segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Português 9º B EF - Por dentro do Poema

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

9º ano "B"   Profª Luane

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  23 DE NOVEMBRO DE 2020

 

ATIVIDADE

RESPONDER AS QUESTÕES DO CADERNO DO ALUNO ´´APRENDER SEMPRE``, POR DENTRO DO POEMA: PÁG 50-52.

ESCOLHER UM DOS POETAS CITADOS ABAIXO E FAZER UMA PESQUISA SOBRE O POETA ESCOLHIDO:

ü FERNANDO PESSOA

ü FLORBELA

ü CECÍLIA MEIRELES

FERNANDO PESSOA

 

Entre o sossego e o arvoredo

 

Entre o sossego e o arvoredo,

Entre a clareira e a solidão,

Meu devaneio passa a medo

Levando-me a alma pela mão.

É tarde já, e ainda é cedo.

[...]

________________________________________________________________________________

FLORBELA ESPANCA

O MEU ORGULHO

 

Lembro-me o que fui dantes. Quem me dera

Não me lembrar! Em tardes dolorosas

Eu lembro-me que fui a Primavera

Que em muros velhos fez nascer as rosas!

 

As minhas mãos, outrora carinhosas,

Pairavam como pombas... Quem soubera

Pois que tudo passou e foi quimera,

E porque os muros velhos não dão rosas!

 

São sempre os que eu recordo que me esquecem...

Mas digo para mim: «Não me merecem...»

E já não fico tão abandonada!

 

Sinto que valho mais, mais pobrezinha:

Que também é orgulho ser sozinha,

E que também é nobreza não ser nada!

________________________________________________________________________________

CECÍLIA MEIRELES

 

RETRATO

 

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

 

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

 

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida

A minha face?


Nenhum comentário:

Postar um comentário