quarta-feira, 4 de novembro de 2020

1º serie A- ARTE

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: ARTES

TURMA: 1º SERIE A

PROFESSOROR (A): ADRIANA BUENO DE CAMARGO

CONTEÚDO: A intervenção e seu registro como documentação.

 

 

 

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

(   ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X  ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: (envio/entrega pelos alunos)

Ex. 08/06 – 15/06

Horas/ aulas: 2 AULAS

 

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

HABILIDADES: Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana.

ATIVIDADE 02- 04/11 a 09/11

TEMA – ARTE CONTEMPORANEA - HELIO OITICICA

 

ATIVIDADES:

Hélio Oiticica realizou uma série de instalações e deixou como referência suas anotações e seus desenhos. Esses registros são importantes para o entendimento das obras e a remontagem das exposições, sem a presença do artista. A performance contemporânea brasileira vem criando paradigmas para o sistema da Arte, como a questão da aquisição da obra apresentada. No passado, seria impensável comprar uma performance. Hoje, essa questão começa a mudar. O Museu de Arte Moderna de São Paulo, por exemplo, por intermédio do Núcleo de Arte Contemporânea, adquiriu duas performances de Laura Lima. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que hoje não se compra apenas o registro da performance – em vídeo ou fotografia – como era comum desde os anos de 1960. Adquire-se também o roteiro dela, a possibilidade de fazê-la novamente. 15 Quando um museu adquire os direitos de uma performance, pode atualizá-la quantas vezes quiser, dando caráter de permanência àquela proposta efêmera. Fotografias, filmes, vídeos e textos começaram a compor o acervo de muitos museus especializados em arte contemporânea após 1950, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea de San Diego, nos Estados Unidos. No Brasil, o Centro de Arte Contemporânea (Inhotim) é um museu a céu aberto que integra meio ambiente, fauna, flora e arte contemporânea. Localizado no município de Brumadinho, em Minas Gerais, tem um acervo formado por obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros criadas depois de 1960. A relação entre o projeto e a performance, a instalação ou a intervenção – ou entre a obra e seu registro – é central para as poéticas contemporâneas e sugere o desenvolvimento de novas formas de documentar, catalogar, preservar e expor obras de arte. A obra toma a forma de registros, documentos, livros, vídeos, discos, mapas, diagramas, projetos, cartas e cartões postais: (retirado do material da 1ª série - Caderno do professor. São Paulo Faz Escola, 2009, p 39).

A História de Hélio Oiticica. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=2pK8dKy-6b8

As obras de Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RCEC8Rn8N8U

Hélio Oiticica (Parte 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ok7Xsj-TwvQ

Hélio Oiticica (Parte 2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t_IkBL1Rmwo

RESPONDA –

1-      Qual seria a melhor forma de preservar um acervo, faça uma pesquisa de qual foi a escolha da família de Hélio Oiticica?

2-       Hélio Oiticica realizava projetos? Quais?

3-      As obras de Hélio Oiticica são híbridas? Quais são as linguagens exploradas em seus trabalhos? Arte híbrida: é o processo de fusão entre as diferentes linguagens (dança, música, teatro e artes visuais), as mídias (jornais, revistas, televisão, rádio) e as mídias digitais (canais de comunicação on-line – sites, blogs e redes sociais), criando novas formas de expressão artística, e transcendendo as fronteiras entre arte e pesquisa, arte e ativismo social/político, arte e cultura pop.

4-      Fale sobre porque a arte de Hélio Oiticica é movimento, corpo e cores?

5-       Se as performances são trabalhos que duram o tempo de sua apresentação, como se faz a divulgação dessas obras? De que modo elas podem permanecer em uma exposição ou em um museu?

6-       Para você, por que seria importante o registro de instalações, intervenções e performances?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário