Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte II
África-Aula 04 (Aspectos econômicos)
Atividades
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 18 de Setembro de 2020, referente ao tema: Brasil: Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte II.
02- Leia o texto e, com base em seus conhecimentos, responda às questões a seguir.
[...] a dominação estrangeira transformou e racionalizou o mapa político da África. Onde antigamente imbricavam-se inúmeros Estados e comunidades soberanas, com limites flutuantes e por vezes bastante tênues, passou a haver apenas algumas dezenas de colônias com fronteiras fixas e bem delimitadas.
[...] As fronteiras impostas às colônias cristalizaram-se sob a mão de ferro dos ocupantes e do direito internacional, convertendo-se nas fronteiras dos Estados africanos independentes. Hoje, é impossível projetar modificações importantes em qualquer uma delas sem suscitar demonstrações de resistência. AFIGBO, Adiele Eberechukuwu. Repercussões sociais da dominação colonial: novas estruturas sociais. In: BOAHEN, Albert Adu (Ed.). História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935. 2. ed. rev. Brasília: Unesco, 2010. p. 574.
a) A qual processo histórico o primeiro parágrafo do texto se refere?
b) Qual é a relação entre as fronteiras impostas durante a colonização e as fronteiras dos países africanos após suas independências?
03- Leia e interprete o mapa abaixo para responder às questões a seguir.
a) De acordo com o mapa, quais países africanos apresentavam em 2017 os índices extremamente alarmante e alarmante de fome?
b) Por outro lado, de acordo com o mapa, quais países apresentaram em 2017 índices moderado e baixo de fome?
c) Como podemos interpretar a informação de que, em alguns países, os dados não são suficientes para que o índice seja calculado?
04-Leia o texto e responda às questões.
A África se agarra ao sucesso econômico
O auge econômico da África foi tão repentino que muitos ainda custam a se acostumar com a ideia de que esse continente [...] está a caminho de se transformar em uma espécie de novo território emergente. E não estamos falando da África do Sul, que já é uma potência em formação, mas sim de uma série de novos países da África Ocidental e Oriental, como a Nigéria, o novo gigante, o Senegal, Angola, a Costa do Marfim, o Quênia, Etiópia, Ruanda e Uganda. Expectativas baseadas no fato de que a África vem protagonizando nestes últimos anos um dos crescimentos de PIB mais elevados do mundo, atrás apenas da Ásia. “As previsões são de que a África Subsaariana cresça 5,8% neste ano e ainda mais em 2015”, afirma Tomás Guerrero, pesquisador da EsadeGeo e especialista em África.
O que explica essa aceleração? Segundo Luis Padilla, analista para a África da OCDE, “cinco fatores foram decisivos: a forte demanda dos países emergentes por matérias-primas, o boom demográfico, uma classe média em ascensão, um mercado interno mais dinâmico e um crescente investimento estrangeiro”.BARCIELA, Fernando. A África se agarra ao sucesso econômico. El País, 26 jul. 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/07/25/economia/1406308313_205201.html>.Acesso em: 23 ago. 2018.
a) De acordo com a reportagem, o que contribui para o grande crescimento do PIB africano nas primeiras décadas do século XXI?
b) Em que países africanos ocorreu o intenso crescimento do PIB nesse período?
c) De acordo com seus conhecimentos, na África, o crescimento econômico vem ocorrendo de maneira equilibrada entre os países? Justifique sua resposta.
BONS ESTUDOS
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de Setembro de 2020.
Professor Leandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário