segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Arte 3ª Série EM


ESCOLA ESTADUAL DIOGENES RIBEIRO DE LIMA
ATIVIDADE DE ARTE – 3º SERIE E.M.
PROFESSORA – ADRIANA

Ativ. 02– de 17/08/2020 a 24/08/2020

ATIVIDADE DO CADERNO DO ALUNO -  PAGINA 88
ATIVIDADE 2 – MOVENDO A APRECIAÇÃO Aprecie o vídeo que sera apresentado e participe ativamente da conversa sobre quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Perceba como diferentes compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção musical
·         Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV. Tocata (O trenzinho do caipira). Minczuk. Disponível em:

Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
 Com o desenvolvimento de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve umusicalmente uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.
RESPONDA:
1-      Como você acredita que surgem as composições musicais?
2-      O que você observou na apresentação do vídeo assistido? comente
3-      Quais são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais.
4-      É fundamental o uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais?
5-      Faça uma pesquisa sobre profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música, o que cada um faz?
·         Regente (maestro) –
·         Produtor musical –
·         Professor de música –
·         Musicoterapeuta –

Nenhum comentário:

Postar um comentário