segunda-feira, 17 de agosto de 2020

História 2ª Série EM - Independência dos Estados Unidos da América

Aula exibida no CMSP - 29/07/2020



Habilidade:
  • Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, de forma a favorecer a atuação consciente e o comportamento ético do indivíduo na sociedade.
Objetivo:
  • Apresentar os fatores que culminaram no processo de independência dos Estados Unidos da América, relacionando-se com os ideais do Iluminismo.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

O processo de colonização do continente americano foi marcado pela imposição política e cultural dos europeus sobre os nativos e o compromisso econômico firmado entre as Metrópoles e as Colônias.
Já o Iluminismo foi um movimento intelectual que contribuiu para a modificação de algumas dessas estruturas e deu suporte ideológico para movimentos de independência na América dos séculos XVIII e XIX.


Contexto político

Até metade do século XVIII:
Negligência salutar - pouca interferência da Coroa Inglesa sobre as Treze Colônias, que desenvolviam autonomia política e econômica em relação à metrópole.
A partir de 1750:
  • Revolução Industrial: concorrência entre Inglaterra e as Treze Colônias no mercado externo;
  • Guerra Franco-Índia: Inglaterra defende os colonos que invadiram terras indígenas além dos Montes Apalaches, que eram de domínio francês;
  • Guerra dos Sete Anos: França é derrotada e cede territórios no Canadá, na Índia e nas Antilhas para os ingleses.
Intervenção inglesa nas Treze Colônias

Visando recuperar os gastos com as guerras, a Inglaterra cria leis e impostos para as Treze Colônias:
  • Lei do Açúcar (1764): taxação sobre derivados de cana-de-açúcar e outros produtos. Obrigava as colônias a comprarem melaço de cana somente das Antilhas Inglesas;
  • Lei do Selo (1765): determinava que qualquer documento ou publicação circulante na colônia deveria ter um selo real, cuja arrecadação destinava-se à Coroa Inglesa;
  • Lei do Chá (17773): concedeu à Companhia das Índias Orientais o monopólio da venda de chá para as Treze Colônias.
Festa do Chá em Boston (17773)

Disfarçados de índios, 150 colonos invadiram navios ingleses no Porto de Boston e atiraram  ao mar todo o carregamento de chá. Os colonos alegaram que somente um autoridade eleita por eles tinha o direito de cobrar impostos na colônia.


Leis Intoleráveis (1774)

Respostas da Coroa Inglesa à Festa do Chá em Boston:
  • interdição do Porto de Boston;
  • ocupação de Massachussetts pelo Exército inglês;
  • envolvidos na Festa do Chá e em outros atos de rebeldia seriam julgados por tribunais ingleses.
  • Massacre de Boston: Colonos atiraram bolas de neve contra um quartel inglês. Soldados reagiram matando quatro manifestantes.
Sentimento antimetrópole - Combustível para a Guerra de Independência dos EUA.

O processo de Independência dos EUA
  • I Congresso da Filadélfia (1774): Representantes das Treze Colônias assinam e encaminham uma petição ao rei da Inglaterra, posicionando-se contrários às intervenções da metrópole. A colônia da Georgia não assinou.
  • Reação da Inglaterra: confisca e destrói um depósito de armas dos colonos, o que desencadeou as Batalhas de Lexington e Concord (1775).
  • II Congresso da Filadélfia: Common Sense, de Thomas Paine - "Já é hora de separar-nos!". Os colonos decidem pela separação.
  • 4 de julho de 1776: Declaração de Independência. George Washington lidera as tropas separatistas (Patriotas) contra os ingleses (Jaquetas Vermelhas).
Guerra de Independência dos EUA (1775-1781)
  • Batalha de Saratoga (1777): vitória dos Patriotas, graças ao apoio de França e Espanha.
  • Batalha de Yorktown (1781): última e decisiva, termina com a vitória dos Patriotas.
  • Tratado de Paris (1783): Inglaterra reconhece a Independência das Treze Colônias.
ATIVIDADES

1- Qual das teorias iluministas está mais associada ao sentimento dos colonos em relação à interferência da Inglaterra sobre as Treze Colônias?
a) John Locke - Direitos naturais: Vida, Liberdade e Propriedade.
b) Voltaire - Liberdade de expressão: Separação entre Igreja e Estado.
c) Montesquieu - Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
d) Rousseau - Vontade geral: Governo como comissário do povo.

2- Leia e identifique qual teoria e pensador iluminista inspirou esse trecho da Declaração dos EUA.
"Consideramos estas verdades como autoevidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes são vida, liberdade e busca da felicidade."

3- Identifique na Constituição norte-americana qual teoria e pensador iluminista inspirou o modelo político adotado pelos EUA?
Concluída em 1787, definiu os Estados Unidos da América como República presidencialista e federalista, isto é, mesmo com a presença de um governo federal, cada estado tem autonomia legislativa e fiscal. Alexander Hamilton e James Madison propuseram a divisão dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, modelo adotado pelos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário