Fluxos materiais e Imateriais
Fluxos e Redes Geográficas
Roteiro de Atividades de Geografia
Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 06 de Novembro de 2020, referente ao tema: Fluxo Material e Imaterial.
02- Podemos partir da constatação de que a soberania do Estado, que é sobretudo de base territorial, foi abalada também (e talvez sobretudo) por uma série de problemas que ampliaram sua escala a ponto de hoje se transformarem em questões globais. A desregulamentação dos mercados veio acompanhada pela proliferação das redes ilegais ou ilícitas da economia. Essas correspondem na verdade a circuitos de poder profundamente integrados ao sistema legalmente reconhecido, que avançaram com muita força durante as últimas décadas. ROGÉRIO H. DA COSTA e CARLOS W. PORTO-GONÇALVES Adaptado de A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.
Aponte duas redes ilegais potencializadas exclusivamente em escala local e dois problemas sociais surgidos em escala global, em função do esvaziamento do poder do Estado.
03- Analise a imagem a seguir.
Fonte: HARVEY, DAVID. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989. p. 220.
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) A intensificação da circulação de mercadorias e de pessoas está representada na progressiva redução do planisfério na imagem.
b) Houve uma diminuição real da superfície do planeta paralelamente à conservação de sua forma.
c) A difusão do uso dos transportes modernos acarretou uma diminuição das distâncias métricas entre os continentes.
d) Entre 1950 e 1960, ocorreu um aumento na velocidade máxima dos meios de transporte, diretamente proporcional ao ocorrido nos períodos anteriores.
e) A diminuição do tamanho da representação do planeta entre 1850 e 1960, na imagem, resultou da ampliação do tráfego nos grandes centros urbanos.
BONS ESTUDOS
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 16 de Novembro de 2020.
Professor Leandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário