      Quem foi Hélio Oiticica?

3-       Em qual linguagem foi proposta a apresentação das obras de Hélio Oiticica?

4-      Ele usava registros durante o processo de criação? Quais?

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