Roteiro
de Estudo: 13 de julho à 20 de julho.
Quantidade
de Aulas: 04 aulas
Unidade Temática: Conexões e
escalas.
Descritor: Identificar os processos migratórios internos e externos, reconhecendo as contribuições dos povos indígenas, africanos, europeus, asiáticos entre outros para a formação da sociedade brasileira, em diferentes regiões brasileiras, em especial no Estado de São Paulo.
Analisar as influências indígenas e africanas no processo de formação da cultura brasileira e relacionar com a atuação dos movimentos sociais contemporâneos no Brasil.
Atividade: Assistir as aulas no CMSP;
Interagir no Grupo de WhatsApp da sala;
Acessar ao Blog : https://diogenesead.blogspot.com/
Resolver as Atividades enviadas.
Enviar para o Aplicativo do Professor
Avaliação: Interação e Engajamento
Resolução das Atividades proposta.
Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 09 de julho, referente ao tema: Influências africanas e indígenas na formação da cultura brasileira.
02-
Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de julho, referente ao tema: Diversidade
cultural no Brasil: Indígena e africana.
03-
Leia o texto abaixo e responda às
questões.
Embora
nosso país seja multicultural e com uma feliz diversidade, ainda há um forte
preconceito. Infelizmente, a discriminação é diária. [...] No racismo, há uma
pretensão de dividir os humanos em “raças”, com algumas se considerando
superiores e afirmando que outras seriam inferiores. [...] TALON, Evinis.
Você sabe a diferença entre injúria racial e racismo? Disponível em:
<http://evinistalon.com/diferenca-entre-injuria-racial-e-racismo/>.
Acesso em: 29 ago. 2018.
a)
Por que o autor afirma que o Brasil é um país “multicultural e com uma feliz
diversidade”
b)
Ao mencionar o preconceito e o racismo, o autor pode estar se referindo
principalmente a qual grupo populacional?
c)
Por que o autor escreve: “ainda há um forte preconceito. Infelizmente, a
discriminação é diária”? Justifique sua resposta.
R.
04-
Observe o gráfico abaixo e responda às questões.
a) Qual foi a porcentagem de brasileiros que se consideraram pretos ou pardos em 2010? O que explica essa porcentagem?
BONS
ESTUDOS
Após a
Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das
Questões resolvidas, somente as respostas, para o meu número de WhatsApp, com
seu nome, número e série. Data limite para entrega, 20 de julho de 2020.
Professor
Leandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário