segunda-feira, 29 de junho de 2020

Geografia 7º Ano EF B - População e migração brasileira

25/06 -  População e migração brasileira

Material de Apoio


Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula referente ao dia 25 de junho, sobre o tema: População e migração brasileira. 

R- 



02- O texto a seguir narra a história de uma imigrante japonesa. Leia-o com atenção. 


Memória viva: A história de Aiko Higuchi 

Meu nome é Aiko Higuchi, tenho 82 anos. Tinha 6 quando vim para o Brasil. Lembro- -me do navio, o Hawai Maru, e da comida, umas batatas meio amareladas. Do Japão mesmo, não me lembro. Cheguei a Santos no dia 14 de novembro de 1927. Quem veio nos buscar no porto foi meu tio, que já estava aqui havia 1 ano. Meu pai apontou para ele de cima do navio, mas eu não o reconheci. Nunca tinha visto um japonês escuro! (risos). Ele estava todo queimado de sol. E nós éramos muito branquinhos. Mas, depois de um tempo trabalhando aqui, todo mundo já estava preto de sol também. Fomos para Cravinhos (interior de SP) e entrei em uma escola brasileira. Criança aprende rápido, né? Fiquei lá 4 anos. Mais tarde, fui para uma escola de nihongô e acabei esquecendo como se falava português. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2011. Copie dois trechos do texto que ilustrem: 

a) Um movimento de migração externa: 
R- 


b) Um movimento de migração interna: 
R- 



03- Associe corretamente: 
A) Imigrante 
B) Emigrante 
C) Migração de retorno 
D) Migração temporária 
E) Migração pendular 
F) Êxodo rural 
(     ) Principal movimento migratório interno no Brasil, ao longo de várias décadas, que ocorreu do campo para a cidade. 
(     ) Movimento de migrantes retornando a seus estados de origem. 
(     ) Pessoa que chega a um lugar para se estabelecer. 
(     ) Deslocamento populacional que ocorre em determinados períodos do ano para locais em que há trabalhos temporários. 
(     ) Pessoa que sai de um lugar para se estabelecer em outro. 
(    ) Movimento diário de vaivém da população, que se desloca de uma localidade a outra para trabalhar ou estudar. 

04-Leia o trecho do texto a seguir para responder às questões: 


Estudos mostram que a cor da pele é componente central na estruturação das desigualdades no Brasil, afetando o acesso ao emprego e a maiores níveis de desenvolvimento. No país, negros vivem, estudam e ganham menos do que brancos.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de desempregados no terceiro trimestre do ano passado estava em 13 milhões sendo que, desse total, quase 64% eram negros. Em 2010, 62% da população branca com mais de 18 anos possuía o ensino fundamental completo. Na população negra, esse percentual caía para 47%. Quanto à renda domiciliar per capita, a média da população branca era mais que o dobro daquela da população negra: 1.097,00 reais contra 508,90 reais, respectivamente, segundo estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Segundo a pesquisa, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal dos negros no Brasil tem dez anos de atraso comparado ao dos brancos. 
[...] 
NAÇÕES UNIDAS. Desigualdades raciais no Brasil comprometem oportunidade de trabalho e desenvolvimento humano. 
Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2018. 

a) De acordo com a pesquisa, pode-se afirmar que existe desigualdade racial no Brasil? 
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b) Quais dados confirmam sua resposta? 
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c) Em sua opinião, quais medidas podem ser tomadas para diminuir a desigualdade racial? 
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BONS ESTUDOS 
 Após a Realização das Atividades em seu Caderno, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp. Data limite para entrega, 06 de julho de 2020. 
 Professor Leandro.

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