Habilidade:
- Estabelecer relações entre as formas de colonizações portuguesa, espanhola e inglesa, identificando semelhanças e diferenças.
- Apresentar o processo de exploração e as diferentes formas de administração colonial na América Espanhola entre os séculos XVI e XVIII.
Povos conquistados
Incas (1532): Francisco Pizarro sequestra o Imperador Atahualpa, exigindo ouro em troca da libertação. Aproveitando-se de disputas internas entre Atahualpa e o irmão Huáscar, Pizarro consegue apoio de muitos incas e outros povos guerreiros, e conquista a capital Cuzco.
Mão de obra na colônia
Encomienda: o colono espanhol (encomiendero) tem o direito de explorar a mão-de-obra indígena, devendo pagar tributos à metrópole (Espanha).
Mineração: atividades econômica principal, com mão-de-obra indígena (mitayos), que extraía, fundia e transportava o ouro.
Atividades econômicas
Agropecuária: Hacienda (grande propriedade, policultura), produtos nativos, como o milho e a batata, e culturas introduzidas, como a cana-de-açúcar, tabaco e cacau (plantation); criação de gado de corte e de transporte; mãos-de-obra de indígenas e de trabalhadores pobres, sujeitos à escravização por dívidas (hacienda) e escravização do negro africano (plantation).
Manufatura: Obraje (manufatura), produção de artigos de lã (ponchos, xales), destinada ao mercado interno; Artesanato produzido em corporações de ofício, com mão-de-obra livre.
Comércio: Controlado pela Casa de Contratação (Porto de Servilha - Espanha) Sistema de portos únicos.
Administração Colonial
Conselho Real e Supremo das Índias (1524): encarregado das questões militares, jurídicas, legislativas e eclesiásticas da colônia;
Adelantados (adiantados): espanhóis com direitos civis, econômicos e militares sobre território conquistados (exemplos: Cortez e Pizarro);
Vice-reinos: Anula, as concessões aos adelantados e aumentam o poder da metrópole (Espanha) sobre a exploração das riquezas das colônias Nova Espanha, Peru, Nova Granada e Rio da Prata;
Cabildos ou ayuntamientos: Câmaras Municipais para administração e segurança locais.
Cabildos ou ayuntamientos: Câmaras Municipais para administração e segurança locais.
Sociedade Colonial
Chapetones: Espanhóis que viviam na colônia, grupo com privilégios;
Criollo: Americanos descendentes de espanhóis, com certo status social mas sem privilégios ou participação política.
Mestiços: Chapetones e criollos que tiveram filhos com negros ou indígenas, mão de obra explorada com baixos salários.
Negros escravizados: Vindos do tráfico negreiro para o trabalho escravo na colônia.
Indígenas: nativos que eram escravizados, submetidos a mita e a encomienda.
ATIVIDADES
1- Considerando o uso das mãos-de-obra indígena e do negro africano escravizado, assinale a alternativa que corresponde aos respectivos sistemas de exploração econômica adotados na América Espanhola:
a) Mita, obrajes.
b) Obrajes, hacienda.
c) Hacienda, plantation.
d) Plantation, obrajes.
e) Hacienda, mita.
2- Tendo em vista as características citadas conclui-se que a América espanhola colonial começou como uma sociedade:
a) escolhida para representar e simbolizar o espírito da modernidade europeia no conquistado continente americano.
b) engajada na atividade comercial da qual provinham especiarias para serem distribuídas pelo território da Europa.
c) centrada na extração e beneficiamento mineral de recursos como ouro, prata e pedras preciosas ali encontrados.
d) fundada na lógica da conquista,ao se fazer uso da violência contra a população indígena para a apropriação de riquezas.
e) voltada para o cultivo da cana-de-açúcar, produto bastante valorizado, tal como se verificou nas colônias portuguesas.
a) escolhida para representar e simbolizar o espírito da modernidade europeia no conquistado continente americano.
b) engajada na atividade comercial da qual provinham especiarias para serem distribuídas pelo território da Europa.
c) centrada na extração e beneficiamento mineral de recursos como ouro, prata e pedras preciosas ali encontrados.
d) fundada na lógica da conquista,ao se fazer uso da violência contra a população indígena para a apropriação de riquezas.
e) voltada para o cultivo da cana-de-açúcar, produto bastante valorizado, tal como se verificou nas colônias portuguesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário