sexta-feira, 17 de julho de 2020

História 8º Ano EF - Resistências Indígenas e Africanas nas Américas

Aula exibida no CMSP - 15/07/2020


Habilidade:

  • Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violência sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
Objetivos:
  • Analisar a presença de resistência indígena e dos africanos escravizados nas Américas. Iremos refletir sobre o racismo e o preconceito como uma permanência da América colonial.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Racismo estrutural
  • É a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e, ao mesmo tempo, prejudica outros grupos de modo consistente e constante, causando disparidades que se desenvolvem entre grupos ao longo de um período de tempo.
Analise por meio das fontes iconográficas a seguir, como foi a participação dos africanos escravizados na sociedade colonial no Brasil, nos séculos XVIII e XIX.












Punição para os escravos






Cronologia das Leis
  • 1824 - Lei imperial prevê educação primária gratuita a todos, mas excluía os negros.
  • 1871 - Lei do Vente Livre.
  • 1885 - Lei do Sexagenário.
  • 13 de maio de 1888 - Abolição da escravatura.
  • 1890 - Lei dos Vadios e Capoeiras. Somente em 1972 a capoeira foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade desportiva.
  • 1937 a 1945 - Durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, os cultos afro sofrem grande repressão.
Os jesuítas

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristão os indígenas que habitavam estas terras.
A Companhia de Jesus havia sido fundada em 1534, pelo militar Santo Inácio de Loyola, no contexto da Reforma e Contrarreforma religiosa.

Os Guaicurus - Resistência Indígena
  • Povo caçador.
  • Povo de cavaleiros voltados para a atividade guerreira.
  • Um grupo de caçadores-coletores.
  • No século XVI, habitavam a região do Chaco, divididos em dois núcleos: um mais ao sul (Guaicurus), localizado na margem ocidental do Rio Paraguai, nas proximidades de onde, atualmente, está localizada a cidade de Assunção; e outro núcleo mais ao norte (Mbayá), também na margem ocidental do Alto Paraguai.
  • A adoção do cavalo pelos Guaicurus ocorrer a partir do final do século XVI.
Os primeiros contatos dos europeus com a etnia Guaicurus causaram grandes perdas para os portugueses.
Para evitar novas derrotas, o governo da província tentou negociar pacificamente com os indígenas, conquistando um tratado de paz com os Guaicurus no ano 1791.
Os Guaicurus foram resistência à dominação, tendo agido de forma violenta ou sabendo negociar para estabelecer um acordo que lhes beneficiasse de alguma maneira.

Resistência Indígena na Colônia Espanhola






ATIVIDADES

1- Com base no mapa responda:


a) Que regiões faziam parte do Vice-Reino da Nova Granada? Qual foi o papel desempenhado por Bolívar no processo de independência dessa região?

2- A capoeira pode ser vista, da mesma forma que as irmandades religiosas e as reuniões em batuques, como um espaço construído por escravos libertos, africanos e crioulos, para encontros e afirmação de apoio e de solidariedade entre os membros de um mesmo grupo. Esses grupos distintos de capoeiras eram conhecidos por maltas. Eram verdadeiras organizações, marcadas por hierarquias, rituais e símbolos específicos. (...) E os assobios marcavam o movimento dos componentes do grupo, a hora para atacar e o momento de retirada, além de alertarem para o perigo quando da chegada de inimigos ou policiais.

(Regiane A. de Mattos. História e cultura afro-brasileira)

De acordo com a autora, dentre as diversas possibilidades de análise, a capoeira pode ser estudada nas aulas de História como sendo um exemplo de:

a) uma cultura subdesenvolvida que sobreviveu aos dias atuais.
b) reprodução das desigualdades sociais e culturais.
c) legitimação da estrutura social racista.
d) resistência e oposição ao sistema escravista.

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