segunda-feira, 13 de julho de 2020

História 2ª Série EM - A Colonização Espanhola na América

Aula exibida no CMSP - 06/07/2020



Habilidade:

  • Estabelecer relações entre as formas de colonizações portuguesa, espanhola e inglesa, identificando semelhanças e diferenças.
Objetivo:

  • Apresentar o processo de exploração e as diferentes formas de administração colonial na América Espanhola entre os séculos XVI e XVIII.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Povos conquistados

Astecas (1519): Hérnan Cortez, oficial espanhol, consegue dominar o Império Asteca com uma tropa de cerca de 500 soldados, aproveitando-se do estranhamento dos indígenas e das disputas dentro do império asteca, que explorava povos dominados. Com isso, Cortez engrossa suas fileiras com cerca de 6000 indígenas contra Montezuma, Imperados asteca.
Incas (1532): Francisco Pizarro sequestra o Imperador Atahualpa, exigindo ouro em troca da libertação. Aproveitando-se de disputas internas entre Atahualpa e o irmão Huáscar, Pizarro consegue apoio de muitos incas e outros povos guerreiros, e conquista a capital Cuzco.


Mão de obra na colônia

Mita: trabalho indígena obrigatório durante quatro meses do ano. Os indígenas recebiam baixos salários, sendo parte paga em metal, parte em alimentos e bebidas.
Encomienda: o colono espanhol (encomiendero) tem o direito de explorar a mão-de-obra indígena, devendo pagar tributos à metrópole (Espanha).
Mineração: atividades econômica principal, com mão-de-obra indígena (mitayos), que extraía, fundia e transportava o ouro.


Atividades econômicas

Agropecuária: Hacienda (grande propriedade, policultura), produtos nativos, como o milho e a batata, e culturas introduzidas, como a cana-de-açúcar, tabaco e cacau (plantation); criação de gado de corte e de transporte; mãos-de-obra de indígenas e de trabalhadores pobres, sujeitos à escravização por dívidas (hacienda) e escravização do negro africano (plantation).
Manufatura: Obraje (manufatura), produção de artigos de lã (ponchos, xales), destinada ao mercado interno; Artesanato produzido em corporações de ofício, com mão-de-obra livre.
Comércio: Controlado pela Casa de Contratação (Porto de Servilha - Espanha) Sistema de portos únicos.

Administração Colonial

Conselho Real e Supremo das Índias (1524): encarregado das questões militares, jurídicas, legislativas e eclesiásticas da colônia;
Adelantados (adiantados): espanhóis com direitos civis, econômicos e militares sobre território conquistados (exemplos: Cortez e Pizarro);
Vice-reinos: Anula, as concessões aos adelantados e aumentam o poder da metrópole (Espanha) sobre a exploração das riquezas das colônias Nova Espanha, Peru, Nova Granada e Rio da Prata;
Cabildos ou ayuntamientos: Câmaras Municipais para administração e segurança locais.


Sociedade Colonial

Chapetones: Espanhóis que viviam na colônia, grupo com privilégios;
Criollo: Americanos descendentes de espanhóis, com certo status social mas sem privilégios ou participação política.
Mestiços: Chapetones e criollos que tiveram filhos com negros ou indígenas, mão de obra explorada com baixos salários.
Negros escravizados: Vindos do tráfico negreiro para o trabalho escravo na colônia.
Indígenas: nativos que eram escravizados, submetidos a mita e a encomienda.

ATIVIDADES

1- Considerando o uso das mãos-de-obra indígena e do negro africano escravizado, assinale a alternativa que corresponde aos respectivos sistemas de exploração econômica adotados na América Espanhola:
a) Mita, obrajes.
b) Obrajes, hacienda.
c) Hacienda, plantation.
d) Plantation, obrajes.
e) Hacienda, mita.

2- Tendo em vista as características citadas conclui-se que a América espanhola colonial começou como uma sociedade:
a) escolhida para representar e simbolizar o espírito da modernidade europeia no conquistado continente americano.
b) engajada na atividade comercial da qual provinham especiarias para serem distribuídas pelo território da Europa.
c) centrada na extração e beneficiamento mineral de recursos como ouro, prata e  pedras preciosas ali encontrados.
d) fundada na lógica da conquista,ao se fazer uso da violência contra a população indígena para a apropriação de riquezas.
e) voltada para o cultivo da cana-de-açúcar, produto bastante valorizado, tal como se verificou nas colônias portuguesas.



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