E E DIÓGENES RIBEIRO DE
LIMA |
|||
DISCIPLINA: Projeto de Vida |
TURMA: 6º Ano A |
||
PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva |
|||
CONTEÚDO: Situação de Aprendizagem I "Eu e o outro" Desafio dos superpoderes |
TDIC: ( x ) GRUPOS DE WHATSAPP ( x ) MATERIAIS IMPRESSO ( ) BLOGG ( )
OUTROS |
||
Período: 22 e 23 de fevereiro de 2021 |
Entrega:
até dia 26/02 |
||
Horas/ aulas: 02 |
Semanal |
||
HABILIDADES:
Empatia, respeito, tolerância ao
estresse, autoconfiança, tolerância à frustação e organização.
OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
Promover o
autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional;
Auto avaliação das próprias competências socioemocionais.
AVALIAÇÃO:
Retorno das atividades através de fotos enviado por
WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.
Professora
Claudia Ribas
(41) 98458 3020
PROJETO DE VIDA 6ºA
Aula 1
MISSÃO 1:
DESCOBRINDO “SUPERPODERES”
Provavelmente, em algum momento de sua vida,
você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força
de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são
poderes que vemos nos filmes de super-heróis.
Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria?
Saindo do mundo da imaginação dos
super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes.
Isso quer
dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial.
Ninguém no mundo é igual a você!
Para
pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si
mesmo(a).
Para
descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido exercício.
Preencha a tabela a seguir.
Se
precisar copie o quadro no seu Diário e adicione mais linhas se necessário.
Eu sou
bom (boa) em |
Eu
preciso aprender a |
Eu tenho
medo de |
Eu me
animo quando |
Eu não
gosto de |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agora compartilhe
sua
Como foi?
O que foi mais fácil e o que foi mais difícil.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que
você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento. Assim como conhecemos
outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores – também temos que
conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos
sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma
situação específica acontece etc.
Para
terminar esta missão, considerando o que indicou na tabela anterior, pense em 3
superpoderes que você já tem!
Vale de tudo: saber guardar um segredo,
conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te
chateia etc. Anote seus superpoderes no seu Diário de Práticas e Vivências
Qual o
poder você possui?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEITURA
COMPLEMENTAR
Quando pensamos em heróis, logo lembramos dos
filmes e quadrinhos que contam a história de seres dotados de capacidades
sobre-humanas e nos causam empolgação e vontade de ter um superpoder.
Os super heróis da vida real não participam de
filmes com cenas ensaiadas ou efeitos especiais, mas, mesmo sentindo medo,
encaram todos os desafios, mesmo que, em alguns casos, tenham de sacrificar a
própria vida.
O Incrivel.club
reuniu brasileiros comuns que se tornaram verdadeiros super heróis. Aqui um
deles:
Heley de Abreu Silva Batista
Em
2017, a cidade mineira de Janaúba (Minas Gerais) ficou tristemente famosa por
um incêndio em uma creche que deixou 14 mortos e foi provocado por um vigilante
que trabalhava no local. Heley que era a professora da creche, em um ato de
bravura, abraçou o criminoso, numa forma de impedir que o ataque continuasse e
também ajudou no regaste das crianças feridas. Ela ficou com 90% do corpo
queimado e não resistiu aos ferimentos.
O governo concedeu a Heley a “Ordem Nacional do
Mérito” que condecora o gesto de coragem e heroísmo da professora que
sacrificou sua vida. Em Fortaleza, como forma de homenagem, foi criado um
Centro Educacional chamado de Professora Heley de Abreu Silva Batista.
Fonte: https://incrivel.club/inspiracao-historias/conheca-10-super-herois-brasileiros-que-nao-usam-capa-730160/
E
você conhece alguma história de um super-herói da vida real?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 2
MISSÃO 2:
NOMEANDO COMPETÊNCIAS
Agora
que você está se conhecendo melhor, é hora de falar das competências
socioemocionais que são como “poderes”
Elas
dizem respeito a como pensamos, sentimos, decidimos e agimos. Essas
competências nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e a não
desistir diante do primeiro problema. E desenvolver tudo isso na escola é uma
grande chance!
Atenção,
estudante! Competências socioemocionais não são superpoderes. Este é só um
jeito de começarmos a discussão sobre o assunto, que vai durar até o final do
Ensino Médio. E só para lembrar, as competências socioemocionais podem ser
desenvolvidas de forma intencional e com o apoio da escola.
Você já
reparou que, às vezes, conseguimos contar histórias em que usamos alguma destas
competências, mas não encontramos a palavra exata para dizer o seu nome?
Por exemplo, como chamar aquilo que nos fez
ter coragem para conversar pela primeira vez com um(a) outro(a) estudante que
não conhecíamos no começo do ano?
Ou, como
se referir ao que não deixou você desistir de tentar passar de fase no
videogame, mesmo depois de ter perdido muitas vezes seguidas?
Nesta missão, Recorte as tarjetas com a competências e seus significados ( as imagens são para auxiliar na
compreensão) e faça os pares.
Você aceita
esse desfio?
Lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo |
Confiança que temos em nós mesmos e em nossas capacidades |
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa |
É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade
realizar propósitos coletivos |
Pode ser entendida como a capacidade do indivíduo em lidar
com algo que não gosta. |
Demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma
entidade (como nação, religião, política, dentre outros) |
EMPATIA |
RESPEITO |
TOLERÂNCIA AO
ESTRESSE |
AUTOCONFIANÇA |
TOLERÂNCIA A
FRUSTAÇÃO |
ORGANIZAÇÃO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário