SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira
Tel. (15) 3555 -1141 – email:
e014312@educacao.sp.gov.br
E E
DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA:
ARTES |
TURMA:
6º ANO B |
||
PROFESSOROR
(A): ADRIANA BUENO DE CAMARGO |
|||
CONTEÚDO:
|
TDIC: ( X ) GRUPOS DE WHATSAPP (
) MATERIAIS IMPRESSO ( X ) BLOGG (
) OUTROS |
||
Período: (envio/entrega
pelos alunos) |
Ex. 08/06 – 15/06 |
||
Horas/ aulas: 2 AULAS |
|
||
Organizar e realizar momentos de sondagem, apreciação, pesquisa,
análise e prática, com base nos objetos de conhecimento e seus modificadores.
HABILIDADES:
(EF06AR01)
Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambelambe e animação nas
artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas
artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de
simbolizar e o repertório imagético
ATIVIDADE 03- 09/11 a 16/11
Caderno do aluno Vol. 04 – paginas 8, 9, 10 e 11.
TEMA – DOBRADURAS
Para ampliação de seu
repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades. Dobradura - é uma modalidade artística que tem
como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem
diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.
Origami - Técnica baseada
na dobra do papel para construção de figuras.
Kirigami - Técnica baseada
no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras. Gravura - é uma
modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma
matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como
madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou
papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar. Existem diversos
estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.
Xilogravura - Técnica que
utiliza matrizes de madeira.
Linoleogravura - Técnica
que utiliza matrizes de placas de borracha.
Lambe-lambe - é um cartaz
de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como
função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também
permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos
estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e
aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde
está colocado.
Animação – técnica que
utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos.
Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de
flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais
ou mesmo animações inteiras feitas em 3D).
Flipbook - técnica de
animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao
serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.
Animação 3D - Técnica
embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam
movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com
mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e
personagens.
ATIVIDADE
1 – SONDAGEM Seu professor irá conversar com a turma sobre os assuntos que
serão tratados neste volume. Participe da conversa e responda às questões:
1.
Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos de dobradura você já viu? Você sabe
o nome de algum tipo de dobradura tradicional japonesa?
2. Os cartazes colados em postes ou paredes,
para você, são Arte ou não? Por quê?
3.
O que você entende por arte do lambe-lambe?
4.
Antes do computador e das gráficas modernas, como os livros, cartazes e
folhetos eram ilustrados? Ou seja, como eram feitas essas ilustrações?
5. O que você sabe sobre gravura? O que
diferencia uma gravura de um outro tipo de desenho ou ilustração?
6.
O que é animação? Que tipos de animação (vídeos animados ou desenhos animados)
você conhece? Como elas são produzidas?
ATIVIDADE
2 – APRECIAÇÃO Agora seu professor irá apresentar e conversar sobre alguns exemplos
de produções artísticas tradicionais e contemporâneas, nacionais e
estrangeiras, de dobradura, gravura, lambe- -lambe e animação. Você pode
acessá-los usando a câmera de um smartphone para ler os QR Codes a seguir, ou
digitando os links.
Nenhum comentário:
Postar um comentário