segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Historia 6° Ano EF B - Os Impérios na Antiguidade Ocidental



                                  Professora: Ivani santos Oliveira
              
                                                     Leia o texto: Impérios
A história da humanidade pode ser contada a partir da perspectiva da disputa de poder entre povos. Desde a antiguidade, os povos assim que se organizavam, muitas vezes, entendiam que tinham como missão ampliar seus domínios territoriais e culturais. Havia muitos motivos para isso: desde os religiosos, mas, principalmente, os de acúmulo de recursos financeiros e de poder. Os impérios costumam influenciar política e culturalmente a população dos territórios conquistados. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

A partir da leitura do texto, pesquise sobre os impérios na Antiguidade Ocidental colando esse link no navegador Google  https://www.youtube.com/watch?v=cyHczY-KNWQ, e consulte seu livro didático (pag.164-165) para auxilia-lo na atividade a baixo.

             Atividade 1

a)      Agora escolha um dos impérios que mais lhe chamou atenção e faça um pequeno texto que possa relatar seu desenvolvimento histórico.

Leia o texto a seguir do “Império Romano”                                                                                                         
Na Antiguidade o Império foi um modelo de instituição que funcionava de forma centralizadora para conciliar e unificar as unidades administrativas menores que estavam sob um mesmo domínio territorial. Embora já tivessem existido outros impérios antes do Romano, foi esse que se transformou em um exemplo para muitos governantes europeus, pois sua forma administrativa ficou historicamente conhecida como exemplo de domínio, inclusive dos costumes étnicos e político-culturais. No entanto, esse modelo trouxe problemas justamente no aspecto da sua centralização: sendo gestor único de todos aspectos da vida dos povos dominados, para garantir a sua manutenção também precisava da aprovação popular. Todo esse poder era revertido na figura do imperador, que era considerado superior a qualquer outro no plano terrestre.
 O modelo romano passou a ser revisto apenas no período napoleônico, no século XIX, quando a diversidade se tornou uma alternativa e a gestão por alianças políticas uma realidade. De todo modo, o modelo da administração imperial só foi possível em contextos históricos determinados, onde as condições culturais, econômicas e sociais assim o permitiam. Atualmente, o termo “imperialismo” ganhou novos significados, apresentando-se diferente da sua definição inicial.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a partir do verbete “Império”
de BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 11ªed. Brasília:

                    Atividade 2
a)             Conforme o texto, qual é a definição de império?
b)            Segundo o texto, o modelo mais utilizado de império na Europa foi o romano. Por           que?
Faça uma pesquisa sobre o Império Romano, depois responda: por que o Império Romano foi tão importante?


Bom estudo!

Envio:17/08/2020

Entrega da atividade: 24/08/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário