segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Geografia 2ª Série EM - Bacias hidrográficas e domínios morfoclimáticos do Brasil

Ações de proteção ao ambiente nacional


As 3 categorias de Instrumentos de Proteção do Meio Ambiente



Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 13 de Novembro de 2020, referente ao tema: Ações de Proteção ao Ambiente Nacional. 







02- Leia o texto e responda às questões a seguir. 
            Desenvolvimento sustentável (ds) 
[...] Para alcançarmos o DS, a proteção do ambiente tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente; é aqui que entra uma questão sobre a qual talvez você nunca tenha pensado: qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento? A diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. 
O DS tem seis aspectos prioritários que devem ser entendidos como metas: 
1 - A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.); 
2 – A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver); 
3 – A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal); 
4 – A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc.); 
5 - A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como, por exemplo, os índios); 
6. a efetivação dos programas educativos. 
[...] mendes, marina ceccato. Desenvolvimento Sustentável. disponível em: <http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html>. Acesso em: 12 out. 2012. 
a) Segundo o texto, qual é a diferença entre crescimento e desenvolvimento? 







b) Por que a erradicação da miséria, citada na meta 5, é um dos componentes para a busca do desenvolvimento sustentável? 







03- No município de São Paulo, em uma região vizinha a cinco cidades em expansão e próxima à rodovia Raposo Tavares, existe uma grande área de remanescentes originais da Mata Atlântica. Essa região foi recentemente protegida por lei, com a criação de uma área de preservação ambiental, o Parque Tizo. O parque abriga espécies ameaçadas de extinção, como a araponga, o pica-pau rei e muitas espécies de plantas. Dentre os objetivos das políticas de preservação ambiental, indique qual deles pode ser atendido com a criação do Parque Tizo. 
a) Preservar a biodiversidade da região. 
b) Diminuir as causas do efeito estufa 
c) Diminuir a contaminação ambiental 
d) Diminuir os efeitos do aquecimento global. 
e) Preservar a comunidade local. 


BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 23 de Novembro de 2020. 
Professor Leandro. 

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