segunda-feira, 10 de agosto de 2020

História 9º Ano EF - A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

Aula exibida no CMSP - 17/07/2020



Habilidade:
  • Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e aqueles outros vivenciados na Europa, além das relações de poder entre as nações.
Objetivos:
  • Compreender os acontecimentos históricos do século XX e as relações de poder que se constroem no Capitalismo;
  • Relacionar a expansão territorial como parte da dinâmica do sistema capitalista (concorrência capitalista no início do século XX);
  • Identificar, nas relações de poder, os principais elementos geradores dos grandes conflitos mundiais;
  • Relacionar a Revolução Russa ao contexto da primeira Guerra Mundial.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas



ATIVIDADES

1- O que o texto abaixo pode nos sugerir sobre a guerra?

As trincheiras foram amplamente utilizadas na 1ª Guerra Mundial como tática para conquista de territórios e proteção. Os soldados as cavavam e viviam por longos períodos sob condições que a guerra, de maneira impiedosa, os forçava. Dentro das trincheiras, os soldados estavam expostos às condições precárias de higiene e às ações do tempo (chuva, frio, sol e calor), muitas vezes sem água, com alimentação péssima e racionada. Além disso, os mortos, por não haver condições de enterrá-los, eram deixados ali mesmo, o que tornava o cheiro quase que insuportável.
Muitos soldados, debilitados pelas batalhas, morriam acometidos por doenças transmitidas por ratos.

2- Leia o excerto e responda:
O que gerou a revolução socialista no Império Russo em 1917?

O Império Russo, no início do século XX, ainda vivia sob uma monarquia absolutista. Sua economia era baseada na agricultura, apesar dos investimentos nas grandes capitais para promover o desenvolvimento industrial. A maioria da população (cerca de 85%) não possuía terras, mas vivia do trabalho nas propriedades rurais em condições de miséria. Assim como ocorria na Europa Ocidental, os trabalhadores russos não tinham direitos. Nas fábricas, operários cumpriam longas jornadas de trabalho e recebiam salários muito baixos. Esses grupos sociais sustentavam os grupos privilegiados, como empresários, grandes proprietários de terras, a nobreza, militares e o alto clero da Igreja Ortodoxa Russa. Com uma grave crise econômica, as tensões aumentaram, e acabaram 30 se agravando com a Primeira Guerra Mundial. Essa situação conduziu, em 1917, à Revolução socialista que pôs fim ao capitalismo na Rússia e causou grande impacto no mundo. 
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo

Professor Danilo Martinês Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário