segunda-feira, 23 de novembro de 2020

História 8º Ano EF - Resistência Indígenas e Africanas nas Américas

  Aula exibida no CMSP - 06/11/2020



Habilidade:

  • Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violência sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Objetivo:
  • Analisar a presença de resistência indígena e dos africanos escravizados nas Américas. Vamos refletir sobre o racismo e o preconceito como uma permanência da América colonial.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Cronologia das Leis
  • 1824 - Lei imperial prevê educação primária gratuita a todos, mas excluía os negros.
  • 1871 - Lei do Ventre Livre.
  • 1885 - Lei do Sexagenário.
  • 13 de maio de 1888 - Abolição da escravatura.
  • 1890 - Lei dos Vadios e Capoeiras. Somente em 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.
  • 1937-1945 - Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, os cultos afro sofrem grande repressão.

ATIVIDADES

1- Como foi a participação dos africanos escravizados na sociedade colonial do Brasil entre os séculos XVIII e XIX?

2- Analise as fontes e responda: 

Fonte 1


Fonte 2

O tráfico negreiro foi uma prática legalmente aceita até o final do século XVIII, quando passou por um entrave frente às perspectivas e aos anseios da nova fase do sistema capitalista, à luz do Iluminismo e da Revolução Industrial. Nesse contexto, a Inglaterra, mesmo tendo acumulado riquezas com a escravidão e o tráfico de escravos, ao atender aos seus novos interesses, iniciou um movimento para impedir esse comércio. Além de o tráfico humano ser considerado, no entendimento intelectual, desprezível, era interessante comercialmente para a Inglaterra diminuir a capacidade de produção de açúcar do Brasil e de Cuba (que o produziam com mão de obra escrava) e ampliar as possibilidades de venda dos seus produtos industrializados com o aumento de assalariados. Assim, o Império Britânico aboliu o tráfico em 1808 e a escravidão em 1833; disponibilizou sua Marinha para vigiar a patrulhar as costas africanas, além de utilizar sua influência para pressionar nações aliadas a acabar com o tráfico de pessoas.
Diante dessa situação, o Brasil, como importante parceiro comercial da Inglaterra, teve que se adequar às novas políticas sobre a escravidão, ao mesmo tempo que precisava garantir a seguridade financeira da elite nacional. Assim, leis foram criadas para reprimir o tráfico, mas não foram cumpridas (dando origem ao termo "para inglês ver"), como mostram os números da entrada de escravos entre os anos de 1846 e 1849, em que se estima o ingresso de mais de 50 mil pessoas em situação de escravidão.

a) De que se trata a fonte 1? Qual é o tema abordado?

b) Qual é o tema abordado pela fonte 2?


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