Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos Estados totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio, como o holocausto;
Relacionar a Carta dos Diretos Humanos ao processo de afirmação dos Direitos Humanos e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.
Objetivos:
Analisar o processo histórico que favoreceu a ascensão dos regimes totalitários fascismo e nazismo e compreender os aspectos políticos e sociais que regem a Carta dos Direitos Humanos;
Relacionar a construção dos regimes totalitários com o extermínio dos judeus, o Holocausto;
Compreender os aspectos políticos que regem a carta dos Direitos Humanos.
Registre suas considerações sobre o tema, as atividades e pesquisas propostas
A Segunda Guerra Mundial
A década de 30 do século XX foi marcada pela radicalização do nacionalismo exaltado, característicos dos regimes nazista e fascista, e pelo crescente espírito militarista. A Liga das Nações encontrava-se cada vez mais desacreditada em suas promessas pacifistas. No continente europeu, a paz era mantida em condições precárias. Todo esse processo levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.
Adolf Hitler, em 1934, apesar dos impedimentos determinados pelo Tratado de Versalhes, iniciou a restruturação do exército da Alemanha, a fim de viabilizar a expansão territorial do país. Em 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e os Sudetos, região da atual República Tcheca, e, em 1939, invadiu a Polônia, despertando reações da França e da Inglaterra, o que motivou o início da Segunda Guerra Mundial. Itália, Japão e Alemanha formaram a aliança militar conhecida como Eixo, obtendo vitórias consideráveis de 1940 a 1942.
Apenas em 1941, os norte-americanos passaram a participar do conflito, após o ataque dos japoneses à sua base militar de Pearl Harbour, no Pacífico. O país se juntou a França, Inglaterra e União Soviética - os chamados Aliados.
2- Qual a relação do Tratado de Versalhes com a 2ª Guerra Mundial?
3- Leia o texto abaixo e responda as questões em seu caderno:
Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor.
Firmado há 100 anos, acordo entre nações buscou impedir hegemonia econômica da
Alemanha, segundo docente da USP.
Segundo o professor Everaldo de Oliveira Andrade, do Departamento de História
da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o tratado foi
assinado em uma situação peculiar, na derrota dos grandes impérios do centro – Austro-Húngaro, Alemão e Otomano. “Na verdade, o Tratado de Versalhes é parte de um
conjunto de tratados. É o mais conhecido, mas houve outros tratados com outros países
derrotados que impuseram uma série de dificuldades para que esses países se
recuperassem rapidamente dos efeitos da Primeira Guerra Mundial”, afirma.
(...) O nazismo expressa uma tensão interna da sociedade alemã. É uma reação da
pequena burguesia contra a possibilidade de uma revolução socialista na Alemanha.
Representa uma reação exacerbada e radical da burguesia e do capital alemão contra o
risco iminente de uma insurreição operária em um momento de crise econômica e social
profunda na Alemanha, na década de 1930, pós-crise de 1929, que foi agravada, sim, se
levarmos em consideração outros fatores, pelo Tratado de Versalhes.”
Porém, na opinião do professor, não há um fio de ligação direto entre o tratado e o
nazismo, mesmo porque em outros países há fenômenos que ocorreram antes até da crise
de 1929 como o fascismo italiano, em 1922, e logo a seguir, como a Falange Espanhola
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(1933-1934) e outros movimentos de extrema direita que se desenvolveram em outros
países. “O nazismo tem esse componente de tentar ser uma resposta, e é uma
situação de desespero de um setor da sociedade alemã que busca uma solução
mágica, que acaba levando à tragédia da Segunda Guerra Mundial”,
comenta, acrescentando que a Segunda Guerra Mundial é uma continuidade
das tensões que não foram resolvidas na Primeira Guerra Mundial.
Fonte: COSTA, C. Tratado de Versalhes marcou nova fase do capitalismo, diz professor. Jornal da USP,
2019.
a) Qual é o nome do autor e a data em que foi escrito o documento? Onde ele foi publicado?
Podemos inferir as razões da elaboração do tratado? Explique.
b) O texto apresenta uma situação peculiar, vivenciada por grandes impérios. Quais são esses
impérios?
c) Qual é o assunto central apresentando na fonte acima? Explique.
d) Qual é a opinião do especialista no texto sobre o Tratado de Versalhes e a questão do nazismo?
Eles realmente estariam relacionados? Explique.
e) A partir do texto é possível inferir quais os motivos que levaram ao surgimento do nazismo?
Explique.
4- Leia a fonte abaixo e responda as questões.
Os Vagões foram abertos e rampas de madeira colocadas na altura do assoalho para as pessoas descerem. Fomos recebidos pelos nazistas acompanhados de fuzis, apitos e cães de guarda. Se o fim daquela insuportável viagem representou um alívio, o pior ainda estaria por vir. “Alle runter! Alle runter!” (Desçam todos! Desçam todos!), eles gritavam. Foi a nossa saudação de boasvindas. Quem não obedecia, apanhava. Muitas pessoas desceram cambaleando e outros foram arrastadas já sem vida de dentro dos vagões. Os prisioneiros do campo subiam e recolhiam os pertences dos novos companheiros e até penicos eram requisitados pelos nazistas. Imediatamente veio ordem de separação: “Direita! Esquerda!”. Crianças abaixo de 12 anos e velhos acima 60 eram separados à esquerda. (...) A seguir, rasparam nossos cabelos e todos os pelos do corpo. Sobre a pele raspada e irritada, esfregaram creolina. Ardia como carne viva. Por último, fomos empurrados para a sala de banho. (..) Ao chegar minha vez, estendi o braço. E uma numeração foi tatuada na parte externa do meu antebraço. Morria Andor Stern e nascia “83892” (...). Fonte: PIERIN, Gabriel Davi. Uma estrada na escuridão: a incrível história de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao holocausto. Editora: Ateliê de Palavras, 2015.
a) Considerando a narrativa, qual é o contexto a que se refere este fragmento?
b) Escreva sobre o que mais lhe chamou a atenção no fragmento.
c) Na fonte apresentada é possível reconhecer a organização dos campos de concentração? Explique a metodologia utilizada pelos nazistas para a implementação deles.
d) Faça uma PESQUISA e escreva sobre o Holocausto, sobre as ideias em que se baseavam os nazistas para a sua elaboração e as práticas de extermínio utilizadas nos campos de concentração.
5- Leia o texto, analise-o e responda as atividades abaixo em seu caderno:
O Brasil enviou por volta de 25 mil soldados para lutar na 2ª Guerra Mundial. Eles foram chamados de “pracinhas”. O termo surgiu da expressão “sentar praça” (alistar-se nas Forças Armadas), referindo-se ao soldado sem patentes na hierarquia militar enviado para lutar junto aos Aliados na Campanha da Itália. Cerca de 1.500 brasileiros foram mortos na 2ª Guerra Mundial.
a) Pesquise sobre a participação dos brasileiros na 2ª Guerra Mundial.
b) O Brasil foi pressionado pela Alemanha e pelos Estados Unidos para participar deste conflito. Por quê?
c) O Brasil embarcou para a 2ª Guerra Mundial em 1944.
Em que país os pracinhas brasileiros lutaram?
d) Qual foi o grupo que o presidente Getúlio Vargas apoiou na 2ª Guerra Mundial? Por que ele tomou esta decisão?
e) Explique o motivo pelo qual o símbolo do brasão da Força Expedicionária Brasileira era uma cobra fumando.
6- Leia o fragmento abaixo e pesquise sobre o ataque atômico no Japão para responder as questões propostas.
Em agosto de 1945, foram lançadas duas bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Conhecidas como Little Boy e Fat Man, o poder de destruição dessas armas tomou proporções devastadoras, matando quase 200 mil pessoas.
Fonte: Elaborado Especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Quem realizou o ataque?
b) Quem eram os aliados dos japoneses na 2ª Guerra Mundial?
c) Qual foi o principal motivo para o ataque ao Japão?
d) Qual a consequência deste ataque no final da 2ª Guerra Mundial, para o Japão e seus aliados? Explique.
Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
Objetivo:
Refletir acerca do protagonismo dos diferentes grupos sociais e étnicos, identificando suas atuações e influências nas lutas pela independência no Brasil e na América Latina.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Processo de Independência nas Américas
A Independência do Brasil compartilha com uma origem comum com a da América espanhola, uma vez que ambas foram acionadas pela invasão da Península Ibérica por Napoleão, em 1808.
Esses processos de independência dos países da América Latina são influenciados pelo clima político e intelectual do movimento Iluminista que ocorria na Europa e alcançou as classes mais ricas das colônias.
Europa enfraquecida com a chamada "Era das Revoluções".
Colônias sentiram que seria a hora certa para lutar pela sua independência.
Espanha tomada pelo Exército francês de Napoleão, que queria acabar com o intercâmbio comercial do Reino Unido, para que a França se tornasse a maior potência europeia.
Processo de Independência na América Espanhola
Os dois grupos sociais coloniais que se destacaram nos processos da independência espanhola forma os dois que tinham interesses opostos nestes processos revolucionários: os espanhóis e os criollos.
Grupos Sociais
Chapetones
Nascidos na Espanha, eram os mais favorecidos pela administração colonial; ocupavam os postos mais altos e eram muito fiéis à Coroa, de modo que lutaram contra as tentativas de independência.
Criollos
Eram filhos de espanhóis nascidos na América, que cuidavam da produção mercantil; os brancos, descendentes de espanhóis nascidos na colônia; os proprietários de grandes terras.
Os povos indígenas
Submetidos à mita e à encomienda ("troca" de instrução cristã), especialmente a tornava subordinada ao colonizador, pagando-lhes tributos e realizando serviços.
Simón Bolívar
Pertencia ao grupo dos criollos, e que por sua vez estava muito descontente com as condições impostas ao seu grupo. Bolívar nasceu na Venezuela, seus antepassados chegaram à Venezuela em 1548. Apesar de ter vivido boa parte de sua vida na Espanha e na França, ele era considerado criollo e, portanto, sem os privilégios dos chapetones.
ATIVIDADES
1- Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que motivaram a Revolução Francesa influenciaram os movimentos pela independência nas colônias europeias na América. Observe e analise o mapa para responder às questões abaixo:
a) Após a leitura e análise do mapa, qual foi o primeiro país a se tornar independente? E qual foi o último? Quantos anos há de diferença entre eles? b) Compare os mapas da América Espanhola e Portuguesa no período colonial com o das Independências na América. Quais transformações ocorreram na configuração política após a independência? Explique. 2-Leia as fontes e responda as questões.
Fonte 1. Carta da Jamaica [1]
Os americanos no sistema espanhol, que está em vigor, eu quero com mais força do que nunca, eles não ocupam outro lugar na sociedade do que a dos próprios empregados para o trabalho, e quando mais do que simples consumidores; e ainda assim coagidos a restrições ofensivas; tais são as proibições de cultivo dos frutos da Europa, o estanco[2] das produções que o Rei monopoliza; o impedimento das fábricas que a Península não possui; os privilégios exclusivos do comércio, até dos objetos de primeira necessidade, os entraves entre as províncias e províncias americanas, para que não tratem, ajustem nem negociem; enfim, você quer saber qual era o nosso destino? Os campos para cultivar o anil[3] (...), o café, a cana, o cacau e o algodão; nos prados solitários para criar gado; nos desertos para caçar animais ferozes; as entranhas da terra para escavar o ouro que não pode saciar essa nação abrangente (...).
Kingston, 6 de setembro de 1815
Simón Bolívar
[1] Algumas alterações na tradução não constam na versão do caderno do aluno.
[2] Espécie de monopólio praticado na época.
[3] Fruto da anileira, usado como corante de tecidos na época.
Fonte 2. Carta para o General Juan José Flores
Barranquilla, 9 de novembro de 1830.
A S. Ex.ª General Juan José Flores
Meu caro General:
V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles [do povo] obtive poucos resultados. 1º) A América é ingovernável para nós. 2º) Aquele que serve a uma revolução ara no mar. 3º) A única coisa que se pode fazer na América é emigrar. 4º) Este país cairá infalivelmente nas mãos da multidão desenfreada, para depois passar a tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças. 5º) Devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar. 6º) Se fosse possível para uma parte do mundo retornar ao caos primitivo, este seria o último período da América.
Simón Bolívar.
a) Quem é o autor das duas fontes e em que datas elas foram escritas?
b) Na fonte 1, o autor descreve o motivo do descontentamento contra a coroa espanhola na América. Qual é este motivo? Explique.
c) Pesquise a atuação dos dois principais grupos sociais e étnicos nas lutas de independência da América Espanhola: os chapetones e os criollos. Explique quem são e quais as suas características.
d) O autor da fonte 1 se apresenta como um porta voz dos colonos hispânicos. Explique esta afirmação. A que grupo social ele pertencia?
e) Quais os interesses e temores dos chapetones e das elites criollas em relação a independência da América Espanhola?
f) Realizando a leitura das fontes podemos perceber que no período entre as cartas houve uma mudança de posicionamento nas ideias de Simón Bolívar. Qual seria esta mudança? Em qual trecho é possível reconhecer isso? Explique.
8º ANO B - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia para isso realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
7º ANO B - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia para isso realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1 Para esta atividade pode utilizar tinta guache, tinta de tecido, carimbo ou ou se não tiver em casa nenhum tipo de tinta , pode fazer o contorno das mãos e colorir com lápis de cor ou giz de cera.
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
6º ANO A - PROJETO DE VIDA PROFESSORA ROMILDA TEMA: CÁPSULA DO TEMPO ATIVIDADE 1:
Vamos continuar a montar nosso registro da pandemia.
Realize as atividades abaixo:
ATIVIDADE 1.1
Para esta atividade pode utilizar tinta guache, tinta de tecido, carimbo ou ou se não tiver em casa nenhum tipo de tinta , pode fazer o contorno das mãos e colorir com lápis de cor ou giz de cera.
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp
TEMA: HEREDITARIEDADE ATIVIDADE 1 – ESTUDANDO OS GENES (Páginas 11 e 12)
Responda as seguintes questões:
1 - O que você entende por hereditariedade?
2 - Todos os(as) filhos(as) devem ser parecidos(as) com seus pais?
3 - Você sabe o que a Ciência diz sobre hereditariedade?
ATIVIDADE 1.1
Assistam ao vídeo que fala sobre hereditariedade, registre as observações e ideias principais levantadas durante este momento, destacando seus entendimentos.
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
“Cara de um, focinho de outro”
Snoopy, você conhece: é o cachorro do Charlie Brown, um beagle que tem como melhor amigo um pássaro chamado Woodstock. Mas será que já ouviu falar no Snuppy (repare na grafia diferente do nome)? É provável. Esse simpático filhote da raça “afghan hound” virou notícia. Adivinhe por quê!
Snuppy é um clone. Isto é, uma cópia fiel de um outro cachorro da raça “afghan hound”. Cópia? Sim, podemos dizer isso porque Snuppy tem o DNA igual ao desse outro cão. O DNA é uma sequência de códigos que define as características físicas de cada ser vivo – e tanto Snuppy quanto o outro cachorro têm o DNA idêntico.
Esse filhote de “afghan hound” é o primeiro clone de cachorro do mundo. Ele nasceu graças ao trabalho de uma equipe formada por um pesquisador dos Estados Unidos e por cientistas da Coréia do Sul – tanto é que seu nome é uma abreviação da frase “filhote da Universidade Nacional de Seul”, quando escrita em inglês (Seul é a capital da Coréia do Sul). “Nós quisemos dar ao cachorro um nome que representasse algo”, contou à Ciência Hoje das Crianças Woo-Suk Hwang, que liderou o grupo de cientistas.
Sabe o que ele e seus companheiros fizeram? Não, não colocaram um “afghan hound” macho junto com uma fêmea da mesma raça para que eles cruzassem e assim nasceu o filhote. Se tivessem feito isso, qual seria a novidade? Nenhuma. Uma célula do cachorro – o espermatozoide – iria encontrar uma outra célula da cadela – a célula-ovo. Desse encontro, seria formada uma nova célula, que se dividiria em duas, em quatro, em oito e assim por diante, formando um embrião – no caso, um filhote de cachorro nos primeiros estágios do seu desenvolvimento. E ele teria um DNA próprio, diferente do pai e da mãe.
Para que um cachorro com as características de Snuppy nascesse, era preciso fazer algo diferente. A equipe do cientista Woo-Suk Hwang usou, então, a técnica que deu origem ao primeiro clone do mundo: a ovelha Dolly .
Os pesquisadores coletaram células-ovo de várias cadelas. A seguir, removeram o núcleo de cada uma e o substituíram pelo núcleo retirado de células da pele de um “afghan hound” adulto. Em nenhum momento colocaram as células-ovo em contato com espermatozóides, mesmo assim conseguiram formar mais de mil embriões.
Todos eles foram transferidos para 123 cadelas. Somente três delas, no entanto, ficaram prenhes, de fato. E apenas duas conseguiram levar a gestação até o fim. Snuppy nasceu de uma cadela da raça labrador. Um outro filhote – chamado NT-2 – nasceu de uma cachorra vira-lata, mas morreu, com 22 dias de vida, de pneumonia.
Antes de Snuppy, diversos animais já haviam sido clonados pelos cientistas: ovelhas, ratos, vacas, porcos, coelhos, gatos…demorou para que os cachorros entrassem nessa lista porque as células-ovo desses animais são lançadas do ovário – o local onde ficam guardadas – mais cedo do que em outros mamíferos e quando ainda não estão completamente maduras. Os pesquisadores liderados por Woo-Suk Hwang mostraram que a clonagem desses bichos é possível, mas pouco eficiente. Afinal, todo o trabalho resultou em um único clone sadio: Snuppy. E sabe quem está cuidando desse filhote? Os próprios cientistas, contou Woo-Suk Hwang à CHC.
Se, depois de ouvir essa história, você ficou interessado em procurar esse pesquisador para clonar o seu cachorro… esqueça! “Clonar animais de estimação não é o nosso principal interesse”, explica ele. Na verdade, a ideia seria ter diversos animais idênticos para estudar a origem, o desenvolvimento e o tratamento de doenças.
ATIVIDADE 2.1: Após a leitura do texto, responda às questões:
1. Suas expectativas, baseadas apenas no título do texto, foram comprovadas ou negadas?
2. Qual é o assunto principal do texto?
3. Você já ouviu falar de clonagem ou outro assunto parecido com este?
4. Agora que você já leu o texto, explique a razão do título “Cara de um, focinho de outro”.
5. Com base nas informações do texto, descreva, com suas palavras, como ocorreu o processo
da clonagem.
6. De acordo com o texto, é possível concluir que as células dos pais biológicos são os grandes
responsáveis na transmissão das características dos seus filhos? Como você chegou a essa
conclusão?
ATIVIDADE 3 – PESQUISA
Após as respostas sobre o texto “Cara de um, focinho de outro”, realize uma pesquisa mais aprofundada sobre conceitos discutidos até aqui.
Antes de iniciar propriamente a pesquisa, deixamos como sugestão o direcionamento para conhecer o significado de algumas palavras que você encontrou ao longo do texto lido. Para isso, comece a atividade na análise do que é descrito nos dicionários e livros de ciências para os seguintes termos:
Além dos termos indicados você pode pesquisar outras palavras e conceitos como forma de aprofundamento de seus conhecimentos.
Se avaliar necessário, pode assistir outros vídeos também.
Segue algumas sugestões de vídeos:
Roteiro de pesquisa
Para agilizar o processo, selecione também alguns materiais de pesquisa que auxiliem esse trabalho, como livros e outras fontes disponíveis na sala de leitura da escola. Para pesquisas na internet, verifique possíveis palavras-chave para o início do trabalho e se atente às fontes de pesquisa, procurando sites confiáveis. Os sites de instituições de ensino, institutos de pesquisa, zoológicos, jardins botânicos e outros órgãos governamentais são os mais aconselháveis. Inicialmente, você pode utilizar os seguintes sites: Biota/Fapesp, Ciência Hoje das Crianças, Brasil Escola e Ciencia Mão. Também é interessante a consulta à obra Bichos, do Ciência Hoje na Escola.
Organização dos dados da pesquisa
Nesta etapa, elabore uma tabela ou quadro com os dados pesquisados.
Registro e divulgação da pesquisa
Pode escrever um texto para registrar e divulgar as informações e os dados obtidos durante a pesquisa.
Dê um título criativo para seu texto.
O primeiro parágrafo deve introduzir o assunto que será abordado, a seguir, deve haver desenvolvimento do item e um parágrafo de conclusão.
As atividades devem ser enviadas através de fotos pelo whatsapp
Respondas as seguintes questões:
1- O nosso corpo é o mesmo desde que nascemos?
2 - Quais modificações foram acontecendo no decorrer do tempo?
3 - Essas modificações ocorreram de forma isolada ou foram acompanhadas de outras?
ATIVIDADE 2:
Reflita sobre seu desenvolvimento pessoal e preencha o quadro a seguir:
ATIVIDADE 3:
Busquem informações por meio de uma pesquisa (consultas em registros bibliográficos, sites de instituições especializadas e/ou entrevistas com familiares) sobre as fases da idade adulta e da velhice. Registrem suas considerações no seguinte quadro:
ATIVIDADE 4: COMPREENDENDO E DESMISTIFICANDO A PUBERDADE
A puberdade não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que esta faz parte da adolescência. Ela caracteriza-se também por um período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas, no qual o corpo desenvolve-se fisicamente e mentalmente, tornando-se maduro, ou seja, o organismo do adolescente fica capacitado para gerar filhos. Mas, afinal: “O que acontece efetivamente com nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?”
Responda as seguintes questões:
1- É possível explicar cientificamente estas mudanças? Como?
2 - Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo?
3- Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade?
4- Este processo dura toda a adolescência?
Para esclarecer suas dúvidas, realize uma pesquisa em livros didáticos ou paradidáticos, ou na internet, buscando informações que respondam às questões propostas acima.
ATIVIDADE 5: O SISTEMA NERVOSO E OS HORMÔNIOS
Assistam a aula do CMSP do dia 06/07
ATIVIDADE 6:
Responda as questões do chat da aula
As atividades devem ser fotografadas e enviadas pelo whatsapp