sexta-feira, 17 de julho de 2020

Arte 9° Ano EF - Dança Contemporânea


Aula exibida no CMSP - 22/0 6 


Profª : Nereide

                                                 

                             




- Habilidade:          
EF09AR09
. Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.


 Começando por você:  

                                                                                                                                                                                                                                                                                     ·  Já assistiu a espetáculos de dança? De que tipo de dança  você gosta?

 · Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por quê?

    ·Você já vu ou participou de uma apresentação de dança tradicional? Comente.

        · A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia-a-dia? 

    · De exemplos de danças tradicionais que conhece.
        
·      · Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente? 

    · O que você pensa sobre dança contemporânea?

    · A dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?

·   · Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?  
                       

    

                                                                                         


                       Dança  Contemporânea    
    Quasar Cia.de Dança, Uma história invisivel, em Goiânia.GO.2006.
     

ATIVIDADE I 


Leitura.


                                          
Will Dorner, Bodies in urban spaces[Corpos no espaço
 urbano] em Londres Inglaterra, em 2009

 Algumas danças têm códigos bem definidos que informam como o bailarino deve se movimentar,  que passos deve fazer e até como deve ocupar o espaço. É o caso, p
or exemplo,do balé classico, em que muitas vezes uma história é contada por meio da dança e da música, seguindo regras precisas.
 A dança contemporânea não é assim. Desde o início do século XX, vários artistas procuraram ampliar as possibilidades do que se entende por dança, criando novas formas de se movimentar e se expressar usando o corpo. Para essa exploração, investigaram profundamente as articulações e a musculatura, e pensaram também em como esse corpo da anatomia se relaciona com o corpo das emoções e das sensações.  Um dos pontos de partida da dança comtemporânea é de que não existe um corpo igual ao outro e que essas diferenças devem ser valorizadas.

Por meio da pesquisa e da improvisação,  os artistas da dança contemporânea realizam,    por exemplo,  encontros do corpo com o teatro, com as artes visuais, com a literatura e com a música.
 A dança contemporânea às vezes nos espanta justamente por trazer para a cena possibilidades de movimento e modos de apresentá-los que não estamos acostumados a ver.


 ATIVIDADEII

 Apreciação e análise de imagem e reportagem. 


  Observe as imagens a seguir:



1
                                      Apresentação do grupo Cena 11,Embodied Voodoo Game, no 10º festival
                                                Internacional de Dança do Recife, pernambuco, 2008.

2
                                    Lia Rodrigues Companhia de Danças, Pororoca, 2009.
3
                         Anne Teresa de Keersmaeker e grupo Rosas, rosas danst Rosas, 1983

                                                             4

                                                   Merce Cunningham Dance Company, Bíped, 1999.
5
Balé, Lago De Cisnes, Bailarina, Dança





  . Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da videodança, dança telemática, dança-computador, etc.


     ATIVIDADE  III
    

    Para saber mais acesse também:

  •  Acesse também  ⇨   Correio Braziliense. Uso dos computadores leva a dança a uma transformação quase inimaginável. Disponível em: 



<https://wwwcorreiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2011/01/05/interna_tecnologia,230942/uso-dos-computadores-leva-a-danca-a-uma-transformacao-quase inimaginavel.shtml>. 

 Acesso em: 11 mar. 2020.

   ·         Acesse também   DANÇA E TECNOLOGIA: UM ENCONTRO DE CORPOS REAIS E VIRTUAIS. Estadão, 2019.
Disponível em:

<https://patrocinados.estadao.com.br/mozarteum/2019/08/08/danca-etecnologia-um-encontro-de-corpos-reais-e-virtuais/>.                                   

 Acesso em: 11 mar. 2020


  ·Você já pensou em expressar suas ideias por meio da dança? 

 ··Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança? Explique. 
                                                                                                
(Para responder a questão consulte o material da atividade 3 "Acesse também")

     · Estabeleça a diferença no figurino da imagem 1 para imagem 5. Explique.

       ·  Cite o nome do precursor da dança contemporânea.  

(   (Para responder a questão consulte o espaço dedicado a leitura complementar).




          
      ATIVIDADE  IIII

      Pesquisa  (nota 4 pontos)                        



       ·  Ivaldo Bertazzo; 1

 ·  Deborah Colker. 1

 · São  Paulo Companhia de Dança;1

 · Quasar Cia. De Dança. 1


Leitura complementar


A metamorfose da forma

  Na década de1960, muitos modernos pós-Graham ainda mantiveram as estruturas formais estabelecidas pelo balé. As relações entre dança e música apesar de mais abertas, ainda permaneciam na dependência uma da outra, e o espaço cênico continuava muito estático. Muitas danças respeitavam uma regra narrativa e se desenrolavam a partir dela.
  Esses princípios mantinham o coreógrafo como um comandante, e a música, o cenário e a iluminação eram apenas suportes subordinados aos propósitos da construção coreográfica. Os bailarinos deveriam ser bem treinados em uma técnica específica de dança e “obedecer” às ideias do coreógrafo.

O estadunidense Merce Cunningham (1919) e outros coreógrafos que compartilhavam de suas opiniões apresentaram caminhos totalmente diferentes para a dança. Ele começou a perceber que suas questões não pertenciam mais às da dança moderna, tanto que foi chamado de precursor da dança contemporânea.
Fragmento retirado do Livro: Pequena viagem pelo mundo da Dança.

Material de apoio para pesquisa (Caderno do professor,livro :projeto Mosaico, e pequena História da Dança)


Bom estudo!








                                                                                        






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