História - Ensino Fund.- 7º ano A e B: A diversidade étnico-racial na América portuguesa –( revisão)
Aula
apresentada no CMSP em 25/09/2020
Profª: Nereide
Começando por
você
a).Você já ficou responsável por alguma tarefa, em casa ou em outro ambiente?
b).Você já
ouviu falar em mercantilismo?
c).Escreva
algumas características do mercantilismo?
d).Por que
dentro das práticas mercantilistas era importante a posse de colônias?
ATIVIDADE I
Apreciação, leitura e análise de imagem.
Observe o mapa abaixo e responda as questões.
1-Defina a palavra:
a).Hereditário
a).Segundo o texto, qual era a função
das Câmaras Municipais?
b).Na atualidade você sabe qual é a
função das Câmaras municipais? Cite uma.
c). No período colonial, qual era a
função dos “homens-bons”? Quem poderia ser “homem bom”?
d).Escreva sobre os ciclos econômicos
do Brasil colônia
e).Observe
a imagem e relacione - a com o ciclo econômico e com as bandeiras.
ATIVIDADE II
Atitude historiadora
Análise de fonte histórica.
3-Leia a fonte e responda em seu caderno:
FONTE 1
“Eu quisera antes dizê-lo em pessoa a Vossa Alteza que escrevê-lo, porque
tão perigosa está a costa que não sei esta carta que fim haverá [...]. Já não
há navio que ouse aparecer, porque a muitos tem cometido a alguns tomados.
[...] Se Vossa Majestade não vêm o mais rapidamente possivelmente em nosso
socorro das capitanias da costa, não somente perderemos nossas vidas e bens
materiais, mas Vossa Majestade perderá também todo o país”. Carta do Capitão
Luís de Góis, 1548. Fonte: de Góis, 1548. Memória.bn.
Disponível em: Acesso em: 04 fev.2020.
|
a). Quem escreveu a fonte 1? Para quem? Quando?
b). Qual a solicitação feita pelo capitão ao rei?
c). Em qual contexto o fragmento foi escrito?
4-Leia a fonte e responda em seu caderno:
FONTE 1
Engenho dos Erasmos inaugura espetáculo tecnológico. A
atração consiste na projeção de imagens de aspectos históricos das Ruínas
Engenho São Jorge dos Erasmos. Fonte: Jornal da USP. Disponível em: |
Cultivo da Mandioca. Von Martius. (1823-1831)
Domínio Público.
Fonte: Acervo Arquivo Nacional. Disponível em:
|
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cultivo_da_Mandioca_AN.tif
Colonização
É recorrente a menção, no início do período colonial brasileiro, ao pau-brasil (produto que deu nome ao nosso país), au-e ao açúcar, cuja exploração ocorreu principalmente na região costeira do Brasil. Porém, há outro elemento explorado que necessitou da mão de obra escrava: a mandioca. Sua produção era voltada para o mercado interno, constituindo a base da alimentação dos trabalhadores dos engenhos. Na imagem acima, observa-se uma reprodução de uma plantação de mandioca do século XIX, elaborada por dois cientistas alemães, Von Spix e Von Martius, que estiveram no Brasil. Na outra imagem é possível observar, atualmente, as ruínas do Engenho dos Erasmos, patrimônio histórico localizado na cidade de Santos/SP e um dos primeiros engenhos a ser construídos na Capitania de São Vicente. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a).
Pesquise as características e a forma de produção dos produtos
destacados em negrito no texto (pau-brasil, açúcar e mandioca). b).
De acordo com o texto, o pau-brasil inspirou o nome do nosso país. Além
de Brasil, foram atribuídas e/ou propostas outras denominações para o país?
Quais? c).
como é a utilização desses produtos na atualidade? |
Pesquise também sobre as bandeiras e as
entradas:
a). Diferenças entre entradas e
bandeiras;
b). Objetivos das expedições;
c). Pontos positivos e negativos.
Pesquise também sobre as bandeiras e as entradas:
a). Diferenças entre entradas e
bandeiras;
b). Objetivos das expedições;
c). Pontos positivos e negativos.
Bom estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário