E
E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA |
|||
DISCIPLINA: HISTÓRIA |
TURMA: 3º A E.M. |
||
PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva |
|||
CONTEÚDO: Revolução
Industrial e Inglesa |
TDIC: ( X ) GRUPOS DE WHATSAPP ( X ) MATERIAIS IMPRESSO ( ) BLOGG ( X ) OUTROS |
||
Período: 11 a 19 de fevereiro de 2021 |
ENTREGA: até 19/02/2021 |
||
Horas/ aulas: 2 semanais |
|||
Habilidades:
-
Reconhecer
as principais características dos processos de independência das colônias
europeias na América.
-
Estabelecer
relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da
atual concepção de cidadania.
-
Reconhecer
a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial e
a mobilização operaria.
Objetos de conhecimento.
Revolução Inglesa
-
Compreender
o sistema de governo até o século XVIII.
-
Estimular
uma reflexão sobre fonte iconográficas.
-
Reconhecer
o início do processo das transformações
políticas-sociais .
Revolução Industrial
-
Reconhecimento das especificidades que
permitiram à Inglaterra o pioneirismo no processo de industrialização.
-
Percepção das transformações econômicas e
principalmente das mudanças nos hábitos e nas relações de trabalho existentes
no território inglês.
AVALIAÇÃO:
Retorno das atividades através de fotos enviado por WhatsApp e devolutiva
do impresso no dia das aulas remotas.
Análise de fontes
iconográficas e materiais
Após a análise
da imagem ,responda:
Que tipo de fonte é esta? Quando foi tirada esta fotografia?
Onde?
- Quem é a pessoa representada? Por que ela está usando uma coroa?
- Em qual tipo de governo existem reis ou rainhas? Além da coroa, quais
outros símbolos representam uma monarquia?
Frontispício do panfleto The world turn'd upside down, or, A briefe description of the ridiculous fashions of these distracted times (1647), de John Taylor.
Gravura de John
Smith. Disponível em: Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Tradução livre do texto: “O mundo de ponta-cabeça ou uma
breve descrição dos ridículos costumes desses tempos furiosos”. Por J. T., um
bem-intencionado do rei, do Parlamento e do reino. Londres: Impresso por John
Smith. 1647.”
Trecho do
panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor
“A imagem que
está impressa na capa
É como a
monarquia, se você olhar para ela
Pois se você
notá-la como ela é,
É uma
metamorfose transformada.
Essa monstruosa
imagem simplesmente declara
Esta terra (bem fora de ordem) fora da praça
Suas calças em seus ombros aparecem
Seu gibão está
vestido em suas partes inferiores
Suas botas e
esporas estão em seus braços e mãos
Suas luvas em seus pés (onde ele fica em pé)
A igreja está
virada (uma visão lamentável)
O castiçal
acima, a luz abaixo
O coelho caça o
cachorro, o rato caça o gato
O cavalo chicoteia a carroça (eu rezo para
isso)
O carrinho de
mão dirige o homem [...]
” Trecho do panfleto The world turn'd upside down, or, A
briefe description of the ridiculous fashions of these distracted times (1647),
de John Taylor.
Disponível em: . Tradução livre. Acesso em: 3 de dezembro de
2018.
Glossário Metamorfose:
Mudança de forma; transformação. Gibão: Veste sem mangas; casaco curto.
Esporas: Instrumento de metal com pontas, colocado na parte de trás do calçado
pelo cavaleiro.
Trecho do livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes
“Feito isto, à
multidão assim unida numa só pessoa se chama Estado, em latim civitas.
É esta a geração
daquele grande Leviatã, ou antes (para falar em termos mais reverentes) daquele
Deus Mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa. Pois
graças a esta autoridade que lhe é dada por cada indivíduo no Estado, é-lhe
conferido o uso de tamanho poder e força que o terror assim inspirado o torna
capaz de conformar as vontades de todos eles, no sentido da paz em seu próprio
país, e ela ajuda mútua contra os inimigos estrangeiros. É nele que consiste a
essência do Estado, a qual pode ser assim definida: uma pessoa de cujos atos
uma grande multidão, mediante pactos recíprocos uns com os outros, foi
instituída por cada um como autora, de modo a ela poder usar a força e os
recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para assegurara paz e
a defesa comum.”
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria,
forma e poder de Estado eclesiástico e civil. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural,
1983, p. 105-106.
Glossário Leviatã: Monstro marinho citado na
Bíblia e, por extensão, o Estado como soberano absoluto. Recíproco: Mútuo,
correspondido, bilateral.
Analise a imagem referente ao panfleto “O mundo de
ponta-cabeça” (1647),de John Taylor.
Quando e onde ela circulou;
o que é um panfleto político?
Perceber as
particulares políticas e sociais da Inglaterra do século XVII, como:
Quais elementos
compõem a imagem?
Quais posições estes elementos ocupam na
imagem?
Estas posições
estão corretas?
Os animais e instrumentos de trabalho que aparecem na fonte são de uma sociedade rural ou urbana?
Por que, numa
monarquia, tudo está de ponta-cabeça se o monarca está de ponta-cabeça?
A fonte é uma crítica ou um elogio à figura do
rei?
Analise do sistema de governo do século XVIII ao século XXI
Qual a diferença entre um monarca e um presidente?
- Qual é o papel de uma rainha ou de um rei? Será que esse papel mudou
ao longo do tempo? Qual o papel da rainha da Inglaterra hoje?
Revolução Industrial
Revolução
Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que
começou na Inglaterra no século XVIII.
O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério
norte durante todo o século XIX e início do século XX.
Produzir mercadorias ficou mais barato e acessível, porém trouxe a
desorganização da vida rural e estragos ao meio-ambiente.
Assista o
vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aVQ_1srdzK4&feature=emb_logo. Acessado em 06/02/2021
Após
assistir o vídeo, produza seu mapa mental, com as ideias principais
sobre a Revolução Industrial.
Sugestão de
modelo de mapa mental
Ps: Fique à
vontade para construir o seu modelo .
Fonte:
Revolução Industrial https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/. Acessado em 06/02/2021
Revolução Industrial https://www.youtube.com/watch?v=aVQ_1srdzK4&feature=emb_logo. Acessado em 06/02/2021
Revolução Inglesa https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5719/revolucoes-inglesas-entendendo-o-papel-do-rei. Acessado em 05/02/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário