ESCOLA ESTADUAL DIOGENES RIBEIRO DE
LIMA
ATIVIDADE DE ARTE – 3º SERIE E.M.
PROFESSORA – ADRIANA
Ativ. 02– de 17/08/2020 a 24/08/2020
ATIVIDADE
DO CADERNO DO ALUNO - PAGINA 88
ATIVIDADE 2 – MOVENDO A
APRECIAÇÃO Aprecie o vídeo que sera apresentado e participe ativamente da
conversa sobre quais são os motivos que levam um compositor profissional ou
amador a criar músicas, cantadas ou instrumentais. Perceba como diferentes
compositores tratam um mesmo tema, e como a tecnologia modifica a produção
musical
·
Villa-Lobos - Bachianas Brasileiras Nº 2 - IV.
Tocata (O trenzinho do caipira). Minczuk. Disponível em:
Villa-Lobos compôs, em 1931, uma música chamada “O Trenzinho
do Caipira”, que faz parte da peça musical “Bachianas Brasileiras n.º 2”. Ele
se inspirou ao viajar por 54 cidades do interior paulista de trem. A música tem
como principal característica imitar o som do trem, desde a partida da estação
até a chegada em outra, utilizando somente os instrumentos da orquestra.
Com o desenvolvimento
de instrumentos eletrônicos e digitais, principalmente de sintetizadores de
som, os músicos contemporâneos passaram a conseguir reproduzir sons do
cotidiano com maior fidelidade. Como exemplo citamos as experiências do grupo
alemão Kraftwerk. Esse grupo é reconhecido por muitos críticos como precursores
da dance music e as técnicas musicais criadas por ele são utilizadas pela
maioria dos músicos atuais. Em 1976, o grupo lançou o álbum “Trans-Europe
Express”, que traz uma música com o mesmo nome. O grupo, descreve umusicalmente
uma viagem de trem pela Europa, passando por diferentes estações e localidades.
RESPONDA:
1-
Como você acredita que surgem as composições
musicais?
2-
O que você observou na apresentação do vídeo
assistido? comente
3- Quais
são os motivos que levam um compositor profissional ou amador a criar músicas,
cantadas ou instrumentais.
4- É
fundamental o uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de
espetáculos musicais?
5- Faça
uma pesquisa sobre profissionais e profissões contemporâneas diretamente
ligadas à Linguagem da música, o que cada um faz?
·
Regente (maestro) –
·
Produtor musical –
·
Professor de música –
·
Musicoterapeuta –
Nenhum comentário:
Postar um comentário