quarta-feira, 7 de outubro de 2020

História - Ensino Fund.- 7º ano A e B: A diversidade étnico-racial na América portuguesa –( revisão)

 

  Aula apresentada no CMSP em  25/09/2020

Profª: Nereide


Começando por você


 a).Você já ficou responsável por alguma tarefa, em casa ou em outro ambiente?

b).Você já ouviu falar em mercantilismo?

c).Escreva algumas características do mercantilismo?

d).Por que dentro das práticas mercantilistas era importante a posse de colônias?


ATIVIDADE I

Apreciação, leitura e análise de imagem.

 

Observe o mapa abaixo e responda as questões.




1-Defina a palavra:

a).Hereditário    

b).Quantas Capitanias Hereditárias estão presentes no mapa? 

c).Que nome recebe a linha tracejada apresentada no mapa? Justifique sua resposta.

d).Relacione a expressão “carta de doação” com as capitanias hereditárias.

e).Sobre as Câmaras Municipais , leia com atenção o texto abaixo:

 2-Sobre as Câmaras Municipais , leia com atenção o texto abaixo:


  As Câmaras municipais começaram a ser criadas a partir de 1532, no contexto da primeira expedição colonizadora portuguesa na América, constituindo-se, ao longo do período colonial, como base local da administração portuguesa e reunindo competências das esferas administrativa, judiciária, fazendária e policial. Hoje, as câmaras de cada município do território brasileiro exercem, principalmente, funções legislativas, administrativas e fiscalizadoras. Seus membros eleitos elaboram leis relacionadas exclusivamente ao município ao qual representam, exercendo influência também nas decisões da administração local, principalmente no que concerne aos atos e as contas do Poder Executivo.

 

a).Segundo o texto, qual era a função das Câmaras Municipais?

b).Na atualidade você sabe qual é a função das Câmaras municipais? Cite uma.

c). No período colonial, qual era a função dos “homens-bons”? Quem poderia ser “homem bom”?

d).Escreva sobre os ciclos econômicos do Brasil colônia

                                                                                   

e).Observe a imagem e relacione - a com o ciclo econômico e com as bandeiras.


ATIVIDADE II

Atitude historiadora

Análise de fonte histórica.  

3-Leia a fonte e responda em seu caderno: 

 FONTE 1 

 

 “Eu quisera antes dizê-lo em pessoa a Vossa Alteza que escrevê-lo, porque tão perigosa está a costa que não sei esta carta que fim haverá [...]. Já não há navio que ouse aparecer, porque a muitos tem cometido a alguns tomados. [...] Se Vossa Majestade não vêm o mais rapidamente possivelmente em nosso socorro das capitanias da costa, não somente perderemos nossas vidas e bens materiais, mas Vossa Majestade perderá também todo o país”.                                                                    Carta do Capitão Luís de Góis, 1548. Fonte: de Góis, 1548. Memória.bn. Disponível em: Acesso em: 04 fev.2020.

 

 a). Quem escreveu a fonte 1? Para quem? Quando? 

 b). Qual a solicitação feita pelo capitão ao rei?   

 c). Em qual contexto o fragmento foi escrito? 

 4-Leia a fonte e responda em seu caderno:                      

FONTE 1

 

 Engenho dos Erasmos inaugura espetáculo tecnológico. A atração consiste na projeção de imagens de aspectos históricos das Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Fonte: Jornal da USP. Disponível em: . Acesso em: 10 jan.2020

https://jornal.usp.br/institucional/aviso-de-pauta/engenho-dos-erasmos-reconstroi- historia-de-500-anos-em-espetaculo-tecnologico/
FONTE 2

 

Cultivo da Mandioca. Von Martius. (1823-1831) Domínio Público. Fonte: Acervo Arquivo Nacional. Disponível em: .Acesso em: 04 abr.2019 

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cultivo_da_Mandioca_AN.tif


                                       Colonização

  É recorrente a menção, no início do período colonial brasileiro, ao pau-brasil (produto que deu nome ao nosso país), au-e ao açúcar, cuja exploração ocorreu principalmente na região costeira do Brasil. Porém, há outro elemento explorado que necessitou da mão de obra escrava: a mandioca. Sua produção era voltada para o mercado interno, constituindo a base da alimentação dos trabalhadores dos engenhos. Na imagem acima, observa-se uma reprodução de uma plantação de mandioca do século XIX, elaborada por dois cientistas alemães, Von Spix e Von Martius, que estiveram no Brasil. Na outra imagem é possível observar, atualmente, as ruínas do Engenho dos Erasmos, patrimônio histórico localizado na cidade de Santos/SP e um dos primeiros engenhos a ser construídos na Capitania de São Vicente.                                                                Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista. 


a).   Pesquise as características e a forma de produção dos produtos destacados em negrito no texto (pau-brasil, açúcar e mandioca).

 

b).   De acordo com o texto, o pau-brasil inspirou o nome do nosso país. Além de Brasil, foram atribuídas e/ou propostas outras denominações para o país? Quais?

 

 c). como é a utilização desses produtos na atualidade?

Pesquise também sobre as bandeiras e as entradas:

a). Diferenças entre entradas e bandeiras; 

b). Objetivos das expedições;

c). Pontos positivos e negativos.

Pesquise também sobre as bandeiras e as entradas:

a). Diferenças entre entradas e bandeiras; 

b). Objetivos das expedições;

c). Pontos positivos e negativos.


 Bom estudo!



 
















                                          



Nenhum comentário:

Postar um comentário