segunda-feira, 29 de junho de 2020

Matemática 9º Ano EF B - Racionalização de denominadores

    Professor: Ângelo Antonio  -  Matemática  - 9º B
Roteiro de Estudos  29/06- a 03/09 – 6 Aulas
UNIDADE TEMÁTICA
-Números

OBJETOS DO CONHECIMENTO
- Números reais
    Conjuntos numéricos
    Números irracionais
    Potenciação e radiciação em R
    Notação científica

Habilidades:
. Resolver e elaborar situações-problema com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações

Atividades
- Assistir as aulas no CMSP;
- Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
- Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
Avaliação:
- Interação e engajamento;
- Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e no khan Academy.
Agora é com vocês!
Resolvendo problema envolvendo números reais
Vídeos de apoio.

     
Racionalização de denominadores
 O conjunto dos números reais apresenta números que podem ser representados por frações cujo denominador é um número irracional assim como . Nesses casos, pode-se utilizar uma fração equivalente, multiplicando o numerador e o denominador pelo radical no denominador, já que o valor numérico de uma fração não se altera se multiplicarmos ou dividirmos ambos os termos pelo mesmo número diferente de zero. Assim, temos que . Esse procedimento é conhecido como racionalização do denominador, em outras palavras, esse procedimento consiste em transformar um denominador irracional em um número racional, porém sem alterar o valor numérico de uma fração. A racionalização de denominadores simplifica a execução dos cálculos, tornando-os mais rápidos de efetuar.
A seguir são apresentados alguns exemplos de como racionalizar denominadores.Exemplo 1:
Exemplo 2: 
Agora, quando o denominador é composto por uma adição ou uma subtração envolvendo alguma raiz quadrada, o processo é um pouco diferente. Nesses casos é mais prático utilizar as propriedades do produto da soma pela diferença dos mesmos termos. Assim, se o denominador envolve uma adição, multiplicaremos a fração pela diferença dos termos no denominador e vice-versa. Seguem os exemplos:
Exemplo 3: 
Exemplo 4: 

 Agora, mais atividades


 





Bons Estudos
Estou aqui a sua disposição

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