terça-feira, 15 de setembro de 2020

Geografia 7º Ano EF B - Redes e fluxos de transportes no Brasil

Redes e fluxos de transportes no Brasil

Fluxos e Redes Geográficas

Roteiro de Estudos de Geografia 


Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: Redes e fluxos de transportes no Brasil. 





02- Leia o texto e faça o que se pede. 
Indústria automobilística “[...] se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904, 84 carros já eram registrados na Inspetoria de Veículos. Faziam fila na época figuras ilustres da sociedade paulista: Antonio Prado Júnior, Ermelino Matarazzo, Ramos de Azevedo, José Martinelli e muitos outros. De olho nesse mercado, a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: ‘O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação’. A primeira linha de montagem e o escritório da empresa foram estabelecidos na rua Florêncio de Abreu, centro da cidade de São Paulo. Em 1925, foi a vez da General Motors do Brazil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga. Meses depois já circulava o primeiro Chevrolet. Dois anos depois, a companhia inicia a construção da fábrica de São Caetano do Sul. Nessas alturas, o som das buzinas e o barulho peculiar dos motores já fazem parte do cotidiano do paulista. [...] O reflexo dessas iniciativas no aumento da frota de veículos é surpreendente: entre 1920 e 1939, só no estado de São Paulo, o número de carros de passeio salta de 5 596 para 43 657 e o de caminhões vai de 222 para 25 858”. Fonte: Portal do governo do estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2011. 
a) Explique a relação entre o texto e o declínio das ferrovias no Brasil. 





b) Comente a importância das rodovias para a economia brasileira atual e o estado de conservação delas. 





03- Leia o texto e responda. 
Esse trânsito que maltrata 
Nas primeiras horas da manhã e no fim do dia, as ruas das cidades médias e grandes têm uma só paisagem: filas de carros e ônibus soltando fuligem e fumaça. São horas perdidas para as pessoas e toneladas de combustíveis gastas para nada. Além disso tudo, as pessoas sofrem. Muitos sentem ansiedade, que causa acidez no estômago. Ficar sentado por muito tempo prende o intestino, diminui a circulação e causa dores nas pernas. Inalar poluentes causa sonolência, dor de cabeça e problemas respiratórios. 
O principal responsável por esse sofrimento é o número excessivo de automóveis. Para dar passagem a eles as ruas são alargadas, avenidas, viadutos e túneis construídos, os estacionamentos se multiplicam, derrubando árvores e monumentos históricos. Fonte: RODRIGUES, Rosicler Martins. Cidades brasileiras: do passado ao presente. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 
Com base no texto e em seus conhecimentos, responda: 
a) O excesso de veículos nas ruas pode causar quais problemas? 





b) Cite alternativas que minimizariam o problema do trânsito nas grandes cidades. 






BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário