Professor Ângelo Antonio
Matemática - 1º A
Roteiro de estudos 15/06 a 19/06 - 6 Aulas
UNIDADE TEMÁTICA- RelaçõesOBJETOS DO CONHECIMENTO-Relação entre duas grandezas• Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado• Função de 1oFunção do 2º grauHabilidades:. EM13MAT501 - Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 1º grau.Atividades- Assistir as aulas no CMSP;- Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;- Resolver as atividades do caderninho, do Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.Avaliação:- Interação e engajamento;- Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e no khan Academy.Agora é com vocês!Vídeos de apoioAULA 1: NOÇÕES BÁSICAS AULA 2: FUNÇÃO PELA DEFINIÇÃO DE CONJUNTO
NOÇÕES DE FUNÇÃO
Funções: importante ferramenta
no estudo das relações matemáticas.
O professor de Matemática do 9º ano do
ensino fundamental deve apresentar aos seus alunos as noções básicas de uma
função, pois no ensino médio o aluno concluirá os estudos relacionados às
funções. Então, devemos prepará-lo para os estudos mais complexos envolvendo
tal conteúdo.
Antes de ser apresentada em linguagem matemática, a ideia de função precisa ser trabalhada de forma intuitiva através de uma relação entre dois conjuntos. Um exemplo prático é a relação existente em um posto de gasolina entre a quantidade de litros de gasolina e o preço a pagar:
Antes de ser apresentada em linguagem matemática, a ideia de função precisa ser trabalhada de forma intuitiva através de uma relação entre dois conjuntos. Um exemplo prático é a relação existente em um posto de gasolina entre a quantidade de litros de gasolina e o preço a pagar:
Enfatize que existe uma relação lógica
entre os dois conjuntos, o valor a ser pago depende da quantidade de litros de
gasolina. Podemos perceber que o valor do litro da gasolina é R$2,50. Dizemos
que o preço a pagar é dado em função da quantidade de litros. A linguagem
matemática utilizada para expressar esse tipo de situação pode ser dada da
seguinte maneira:
Cada valor x de A corresponde a um único valor f(x) em B, dado pela
função f.
Demonstre a linguagem existente nas funções através de gráficos envolvendo os diagramas de flecha: domínio, contradomínio e imagem.
Demonstre a linguagem existente nas funções através de gráficos envolvendo os diagramas de flecha: domínio, contradomínio e imagem.
Ressalte que A é o domínio, B é o contradomínio e C a imagem do conjunto
A.
Elemento y de B, associado ao elemento x de A, é denominado imagem de x.
É importante dizer que para ser uma função, todos os elementos do domínio precisam estar associados a um único elemento do contradomínio, formando a imagem. Observe:
Elemento y de B, associado ao elemento x de A, é denominado imagem de x.
É importante dizer que para ser uma função, todos os elementos do domínio precisam estar associados a um único elemento do contradomínio, formando a imagem. Observe:
Exercícios
1) Determine a lei da função que relaciona o lado x de um triângulo equilátero ao seu perímetro. Feito isso, determine algumas relações entre esses valores em uma tabela, represente pelo diagrama de Venn e após um esboço do gráfico.
2) Uma empresa de táxi cobra a bandeirada de R$ 5,00 e ainda o valor de R$ 1,50 para cada quilômetro rodado. Determine a lei da função correspondente ao valor cobrado pelos táxis dessa empresa e qual é o valor cobrado em uma corrida de 12 km. Feito isso, determine algumas relações entre esses valores em uma tabela, represente pelo diagrama de Venn e após um esboço do gráfico
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