segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Português 8º Ano A - 10/08



 EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
                                              8º Ano A – Professora Jucilene
                                                     Língua Portuguesa
                                          ATIVIDADE  -  10 de agosto de 2020.
                                                                       
                                                                    Amor
 O vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela _______________ as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. E cresciam árvores. Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz, crescia a água enchendo o tanque, cresciam seus filhos, crescia a mesa com comidas, o marido chegando com os jornais e sorrindo de fome, o canto importuno das empregadas do edifício.

LISPECTOR, Clarice. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. (Fragmento).

1.  O fragmento acima compõe:
a) uma notícia
b) um romance
c) uma crônica
d) um artigo de opinião

2.  O verbo sublinhado foi flexionado no pretérito mais-que-perfeito em:
a) “[...] nas cortinas que ela mesma cortara [...]”
b) “[...] lembrava-lhe que se quisesse [...]”
c) “[...] as sementes que tinha na mão [...]”
d) “Crescia sua própria conversa com o cobrador de luz [...]”

4.  O verbo no pretérito mais-que-perfeito, identificado anteriormente, exprime um fato:
a) inacabado
b) concluído
c) hipotético
d) remoto

5.  Levando-se em consideração o contexto do fragmento, assinale o verbo no pretérito mais-que-perfeito que se encaixa na lacuna indicada:
a) adubara
b) colhera
c) plantara
d) aguara
Favela: comunidade ou planta?

            No início do século 20, no Rio de Janeiro, quando os soldados que voltavam do sertão da Bahia, depois de lutar na Guerra de Canudos, ficaram sem salários e sem lugar para morar, eles – assim como pessoas mais pobres banidas do Centro do Rio – passaram a improvisar moradias no Morro da Providência. Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se chamava... Favela! Daí, então, o Morro da Providência foi apelidado de Morro da Favela e todas as demais comunidades que se organizaram sobre morros passaram a se chamar favela.


6.  Grife o verbo no pretérito perfeito que compõe este fragmento do texto:

“[...] ficaram sem salários e sem lugar para morar [...]”

7.  No fragmento acima, o verbo está no pretérito perfeito para exprimir:
(     ) um fato efêmero no passado.
(     ) um fato encerrado no passado.
(     ) um fato inacabado no passado.

8.  No segmento “[...] passaram a improvisar moradias no Morro da Providência.”, o verbo no pretérito perfeito exigiu complemento com preposição. Por isso, ele é:
(     ) intransitivo.
(     ) transitivo direto.
(     ) transitivo indireto.

9.  Em “Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram no Nordeste e que se chamava...”, há um verbo no pretérito perfeito. Aponte-o:
(     ) “havia”.
(     ) “conheceram”.
(     ) “chamava”.

10.  As seguintes frases encontram-se na voz passiva. Reescreva-as na voz ativa:
a – Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
R. Os alunos estudaras os conteúdos.
b – Todos os comentários foram discutidos durante a reunião.
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c – Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.
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d – As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura.
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Um comentário:

Anônimo disse...

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