terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

6º ANO A - E.F. - PROJETO DE VIDA -AULA 22 E 23 /2/2021

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Projeto de Vida

TURMA: 6º Ano A

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

Situação de Aprendizagem I

"Eu e o outro"

Desafio dos superpoderes

TDIC:

(  x ) GRUPOS DE WHATSAPP

(  x ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  ) BLOGG

(   ) OUTROS

Período: 22 e 23 de fevereiro de 2021

Entrega: até dia 26/02

Horas/ aulas: 02

Semanal

 

 

HABILIDADES:

Empatia, respeito, tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustação e organização.

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:

Promover o autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional;

 Auto avaliação  das próprias  competências socioemocionais.

 

AVALIAÇÃO:

Retorno das atividades através de fotos enviado por WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.

 

 

Professora

Claudia Ribas

(41) 98458 3020

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO  DE VIDA 6ºA

 

 

Aula 1

MISSÃO 1: DESCOBRINDO “SUPERPODERES”

   Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis.  Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria?

   Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes.

Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial.

 Ninguém no mundo é igual a você!

Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).

Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido exercício.

 Preencha a tabela a seguir.

Se precisar copie o quadro no seu Diário e adicione mais linhas se necessário.

Eu sou bom (boa) em

Eu preciso aprender a

Eu tenho medo de

Eu me animo quando

Eu não gosto de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora compartilhe sua experiência

Como foi? O que foi mais fácil e o que foi mais difícil.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento. Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores – também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.

Para terminar esta missão, considerando o que indicou na tabela anterior, pense em 3 superpoderes que você já tem!

 Vale de tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te chateia etc. Anote seus superpoderes no seu Diário de Práticas e Vivências

Qual o poder você possui?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEITURA COMPLEMENTAR

Quando pensamos em heróis, logo lembramos dos filmes e quadrinhos que contam a história de seres dotados de capacidades sobre-humanas e nos causam empolgação e vontade de ter um superpoder.
Os super heróis da vida real não participam de filmes com cenas ensaiadas ou efeitos especiais, mas, mesmo sentindo medo, encaram todos os desafios, mesmo que, em alguns casos, tenham de sacrificar a própria vida.

O Incrivel.club reuniu brasileiros comuns que se tornaram verdadeiros super heróis. Aqui um deles:

    Heley de Abreu Silva Batista

    Em 2017, a cidade mineira de Janaúba (Minas Gerais) ficou tristemente famosa por um incêndio em uma creche que deixou 14 mortos e foi provocado por um vigilante que trabalhava no local. Heley que era a professora da creche, em um ato de bravura, abraçou o criminoso, numa forma de impedir que o ataque continuasse e também ajudou no regaste das crianças feridas. Ela ficou com 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.
O governo concedeu a Heley a “Ordem Nacional do Mérito” que condecora o gesto de coragem e heroísmo da professora que sacrificou sua vida. Em Fortaleza, como forma de homenagem, foi criado um Centro Educacional chamado de Professora Heley de Abreu Silva Batista.

Fonte: https://incrivel.club/inspiracao-historias/conheca-10-super-herois-brasileiros-que-nao-usam-capa-730160/

 

E você conhece alguma história de um super-herói da vida real?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Aula 2

MISSÃO 2: NOMEANDO COMPETÊNCIAS

  Agora que você está se conhecendo melhor, é hora de falar das competências socioemocionais que são como “poderes”

Elas dizem respeito a como pensamos, sentimos, decidimos e agimos. Essas competências nos ajudam a aprender a superar obstáculos no dia a dia e a não desistir diante do primeiro problema. E desenvolver tudo isso na escola é uma grande chance!

Atenção, estudante! Competências socioemocionais não são superpoderes. Este é só um jeito de começarmos a discussão sobre o assunto, que vai durar até o final do Ensino Médio. E só para lembrar, as competências socioemocionais podem ser desenvolvidas de forma intencional e com o apoio da escola.

 

Você já reparou que, às vezes, conseguimos contar histórias em que usamos alguma destas competências, mas não encontramos a palavra exata para dizer o seu nome?

 Por exemplo, como chamar aquilo que nos fez ter coragem para conversar pela primeira vez com um(a) outro(a) estudante que não conhecíamos no começo do ano?

Ou, como se referir ao que não deixou você desistir de tentar passar de fase no videogame, mesmo depois de ter perdido muitas vezes seguidas?

       Nesta missão,  Recorte as tarjetas com a competências  e seus  significados ( as imagens são para auxiliar na compreensão) e faça os pares.

Você aceita esse desfio?

Lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo

 


Confiança que temos em nós mesmos e em nossas capacidades

 


Ação de se colocar no lugar de outra pessoa

 


 É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos

 


Pode ser entendida como a capacidade do indivíduo em lidar com  algo que não gosta.

 


Demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou para uma entidade (como nação, religião, política, dentre outros)



 

EMPATIA

RESPEITO

TOLERÂNCIA AO ESTRESSE

AUTOCONFIANÇA

TOLERÂNCIA A FRUSTAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário