sexta-feira, 17 de julho de 2020

História 9º Ano EF - A indústria automotiva e o governo de Juscelino Kubitschek

Aula exibida no CMSP - 08/07/2020



Habilidade:

  • Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
Objetivos:

  • Analisar o ideal de modernidade desenvolvido no governo de Juscelino Kubitschek;
  • Compreender o processo de modernização do Brasil e seus desdobramentos em um país em transformação.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Cronologia dos governos brasileiros até 1964

Colônia - 1500-1808
Transição para a independência - 1808-1822
I Reinado e Regência - 1822-1840
II Reinado - 1840-1889
I República - 1889-1930
Período Vargas - 1930-1945
Governos democráticos - 1945-1964

Governos democráticos
  • Governo Dutra (1946-1951);
  • 2º Governo Vargas (1951-1954);
  • Governo Café Filho (1954-1955);
  • Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961).
Plano de Metas (governo Juscelino Kubitscek)

O Plano de Metas foi um importante programa de industrialização e modernização levado a cabo na presidência de Juscelino Kubitschek, na forma de um "ambicioso conjunto de objetivos setoriais", que "daria continuidade ao processo de substituição de importações que se vinha desenrolando dos dois decênios anteriores". (...). Apesar de ter sido realizada na presidência de Juscelino, o plano teve consequências em administração futuras, quando aconteceram diversos planos para recuperação da economia do país.

Setores estratégicos:
  • transporte
  • indústria
  • alimentação
  • energia
  • educação

ATIVIDADES

1- Identifique no texto  algumas obras realizadas pela política desenvolvimentista de Getúlio Vargas.

Durante seu governo democrático, Getúlio Vargas (1950-1954) empregou uma política econômica nacional-desenvolvimentista, com a criação de estatais para exploração de recursos naturais, visando favorecer o desenvolvimento industrial. Adotou projetos populistas para a regulação do trabalho, o que foi chamado de trabalhismo. No entanto, à época, concepções políticas antagônicas geraram rivalidades entre os defensores do nacionalismo e os defensores de uma política econômica liberal, com menor interferência do Estado e aberta a capitais estrangeiros. Nesse sentido, em 1952, Vargas organizou a campanha com o slogan “O Petróleo é nosso”, defendendo o monopólio estatal da exploração do petróleo. Em 1953, foi criada a Petrobras, com êxito dos princípios nacionalistas. 
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de apoio ao Currículo Paulista.

2- Identifique no texto qual foi o principal objetivo do plano de metas estabelecidos por Juscelino Kubitschek?


Juscelino Kubitschek (1956-1961), ao assumir a presidência com o lema "50 anos de progresso em 5 anos de governo”, colocou em prática o Plano de Metas, com o intuito de industrializar o país rapidamente. A política econômica, que ficou conhecida como nacional desenvolvimentismo, aliava o Estado a empresas privadas nacionais e ao capital estrangeiro. Esse programa econômico aumentou em 80% a produção industrial, principalmente o setor automobilístico. Empresas como a Ford, General Motors, Volkswagen, dentre outras estrangeiras, marcaram presença no país, além das nacionais Vemag e FNM. Outro aspecto importante da administração de Kubitschek foi a construção de Brasília, que tinha como meta a integração nacional. Obra do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa, a nova capital do Brasil foi inaugurada em 21 de abril de 1960. Sua construção atraiu trabalhadores, principalmente do Norte e Nordeste, que ficaram conhecidos como “candangos”. Apesar do crescimento industrial, o país aumentou sua dependência externa, a dívida externa e a inflação, o que acentuou as contradições e desigualdades sociais, principalmente as regionais. Nesse contexto, inúmeras greves ocorreram no período. 
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de apoio ao Currículo Paulista.

3- Analise o gráfico e a charge e identifique quais setores que receberam mais verbas? Explique esse privilégio relacionando-o ao plano de metas.



4- Analise o texto e as imagens e responda:
  • Que tipo de impacto o crescimento urbano de Brasília vem causando ao meio ambiente?

"Desde o início o projeto de construção de Brasília produziu impactos conflitantes, como os impactos econômicos e ambientais com a marcha do desmatamento rumo ao Cerrado, o bioma do Planalto Central do Brasil.

A vegetação do Cerrado foi transformada pelas obras de terraplanagem. O crescimento urbano de Brasília, de forma desorganizada, continua prejudicando as áreas urbanas e rurais.

O crescimento populacional desorganizado consequentemente agride o meio ambiente, causando diversos fatores da degradação ambiental, como erosão e poluição".












Nenhum comentário:

Postar um comentário