ESCOLA ESTADUAL DIÓGENES RIBEIRO DE
LIMA
ATIVIDADE DE ARTE – 6º ANO B E.F.
PROFESSORA – ADRIANA
Ativ. 01 – de
10/08/2020 a 17/08/2020
Habilidades: (EF06AR24)
Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro
(teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes
épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e
organização da atuação profissional
Tema: TETRO
1. Quem já foi ao
teatro? Qual peça viram?
2. Lembram de algum personagem? Como era a
roupa dele (figurino)? Algum personagem usava chapéu, bengala, guarda-chuva, ou
outro objeto (adereço)?
3. Como ele andava? Como eram seus gestos?
(gestualidade) Como era a voz dele (era normal ou diferente)? Ele usava maquiagem
ou máscara? Como eram?
4. Como era o cenário
da peça? Tinha uma iluminação contínua (como a da sala de aula) ou ela mudava?
5. Havia música e/ou ruídos durante a
apresentação? O que pensam sobre o que ouviram? A música e os ruídos ajudaram
ou atrapalharam as cenas?
6. Sabem o que é Improvisação teatral? E jogo
cênico? Justifique sua resposta.
7. O que acham que é
uma performance?
8. Existem diversos
gêneros teatrais. Sabendo disso, vocês sabem quais são as diferenças e
semelhanças entre comédia e farsa? Justifique sua resposta.
9. O que é um esquete?
Qual a diferença entre cena e esquete?
10. Alguém já foi ao circo? Conhecem o
personagem palhaço? Já viram este personagem em algum outro lugar?
11. Existem relações entre o teatro e o circo?
(retome algumas perguntas já feitas acima, para que compreendam que as
linguagens do teatro e do circo se relacionam e o conceito de esquete,
normalmente utilizada pelo circo)
APENAS ANALISE:
Esquete Teatral
"Milho aos Pombos" Festival Cenas Curtas de Niterói 2012. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=c4ofEKuTrHw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário