segunda-feira, 13 de julho de 2020

Geografia 3º Série EM - Conflitos recentes na América Latina

Conflitos recentes na América Latina
Guerra do tráfico na Fronteira
Narcos
FARC
Roteiro de Estudo
Roteiro de Estudo:            13 de julho à 20 de julho.
Quantidade de Aulas:         02 aulas
Unidade Temática:             Choque de Civilização
Descritor:                        Identificar e analisar o papel dos principais atores sociais envolvidos em conflitos recentes na América Latina.
Atividade:                    Assistir as aulas no CMSP;
Interagir no Grupo de WhatsApp da sala;
Acessar o Blog da Escola https://diogenesead.blogspot.com/
Resolver as Atividades enviadas.
Enviar para o Aplicativo do Professor
Avaliação:                       Interação e Engajamento
Resolução das Atividades proposta.

Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de julho, referente ao tema:  Conflitos recentes na América Latina


02- Desde o fim dos governos militares, a América do Sul tem tido um dos mais baixos gastos militares no mundo. Mas o fim das crises econômicas que assolaram o subcontinente entre os anos 1997 e 2000 propiciou condições financeiras para a reemergência de projetos das Forças Armadas e o crescimento dos orçamentos militares para a segurança e defesa em diversos países da região. (Adaptado de Rafael Duarte Villa, “Corrida armamentista ou modernização de armamentos na América do Sul: estudo comparativo dos gastos militares”. Estudos e Cenários, dez. 2008, p. 48-49. Disponível em http://observatorio.iuperj.br e http://necon.iuperj.br. Acesso em 25/10/2010.)
a) De quais assuntos se ocupa a agenda de segurança e defesa dos governos nacionais?


03- Os processos dominantes de contrarreforma agrária no continente latino-americano foram responsáveis por uma dinâmica progressiva de concentração da riqueza e, especificamente, da terra. Processos de desagregação social provenientes da excessiva acumulação de miséria resultaram na exclusão de contingentes consideráveis, tornando ‘exilados internos’ cidadãos sem oportunidades de integração produtiva no mercado de trabalho formal. Grande parte deles são provenientes de uma expulsão estrutural do campo, cada vez mais fechado ao acesso à terra ou a políticas de reprodução da agricultura, sobretudo alimentar, o que circularmente atinge o abastecimento do mercado interno nacional de consumo basicamente popular. (Adaptado de Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro e Jorge Atílio Silva Iulianelli (orgs.), Narcotráfico e Violência no Campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 23).
a) Explique como a intensificação da concentração de terras se colocou como obstáculo à agricultura camponesa na América Latina.

b) Por que o narcoagronegócio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da América Latina?


04-Analise o Mapa e depois responda.
a) Por que a Região Amazônica é muito utilizada pelo Narcotráfico como Rota.


b) De acordo com o Mapa, quais são os principais produtores de cocaína (benzoilmetilecgonina) na América do Sul.




Material de Apoio

BONS ESTUDOS
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas, somente as respostas, para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 20 de julho de 2020. 
Professor Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário