8º Ano A – Professora Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE - 10 de agosto de 2020.
Amor
LISPECTOR, Clarice. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco,
1998. (Fragmento).
1. O fragmento acima compõe:
a)
uma notícia
b)
um romance
c)
uma crônica
d)
um artigo de opinião
2. O verbo sublinhado foi flexionado no pretérito
mais-que-perfeito em:
a)
“[...] nas
cortinas que ela mesma cortara [...]”
b)
“[...] lembrava-lhe
que se quisesse [...]”
c)
“[...] as
sementes que tinha na mão [...]”
d)
“Crescia sua
própria conversa com o cobrador de luz [...]”
4. O verbo
no pretérito mais-que-perfeito, identificado anteriormente, exprime um fato:
a)
inacabado
b)
concluído
c)
hipotético
d) remoto
5. Levando-se em consideração o contexto do fragmento,
assinale o verbo no pretérito mais-que-perfeito que se encaixa na lacuna
indicada:
a)
adubara
b)
colhera
c)
plantara
d) aguara
Favela:
comunidade ou planta?
No início do século 20, no Rio de
Janeiro, quando os soldados que voltavam do sertão da Bahia, depois de lutar na
Guerra de Canudos, ficaram sem salários e sem lugar para morar, eles – assim
como pessoas mais pobres banidas do Centro do Rio – passaram a improvisar
moradias no Morro da Providência. Nesse morro, havia uma planta que eles conheceram
no Nordeste e que se chamava... Favela! Daí, então, o Morro da Providência foi
apelidado de Morro da Favela e todas as demais comunidades que se organizaram
sobre morros passaram a se chamar favela.
6. Grife o verbo no pretérito perfeito que compõe
este fragmento do texto:
“[...] ficaram sem salários e sem lugar
para morar [...]”
7. No fragmento acima, o verbo está no pretérito
perfeito para exprimir:
( ) um fato efêmero no passado.
( ) um fato encerrado no passado.
( ) um fato inacabado no passado.
8. No segmento “[...] passaram a improvisar
moradias no Morro da Providência.”, o verbo no pretérito perfeito exigiu
complemento com preposição. Por isso, ele é:
( ) intransitivo.
( ) transitivo direto.
( ) transitivo indireto.
9. Em “Nesse morro, havia uma planta que eles
conheceram no Nordeste e que se chamava...”, há um verbo no pretérito perfeito.
Aponte-o:
( ) “havia”.
( ) “conheceram”.
( ) “chamava”.
10. As seguintes frases encontram-se na voz
passiva. Reescreva-as na voz ativa:
a
– Os conteúdos foram estudados pelos alunos.
R. Os alunos estudaras
os conteúdos.
b
– Todos os comentários foram discutidos durante a reunião.
___________________________________________________
c
– Todas as questões discursivas do concurso foram anuladas.
___________________________________________________
d
– As crianças eram estimuladas constantemente ao hábito da leitura.
____________________________________________________
Um comentário:
Não gostei
Postar um comentário