terça-feira, 3 de novembro de 2020

Geografia - 9º Ano A - Desigualdade social na sociedade urbano-industrial.

Desigualdade social na sociedade urbano-industrial

Desigualdade social na sociedade



Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 29 de Outubro de 2020, referente ao tema: Desigualdade na Sociedade Urbano-Industrial. 





02- Leia o texto a seguir para responder às questões. 
E tudo mudou 
    “Imagine só o que diriam os moradores das cidades de cem anos atrás se vissem como estão hoje as maiores cidades brasileiras. Iriam estranhar que as pessoas não se cumprimentam nas ruas porque não se conhecem. Todos são anônimos quando saem do seu bairro. E até no mesmo bairro ou no mesmo edifício as pessoas não se conhecem. 
    Também não iriam gostar nada de ver e sentir o cheiro dos rios que cortam as cidades, antes limpos e cheios de peixes. Como não estranhar o ar, que parece grosso e ácido devido à alta concentração de fuligem e gás carbônico? Perdidos no caos do trânsito congestionado, ficariam atônitos ao ver tantas crianças nas ruas, limpando vidros de carros, pedindo esmolas e vendendo balas. 
    Como explicar a essas pessoas do passado os fios de alta tensão, os cães ferozes e as grades de ferro que rodeiam as casas e os edifícios? 
    O pior mesmo seria ver na TV as notícias de roubos e sequestros todos os dias. 
    Mas uma grande novidade iria com certeza atrair nossos antepassados: os shoppings. Será que eles gostariam desses centros de comércio, serviços e lazer?” Rodrigues, Rosicler Martins. Cidades brasileiras: do passado ao presente. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 
Com base no texto e em seus conhecimentos, responda: 
a) Quais são os problemas sociais e ambientais tratados no texto? 





b) Os problemas descritos no texto estão presentes nas pequenas e médias cidades? Explique. 





c) Por que hoje muitas pessoas preferem frequentar espaços fechados, como os shoppings, para realizar compras e para o lazer? 





03-Rap é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades Afrodescendentes nos Estados Unidos. 
    É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que se chame metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop. Pode ser interpretado a capela bem como com um som musical de fundo, chamado beatbox (caixa de batida). Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias. 

a) O eu lírico da canção descreve a precariedade da habitação onde vive. Nesse sentido, a referência ao “barranco”, é significativa, explique por quê? 





b) Qual é o principal indicio da falta de atenção do Poder público em relação ao bairro que se refere a canção “Homem na Estrada”. 






    BONS ESTUDOS 
    Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 09 de Novembro de 2020. 

    Professor Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário