25/06 - População e migração brasileira
Material de Apoio
Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula referente ao dia 25 de junho, sobre o tema: População e migração brasileira.
R-
02- O texto a seguir narra a história de uma imigrante japonesa. Leia-o com atenção.
Memória viva: A história de Aiko Higuchi
Meu nome é Aiko Higuchi, tenho 82 anos. Tinha 6 quando vim para o Brasil. Lembro- -me do navio, o Hawai Maru, e da comida, umas batatas meio amareladas. Do Japão mesmo, não me lembro. Cheguei a Santos no dia 14 de novembro de 1927. Quem veio nos buscar no porto foi meu tio, que já estava aqui havia 1 ano. Meu pai apontou para ele de cima do navio, mas eu não o reconheci. Nunca tinha visto um japonês escuro! (risos). Ele estava todo queimado de sol. E nós éramos muito branquinhos. Mas, depois de um tempo trabalhando aqui, todo mundo já estava preto de sol também. Fomos para Cravinhos (interior de SP) e entrei em uma escola brasileira. Criança aprende rápido, né? Fiquei lá 4 anos. Mais tarde, fui para uma escola de nihongô e acabei esquecendo como se falava português. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2011. Copie dois trechos do texto que ilustrem:
a) Um movimento de migração externa:
R-
b) Um movimento de migração interna:
R-
03- Associe corretamente:
A) Imigrante
B) Emigrante
C) Migração de retorno
D) Migração temporária
E) Migração pendular
F) Êxodo rural
( ) Principal movimento migratório interno no Brasil, ao longo de várias décadas, que ocorreu do campo para a cidade.
( ) Movimento de migrantes retornando a seus estados de origem.
( ) Pessoa que chega a um lugar para se estabelecer.
( ) Deslocamento populacional que ocorre em determinados períodos do ano para locais em que há trabalhos temporários.
( ) Pessoa que sai de um lugar para se estabelecer em outro.
( ) Movimento diário de vaivém da população, que se desloca de uma localidade a outra para trabalhar ou estudar.
04-Leia o trecho do texto a seguir para responder às questões:
Estudos mostram que a cor da pele é componente central na estruturação das desigualdades no Brasil, afetando o acesso ao emprego e a maiores níveis de desenvolvimento. No país, negros vivem, estudam e ganham menos do que brancos.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de desempregados no terceiro trimestre do ano passado estava em 13 milhões sendo que, desse total, quase 64% eram negros. Em 2010, 62% da população branca com mais de 18 anos possuía o ensino fundamental completo. Na população negra, esse percentual caía para 47%. Quanto à renda domiciliar per capita, a média da população branca era mais que o dobro daquela da população negra: 1.097,00 reais contra 508,90 reais, respectivamente, segundo estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Segundo a pesquisa, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal dos negros no Brasil tem dez anos de atraso comparado ao dos brancos.[...]NAÇÕES UNIDAS. Desigualdades raciais no Brasil comprometem oportunidade de trabalho e desenvolvimento humano.Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018.
a) De acordo com a pesquisa, pode-se afirmar que existe desigualdade racial no Brasil?
R-
b) Quais dados confirmam sua resposta?
R-
c) Em sua opinião, quais medidas podem ser tomadas para diminuir a desigualdade racial?
R-
BONS
ESTUDOS
Após a Realização das Atividades
em seu Caderno, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp.
Data limite para entrega, 06 de julho de 2020.
Professor Leandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário