terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

3º A E.M História 11/02/2021 REVOLUÇÃO INGLESA E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 3º A E.M.

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

Revolução Industrial  e  Inglesa

 

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período: 11 a 19 de fevereiro  de 2021

ENTREGA: até 19/02/2021

Horas/ aulas: 2 semanais

 

 

 Habilidades: 

-        Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.

-        Estabelecer relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da atual concepção de cidadania.

-        Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial e a mobilização operaria.

                                                                                                

Objetos de conhecimento.

Revolução Inglesa

-        Compreender o sistema de governo até o século XVIII.

-        Estimular uma reflexão sobre fonte iconográficas.

-        Reconhecer o início  do processo das transformações políticas-sociais .

Revolução Industrial

-        Reconhecimento das especificidades que permitiram à Inglaterra o pioneirismo no processo de industrialização.

-        Percepção das transformações econômicas e principalmente das mudanças nos hábitos e nas relações de trabalho existentes no território inglês.

 

AVALIAÇÃO:

Retorno das atividades através de fotos enviado por WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.

      

 

Análise de fontes iconográficas  e materiais

 



Após a análise  da imagem ,responda:

Que tipo de fonte é esta? Quando foi tirada esta fotografia? Onde?
- Quem é a pessoa representada? Por que ela está usando uma coroa?
- Em qual tipo de governo existem reis ou rainhas? Além da coroa, quais outros símbolos representam uma monarquia?

 

 

Frontispício do panfleto The world turn'd upside down, or, A briefe description of the ridiculous fashions of these distracted times (1647), de John Taylor.

 Gravura de John Smith. Disponível em: Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Tradução livre do texto: “O mundo de ponta-cabeça ou uma breve descrição dos ridículos costumes desses tempos furiosos”. Por J. T., um bem-intencionado do rei, do Parlamento e do reino. Londres: Impresso por John Smith. 1647.”

 

Trecho do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor

“A imagem que está impressa na capa

É como a monarquia, se você olhar para ela

Pois se você notá-la como ela é,

É uma metamorfose transformada.

Essa monstruosa imagem simplesmente declara

 Esta terra (bem fora de ordem) fora da praça

 Suas calças em seus ombros aparecem

Seu gibão está vestido em suas partes inferiores

Suas botas e esporas estão em seus braços e mãos

 Suas luvas em seus pés (onde ele fica em pé)

A igreja está virada (uma visão lamentável)

O castiçal acima, a luz abaixo

O coelho caça o cachorro, o rato caça o gato

 O cavalo chicoteia a carroça (eu rezo para isso)

O carrinho de mão dirige o homem [...]

” Trecho do panfleto The world turn'd upside down, or, A briefe description of the ridiculous fashions of these distracted times (1647), de John Taylor.

Disponível em: . Tradução livre. Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

 Glossário Metamorfose: Mudança de forma; transformação. Gibão: Veste sem mangas; casaco curto. Esporas: Instrumento de metal com pontas, colocado na parte de trás do calçado pelo cavaleiro.

 

Trecho do livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes

 “Feito isto, à multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado, em latim civitas.

 É esta a geração daquele grande Leviatã, ou antes (para falar em termos mais reverentes) daquele Deus Mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa. Pois graças a esta autoridade que lhe é dada por cada indivíduo no Estado, é-lhe conferido o uso de tamanho poder e força que o terror assim inspirado o torna capaz de conformar as vontades de todos eles, no sentido da paz em seu próprio país, e ela ajuda mútua contra os inimigos estrangeiros. É nele que consiste a essência do Estado, a qual pode ser assim definida: uma pessoa de cujos atos uma grande multidão, mediante pactos recíprocos uns com os outros, foi instituída por cada um como autora, de modo a ela poder usar a força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurara paz e a defesa comum.”

 HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de Estado eclesiástico e civil. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 105-106.

 Glossário Leviatã: Monstro marinho citado na Bíblia e, por extensão, o Estado como soberano absoluto. Recíproco: Mútuo, correspondido, bilateral.

 

Analise  a imagem referente ao panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647),de John Taylor.

 

Quando e onde ela circulou; o que é um panfleto político?

 

Perceber as particulares políticas e sociais da Inglaterra do século XVII, como:

Quais elementos compõem a imagem?



 Quais posições estes elementos ocupam na imagem?



Estas posições estão corretas?

 


Os animais e instrumentos de trabalho que aparecem na fonte são de uma sociedade rural ou urbana?



Por que, numa monarquia, tudo está de ponta-cabeça se o monarca está de ponta-cabeça?

 


A fonte é uma crítica ou um elogio à figura do rei?



                          Analise do sistema de governo do século XVIII  ao século XXI

Qual a diferença entre um monarca e um presidente?



- Qual é o papel de uma rainha ou de um rei? Será que esse papel mudou ao longo do tempo? Qual o papel da rainha da Inglaterra hoje?

 

Revolução Industrial

Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.

O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.

Produzir mercadorias ficou mais barato e acessível, porém trouxe a desorganização da vida rural e estragos ao meio-ambiente.

 

Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aVQ_1srdzK4&feature=emb_logo. Acessado em 06/02/2021

 

Após assistir o vídeo,  produza  seu mapa mental, com as ideias principais sobre a Revolução Industrial.



Sugestão de modelo de mapa mental

Ps: Fique à vontade para construir o seu modelo .

 

 

 

Fonte:

 Revolução Industrial https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/. Acessado  em 06/02/2021

Revolução Industrial https://www.youtube.com/watch?v=aVQ_1srdzK4&feature=emb_logo. Acessado em 06/02/2021

Revolução Inglesa https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5719/revolucoes-inglesas-entendendo-o-papel-do-reiAcessado em 05/02/2021


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário